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Alimentação Bem Estar

9 Alimentos Ricos em Betacaroteno e Seus Benefícios.

9 Alimentos Ricos em Betacaroteno e Seus Benefícios.
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O betacaroteno é uma substância presente em alguns alimentos e, ao contrário do que muitos pensam, não é o mesmo que vitamina A. O que acontece é que, quando esse nutriente entra no nosso corpo e, a partir daí, é convertido em vitamina A, também conhecida como retinol.

Para identificar quais alimentos possuem betacaroteno é bem simples, pois a maioria deles tem uma cor alaranjada ou vermelha como o tomate, a cenoura e o caqui. A vitamina A pode agir tanto como retinol ou como uma substância antioxidante.

Essa substância é de extrema importância para o nosso corpo, especialmente para a visão. A deficiência de betacaroteno pode causar redução da visão noturna, unhas quebradiças, pele e cabelo ressecados e redução das defesas do organismo.

Para que isso não aconteça, é interessante ingerir alimentos ricos nessa substância, afinal de contas, 50% do betacaroteno que é convertido em vitamina A vem dos alimentos.

Veja abaixo uma lista dos principais alimentos ricos em betacaroteno que Vão fazer parte da sua dieta.

betacaroteno alimentos

1. Repolho

O repolho é um dos alimentos mais ricos em betacaroteno e, em apenas 100 gramas, conseguimos 22% das necessidades diárias. Além disso, o repolho também oferece outros benefícios: faz bem ao coração, ajuda na prevenção do câncer, melhora o sistema imune, previne a gastrite, faz bem para a pele e é excelente para fortalecer os ossos.

2. Alface

Surpreso? A alface não é nem um pouco conhecida pela concentração de betacaroteno, mas é uma hortaliça de destaque. Mas não é qualquer tipo de alface e sim um específico chamado de Romaine – também conhecida como alface romana. Ela ainda possui uma boa porção de vitamina K, C e folato.

3. Couve

A couve possui uma quantidade significativa dessa vitamina, mas a cor alaranjada que essa substância oferece aos alimentos é camuflada pela presença da clorofila. Ingerindo apenas 100 gramas dessa hortaliça, você consome 5,9 miligramas do nutriente.

4. Cenoura

É claro que ela não poderia faltar, afinal de contas, é um dos alimentos mais famosos pela concentração do nutriente. Três cenouras cruas consegue ofertar pouco mais de 8.200 mg de betacaroteno.

5. Batata doce

Um alimento já bastante conhecido dos praticantes de musculação, a batata doce é uma das mais ricas fontes de betacaroteno. Aliás, a batata contém mais desse nutriente que a famosa cenoura. Apenas 1 grama consegue oferecer 226 mg de betacaroteno.

6. Nabo

Não é um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro, mas, a partir de hoje, ele fará parte da sua mesa. Essa raiz tem um elevado valor nutritivo e meia xícara da folha apresenta 441 miligramas de betacaroteno. Além disso, podemos encontrar nela também boas taxas de vitamina C, cálcio e folato.

7. Abóbora

Em uma xícara de chá de abóbora podemos encontrar mais de 950 miligramas de betacaroteno. É um alimento excelente para quem quer perder peso e se manter saudável. Essa mesma quantidade possui apenas 42 calorias. É uma opção excelente para quem gosta de misturar algo doce com o sabor salgado.

8. Espinafre

Essa folha ficou bastante conhecida com o desenho do Popeye e não é para menos já que ela possui uma infinidade de benefícios. Meia xícara da hortaliça possui 573 miligramas de betacaroteno e pode ser utilizada em saladas, para fazer molhos, em pizzas e outros pratos.

9. Moringa

É uma planta não tão comum no Brasil, mas a sua flor, a Acácia Branca, é mais popular. Ela possui uma grande quantidade de betacaroteno e em apenas 1 grama da folha conseguimos encontrar 6.700 miligramas do nutriente. Ela também possui cálcio, ferro e vitamina C.

Consumir betacaroteno dará ao corpo o ingrediente essencial para fabricar a vitamina A. Veja como a deficiência dela pode afetar a sua saúde.

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