Bomba de Insulina o Que é, e Como Funciona?

A bomba de insulina, também conhecida como bomba de infusão de insulina é um pequeno equipamento eletrônico que pesa cerca de 100g, que tem como função o envio de doses mínimas de insulina ao organismo do diabético. Ela funciona durante 24 horas e seu objetivo é manter o controle glicêmico do paciente durante o seu período de sono e entre as refeições.

Como Funciona a Bomba de Insulina ?

A bomba de insulina deve ser programada previamente pelo médico, que é responsável pela regulação do funcionamento da máquina. Para utiliza-la não se faz necessário nenhum procedimento cirúrgico específico, porque ela é posicionada externamente ao corpo do paciente.

O tipo mais comum de bomba de insulina conta com um pequeno reservatório de insulina que se conecta a um tubo de plástico, que tem em seu corpo uma cânula bastante flexível. Essa cânula é aplicada no subcutâneo do paciente, com a ajuda de uma agulha guia. Depois da aplicação essa agulha é retirada e é através da cânula que ocorrem as aplicações de insulina.

Saiba Tudo Sobre Diabetes | Confira a Dieta Para Diabéticos

Cuidados Importantes

Os locais em que a cânula da bomba de insulina pode ser aplicada são a região lombar, nádegas, coxas e braços. A sua fixação é feita através de um adesivo e ela precisa ser trocada no máximo a cada 3 dias.

PROPAGANDA

É perfeitamente possível utilizar a bomba de insulina dentro do bolso, ou coloca-la com o auxílio de clips na cintura ou cintas de adaptação ao corpo.

A cada 2 ou 3 dias o local de infusão feito para a bomba de insulina deve ser modificado e na sua manipulação é fundamental a utilização de álcool 70%, para evitar que hajam inflamações ou infecções de toda ordem.

Vantagens no Uso da Bomba de Insulina

A bomba de insulina é um advento importante para aqueles que sofrem com diabetes, porque permite que seja feito o controle de glicose no sangue com muito mais liberdade, o que significa não precisar se alimentar em horários tão fixos, poder viajar sem uma preocupação exacerbada com uma alimentação mais específica, além de ser viável a prática de qualquer tipo de atividade física.

Isso não significa que a bomba de insulina sozinha faça milagres. Os testes de glicemia são muito importantes para que se tenha noção de como está o paciente e cabe a ele seguir uma dieta mais equilibrada,  que evite o consumo de açúcar e carboidratos! Assim será possível levar uma vida saudável e feliz, mesmo tendo a diabetes como eterna companheira!

Artigos Relacionados:

Diabetes | Confira a Dieta Para Diabéticos

Receitas Para Diabéticos | Conheçam as Melhores

Diabetes Gestacional, Aprenda Como Controlar.

PROPAGANDA