Biribá Fruta: Origem, Benefícios, Receita e Dicas.

Desde pequenos somos incentivados a consumir frutas, porém geralmente nossos pais nos acostumam com aquelas frutas mais conhecidas, como a banana, uva, morango, mamão, abacaxi etc. E é por isso que muitas vezes perdemos por não conhecer deliciosas frutas que são menos populares, mas que podem trazer diversos benefícios à saúde, como por exemplo, a Biribá.

Você já ouviu falar nesta fruta? Sabe quais são os benefícios que ela pode trazer a sua saúde? Se a sua resposta foi não, este artigo é para você, pois a seguir eu irei dizer tudo sobre a Biribá. Confira!

Origem

A Biribá é uma fruta nativa da floresta amazônica sendo que o seu cultivo se dá entre o estado da Amazonas e o estado da Bahia. Esta fruta dá em uma árvore muito bonita que pode ter mais de 6 metros de altura. É possível cultivar a árvore do Biribá ou encontrá-la nativa na floresta tropical.

biriba origem

Esta fruta possui um sabor doce e muito agradável para ser consumida ao natural, contudo é possível preparar deliciosos alimentos com ela como sucos, sorvetes, mousses, gelatinas, pudins, espumantes, biscoitos e até mesmo recheios para bolos.

A Biribá é uma fruta rica em potássio, vitaminas, lipídios, fibras, proteínas e sais minerais por isso o seu consumo pode ajudar a melhorar o funcionamento do organismo e trazer vários benefícios ao corpo.

Benefícios

Se você ficou curioso para saber quais são os benefícios que a Biribá pode trazer confira a seguir quais são os principais:

Excelente anti-inflamatório

Ao consumir o extrato da folha desta fruta é possível ter uma excelente ação anti-inflamatória, pois ele irá agir reduzindo a dor e a inflamação do corpo.

Melhora a saúde dos ossos

Outro benefício que não podemos deixar de destacar da fruta é sua excelente ação para melhorar a saúde dos ossos, pois ela é rica em cálcio e fósforo que são componentes essenciais para a manutenção dos ossos.

Consumir esta fruta poderá ajudar no tratamento da osteoporose.

É boa para os músculos

A Biribá é uma fruta rica em potássio por isso irá ajudar nas transmissões dos impulsos nervosos e na contração muscular melhorando assim a eficiência dos músculos para que a pessoa possa melhorar as suas atividades físicas.

Benefícios do Biribá

Fonte: wikipedia

Ajuda a combater o câncer

Mais um dos benefícios desta fruta é que ela possui uma excelente ação anticancerígena, assim suas folhas, sementes e extrato ajudam a matar as células cancerígenas, pois impedem que elas produzam energia para crescer e se multiplicar.

Embora esta fruta possa ajudar a combater o câncer, ainda é necessário realizar estudos nos seres humanos para saber se ela é segura e possui eficiência comprovada.

Melhora a saúde da pele

A Biribá é uma fruta rica em agentes antioxidantes e vitamina C, por isso seu consumo irá ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e a melhorar a hidratação da pele.

 Irá ajudar a estimular a produção de colágeno e elastina e ainda eliminar os radicais livres ajudando para que o indivíduo tenha uma pele saudável e livre das marcas da idade.

Auxilia na perda de peso

Mais um dos benefícios que faz esta fruta ser muito procurada é por que ela pode auxiliar na perda de peso.

A Biribá possui alto teor de fibras por isso ela pode ajudar a controlar a fome e a quantidade de calorias que são consumidas auxiliando para reduzir o índice glicêmico da refeição e para diminuir o acúmulo de gorduras e fazer com que a pessoa consiga perder peso.

Acrescente a Biribá em sua alimentação e você irá aproveitar todos estes benefícios em seu corpo.

Receita com Biribá

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta deliciosa fruta, confira abaixo como preparar um delicioso creme de Biribá que é bem fácil de fazer para você servir as suas visitas.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • ½ kg de polpa de Biribá
  • 1 pacote de biscoito champanhe
  • 1 lata de creme de leite

Modo de preparar

  1. Primeiro você deverá retirar toda a polpa do Biribá até conseguir ½ kg de polpa;
  2. Em seguida você deverá colocar esta polpa no liquidificador e acrescentar o leite condensado e o creme de leite. Bata até que se tenha uma mistura homogênea.
  3. Em uma travessa de sua preferência você deverá colocar uma camada de biscoito champanhe forrando todo o seu fundo.
  4. Em seguida acrescente o creme que foi preparado anteriormente até cobrir todo o biscoito.
  5. Faça outra camada com os biscoitos champanhe e em seguida outra camada de creme. Você deverá repetir este processo até que a travessa esteja cheia.
  6. Depois é só levar o seu creme ao congelador por cerca de meia hora e ele estará pronto para ser servido.

A dica é que você sirva o creme de Biribá ainda gelado.

Ainda tem alguma dúvida sobre a Biribá? Deixe-nos um comentário que responderemos você em seguida.