Café Verde Emagrece? Quais os Benefícios?

O café verde não é verde, podem ficar tranquilo. Na verdade, o café verde nada mais é do que aquele grão que não passou pelo processo de torra. É durante a torrefação que a bebida que conhecemos como cafezinho, ganha aroma e sabor agradáveis.  

As principais diferenças entre os dois tipos de café, além do aroma, é a maior concentração de cafeína e ácido clorogênico que o café comum não possui.

O que é ácido clorogênico?

O ácido clorogênico é uma substância que altera a liberação de glicose do nosso organismo, ele quase que impede que o nosso corpo utilize o açúcar presente na alimentação como fonte de energia. Impossibilitado de usar a glicose como fonte de energia nosso corpo se vê obrigado a usar o próprio estoque de gordura para esse fim, eliminando aquelas gordurinhas localizadas e ajudando no controle da glicemia também.

É muito útil para pacientes diabéticos de difícil controle. Há relatos que as substâncias presentes no chá verde ajudam a melhorar o humor, sendo úteis no caso de depressão, mas não há estudos publicados que confirmem essa hipótese.

Café verde emagrece? Quais os Benefícios?

O grão de café verde tem duas vezes mais cafeína que o próprio grão torrado que conhecemos. A cafeína naturalmente é classificada como um alimento termogênico e faz parte do grupo dos emagrecedores.

A cafeína favorece a perda de peso e promove a queima de gordura corporal. Mas a cafeína por si só não faz efeito sozinha não é mesmo? É preciso que, além de manter a alimentação saudável e equilibrada, a prática de atividade física seja constante.

Café Verde beneficios

Café Verde beneficios

O café verde possui bastantes antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres presentes no nosso corpo, há um composto bem importante também, chamado ácido clorogênico, esse ácido vai ajudar na absorção de glicose, sendo útil para os portadores de diabetes.

Outros benefícios encontrados no café verde é que além de estimular o nosso metabolismo ele inibe as substâncias responsáveis por provocar aquele soninho em nós e melhora de uma forma geral o nosso estado de atenção.

Como consumir o café verde?

O café verde é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais na forma de cápsulas. A dosagem recomendada varia de 200 a 400 mg ao dia divido em 2 dosagens, de preferência pela manhã e à tarde.

Por ter uma dosagem alta de cafeína não é recomendado que ocorra a ingestão após às 17hs. Escolha sempre uma marca de confiança e verifique se no rótulo diz se em sua composição contém no mínimo 45% de ácido clorogênico.

Existe alguma contraindicação?

Devido a suas altas dosagens de cafeína o café verde é contraindicado para pessoas hipertensas, com quadros de ansiedade, hipertireoidismo e problemas gástricos. Mulheres grávidas e lactentes não devem fazer uso.  Consulte seu médico e nutricionista caso deseje fazer uso do café verde.