Camu Camu: Para Que Serve e Onde Encontrar

Você sabe que alimento é esse? O que é camu camu? Esse é o nome peculiar de uma fruta que desbancou a acerola quando o assunto é fonte de vitamina C. E não é só na poupa que estão os seus benefícios, a casca também possui importantes substâncias que ajudam a melhorar a nossa saúde.

Vejamos agora quais são esses benefícios e como o consumo dessa fruta pode nos ajudar.

Para que serve o camu camu?

camu camu para que serve

1. Tratamento de doenças

Tanto a fruta quanto as folhas da planta ajudam a tratar as mais diversas doenças como artrite, dor de cabeça, gengivite, aterosclerose, asma, infecções por vírus, problemas oculares e até doenças de fundo emocional como a depressão.

2. Fortalece as nossas defesas

O fato desse alimento conter um alto teor de vitamina C é um dos motivos pelos quais o seu consumo nos ajuda a ficarmos mais resistentes frente a diversas doenças. Essa vitamina, também conhecida como ácido ascórbico, ajuda o nosso organismo a produzir mais glóbulos brancos. Essas células são os soldados do corpo e possuem como função combater os agentes invasores que causam doenças.

3. Ação antioxidante

Sabia que a vitamina C possui ação antioxidante? Isso significa que o camu camu tem o poder de reduzir, consideravelmente, a quantidade de radicais livres no nosso organismo. Essas substâncias são as responsáveis pelo envelhecimento celular e também pode causar problemas graves como o câncer já que conseguem modificar a estrutura do nosso DNA.

4. Deixa a pele mais jovem

Além de ser um agente antioxidante, outro mecanismo que ajuda a nos deixar mais jovens é o fato do ácido ascórbico ser um dos ingredientes essenciais para a fabricação de colágeno. O colágeno é a proteína responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Quanto mais dessa proteína tivermos, menos rugas e linhas de expressão aparecerão.

5. Aumenta a absorção de ferro

Um hábito muito comum do brasileiro é consumir laranja logo após o almoço. Infelizmente ele vem se perdendo com o passar do tempo, mas é muito saudável. Todos sabemos que o feijão é rico em ferro, mas a informação diferencial é que a vitamina C ajuda o nosso corpo a absorver esse ferro de forma mais rápida.

Então, na próxima vez que for comer feijão ou carne – que também é riquíssima em ferro – faça do camu camu a sua sobremesa. Ela tem um teor dessa vitamina muito mais elevado e é igualmente gostosa.

Camu camu emagrece?

Sim, essa fruta pode ajudar bastante aqueles que desejam uns quilos a menos. Mas como? Com uma alta concentração de vitamina C, conseguida através do consumo da fruta, o nosso corpo passa a produzir mais de um aminoácido conhecido como L-cartinina. Ele é um dos grandes responsáveis em transformar a nossa gordura armazenada nas células adiposas em energia.

A partir disso podemos concluir que, quanto menos ácido ascórbico circulando na nossa corrente sanguínea, mais gordura acumularemos.

Onde encontrar o camu camu?

Essa não é uma das frutas mais populares do nosso país, por isso ela não é tão fácil de encontrar na sua forma natural. Feiras livres de maior porte costumam oferecer esse alimento. Um meio mais fácil de encontrar o alimento é em lojas de produtos naturais na forma de cápsulas.

O valor não é caro e o ideal é consumir cerca de 100 gramas por dia. Isso equivale a cerca de 2 cápsulas por dia ou 12 frutas já que elas possuem um tamanho pequeno.

Leia Também:
Suco de Limão Benefícios Para:[Emagrecer,Cabelo e Pele]

Goiaba Benefícios e Malefícios

Suco Rosa Pré Treino,Receitas e Benefícios

Gostou de aprender um pouco mais sobre a fruta camu camu e todos as vantagens que ela nos oferece? Veja também quais são os outros alimentos ricos em vitamina C!