Caqui: Benefícios, Origem e Principais Tipos.

Existem várias frutas que podem trazer vários benefícios à nossa saúde devido as suas propriedades, além de serem muito deliciosas e em sua maioria pouco calórica, ajudam a melhorar o funcionamento do nosso organismo. Uma dessas deliciosas frutas que possuem alto poder nutricional é o caqui, uma fruta de cor avermelhada que muito se assemelha a um tomate, possuindo textura delicada.

O caqui não é uma fruta de origem brasileira, porém ele está fazendo muito sucesso no Brasil devido a sua incrível fonte de fibras, vitaminas, minerais e agentes antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde.

Benefícios

O consumo do caqui pode auxiliar para trazer vários benefícios ao nosso corpo como podemos destacar:

caqui beneficios

Auxilia no emagrecimento

O caqui é uma fruta rica em fibras alimentares por isso ele é essencial para pessoas que desejam perder peso, pois o seu consumo irá ajudar a aumentar a saciedade e impedir as pessoas de comer sem estar realmente com fome. Além do mais, ao comer esta fruta entre as refeições você terá menos fome quando for se alimentar.

PROPAGANDA

Previne o envelhecimento precoce

O caqui também irá ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, pois ele é fonte de antioxidantes assim irá impedir a ação dos radicais livres na pele e irá retardar o envelhecimento.

Melhora o sistema digestivo

Ao consumir o caqui você irá notar também uma melhora no seu sistema digestivo, pois esta fruta é rica em fibras alimentares e vários nutrientes que ajudam a regular o organismo melhorando a digestão e prevenindo a constipação.

Auxilia na saúde dos olhos

Por ser uma fruta rica em vitamina A ao consumir o caqui é possível melhorar a saúde dos olhos e prevenir a perda de visão, a catarata e o glaucoma.

Melhora a saúde do coração

O caqui é uma fruta que possui grande fonte de potássio, assim ele irá auxiliar para controlar a pressão arterial e prevenir problemas de coração. É possível dizer também que o caqui irá ajudar a melhorar os níveis de colesterol do corpo.

Melhora a imunidade

Essa fruta irá ajudar a melhorar a imunidade, pois ele irá funcionar como um reforço ao sistema imunológico do indivíduo fazendo com que ele tenha menos chances de ter gripes, resfriados, infecções e várias outras doenças.

Tipos de caqui

O caqui é uma fruta de origem chinesa, mas que atualmente está sendo muito consumida em vários países do mundo principalmente no Brasil. Ele poderá ser consumido in natura ou em doces, sucos e até mesmo geleia, mas é preciso que você conheça quais são os tipos de caqui que existem antes de escolher o melhor para sua receita.

caqui origem

Veja abaixo quais são os principais tipos de caqui quê existem:

Caqui Rama Forte

É uma fruta de cor avermelhada que muitas vezes é confundido visualmente com o Tomate. Ele possui uma polpa menos ácida e é rico em frutose e amido.

Caqui Giombo

Esse tipo de caqui é conhecido popularmente como caqui chocolate. Sua cor é a laranjada e possui uma consistência crocante, seus frutos são aparentes e ele possui uma polpa de cor mais escura.

Caqui Taubaté

Este tipo de caqui possui a cor avermelhada e a polpa mole, contudo ele tem um teor de acidez mais alto do que os dos outros tipos de caqui. Este é o tipo de caqui mais consumido no Brasil.

Caqui Fuyu

Esse tipo não possui sementes, sua cor é a laranjada e ele é rico em vitaminas A, B1, B2, C, potássio e fibras. Este tipo não é muito ácido.

tipos de caqui

Gravida pode comer?

Durante a gravidez a mãe deve ter uma boa alimentação, mas é necessário tomar cuidado na hora de saber quais alimentos consumir, pois alguns podem ser abortivos sem que elas saibam e é por isso que é muito comum algumas mulheres grávidas ficarem em dúvida se elas podem ou não consumir o caqui. Se você também tem essa dúvida a resposta é sim, as mulheres que estão grávidas podem consumir o caqui para aproveitar os seus benefícios, pois esta fruta ajuda a proporcionar um equilíbrio orgânico e nutrição a mulher grávida.

Além do mais, o caqui também é uma fruta rica em água por isso irá ajudar a hidratar a gestante. Contudo é importante destacar que as sementes dessa fruta não devem ser consumidas por mulheres grávidas, pois elas podem causar o aborto espontâneo.

Receita

Se você gosta de caqui confira a seguir como preparar uma deliciosa receita de geleia com esta fruta.

Ingredientes

  • ½ xícara de açúcar
  • 4 caquis
  • Raspas de limão

Modo de fazer

Corte o caqui em pedaços grandes. Em seguida você deverá colocá-lo em uma panela com o açúcar e levar ao fogo. Deixe o caqui no fogo por cerca de 5 minutos sempre mexendo bem. Depois você deverá desligar o fogo e esperar ate que a mistura esfrie, depois é só bater no liquidificador até que vire uma pasta.

 Volte esta pasta para a panela, coloque raspas de limão e leve ao fogo por aproximadamente 3 minutos. Em seguida é só esperar esfriar e a sua geleia de caqui estará pronta para ser consumida.

 

PROPAGANDA