Como fazer inhame, é bom pra que, receitas e mais!

São tantas as opções de alimentos que a natureza proporciona e formas de preparo que é sempre bom dar uma pesquisada a fim de saber direitinho como prepará-los. Por incrível que pareça, muita gente não sabe, por exemplo, como fazer inhame e, pensando nisso, hoje decidi escrever um artigo falando a respeito do assunto e abordando algumas outras informações relacionadas. Afinal de contas, o inhame é bom pra que? Quais os benefícios? Serve para engravidar?? Bom, continue a leitura da matéria e você descobrirá muito em breve!

Para que serve inhame

Pertencente a um grupo chamado de “tubérculo”, devido a ficar embaixo da terra, os inhames, além de bem apetitosos, oferecem uma série de vantagens ao organismo daqueles que os consomem. O melhor de tudo é que você tem como fazer inhame cozido e também pode utilizá-lo in natura, ou seja, cru, inserindo-o em sucos, vitaminas e até mesmo bolos.

inhame cozido

Ok, mas talvez agora você esteja se perguntando: inhame serve para que? Então dê só uma olhada no tópico a seguir e confira os nutrientes, utilidade e benefícios do inhame. São muitos, então tenho certeza de que você vai gostar e não vai mais querer deixar que essa maravilha falte em suas refeições pelo menos uma vez por dia.

Vitaminas do Inhame

Nada melhor quando a gente quer ficar por dentro dessa questão nutricional dos alimentos do que olhar uma tabela como a mostrada a seguir com os nutrientes do inhame.

VITAMINAS DO INHAME

Perceba que a composição do inhame é rica e conta com vários elementos benéficos ao nosso corpo. Com base nesses dados expostos na tabela de nutrição, agora fica mais fácil da gente abordar qual benefício cada vitamina do inhame nos traz. Vamos lá!

Benefícios do inhame

Esse é um dos alimentos que joga tanto a favor dos que desejam emagrecer quanto daqueles que almejam o contrário, isto é, engordar. Deixe-me explicar o porquê.

O inhame emagrece: quando consumido com moderação no cardápio de quem está visando à perda de peso e segue uma dieta saudável com poucas calorias. Nesse caso, ele é indicado em uma refeição diária por conter fibras, que vão saciar o apetite e proteínas, a matéria prima de formação do tecido muscular.

O inhame engorda: se você consumi-lo sem cuidados com sua alimentação, principalmente se for frito ou com muito sal, pois tem um índice calórico significativo (vide tabela).

Outros benefícios de comer inhame são:

  • evitar que você envelheça antes do tempo
  • prevenção do câncer
  • aumentar a defesa do organismo
  • faz bem ao coração
  • oferece relaxamento muscular

Viu só? Eu disse que você ia ficar surpreso(a). Vejamos mais para que serve o inhame. Acredito que o próximo tópico seja de interesse das mulheres e dos maridos aí que estão planejando ter um filho.

Inhame para engravidar funciona?

Essa é uma receita antiga, ou melhor, uma crença que se espalhou desde os lugares mais remotos e chegou às grandes cidades, se expandindo pelo país e mundo afora. Mais do que crendice, estudos comprovaram que ao consumir inhame é possível melhorar a ovulação, pois ele deixa o corpo feminino com estrogênio na medida certa e isso aumenta as chances da gestação acontecer.

Como fazer suco de inhame para engravidar: basta bater o tubérculo com água ou leite e tomar uma vez por dia (você pode fazer com limão também). É só descascar, picar em pedaços, colocar no liquidificador, processar e beber. Esse suco de inhame cru serve para que a mulher engravide e também tem outras utilidades.

Como fazer inhame

A ingestão de inhames crus pode causar alergias em algumas pessoas. Por isso, nem todos optam pelo suco, chá ou a vitamina de inhame (batê-lo com laranja, maçã e leite, por exemplo). Abaixo seguem algumas receitas com inhame.

inhame receitas simples

A forma de preparo mais tradicional é cozinhando-o e isso é uma receita bem fácil e rápida, que fica uma delícia. Para que você tenha como fazer inhame cozido, basta tirar a casca, picar, colocar numa panela com água, esperar ferver e deixar no fogo alto por 15 a 20 minutos, verificando se já cozinhou, e pronto!

Leia Também:

[Vídeo] Como fazer inhame cozido.

https://www.youtube.com/watch?v=y7JPoKwHnJc

[Vídeo] Como fazer inhame refogado.