Bem Estar Valdeni Duarte

Quais são os benefícios e efeitos colaterais de tomar suplementos de colágeno?

No mundo de hoje existem suplementos para cabelos, pele, e também suplemento para os músculos. O colágeno é um suplemento que está cada vez mais ficando popular no Brasil e, ele é usado como suplemento alimentar assim também como na área de cosméticos.

A maioria das pessoas tomam colageno hidrolisado para ajudar na aparência, mas há alguns outros benefícios. No entanto, os benefícios valem os efeitos colaterais? Os efeitos colaterais da suplementação de colágeno são raramente discutidos e, portanto, podem afetar muitas pessoas devido à falta de educação sobre este suplemento. Quais são os benefícios contra os efeitos colaterais e tomar colágeno realmente vale a pena?

O que é colageno?

Antes de mergulharmos nos benefícios e riscos da suplementação de colágeno, vamos definir o colágeno. O colágeno é uma proteína; na verdade, é a proteína mais abundante em seu corpo. Pense nos tecidos do seu corpo – ossos, órgãos, músculos, etc; o que os mantém juntos? Colágeno, claro!

O colágeno é responsável por todo o seu tecido conjuntivo e elasticidade física, seja na pele ou em outros tecidos. O colágeno também dá estrutura e força ao seu cabelo e unhas. Ao considerar um único nutriente que tenha função no crescimento do cabelo, na elasticidade da pele e em outros aspectos dos processos internos e externos do corpo, não é de admirar que haja um interesse em complementá-lo.

suplementação de colágeno

Benefícios de tomar suplementos de colágeno

  • Circulação sanguínea
  • Redução de rugas
  • Espessamento de cabelo
  • Alívio da artrite
  • Recuperação de ferimentos

Existem vários benefícios para suplementar com colágeno, como seria de esperar. Os níveis de colágeno podem se esgotar à medida que você envelhece, o que pode levar a pele enrugada, aparência de celulite e cabelos finos. Aqui estão mais detalhes sobre os benefícios do colágeno e como ele funciona:

Circulação sanguínea

Como o colágeno colastrina controla a elasticidade de praticamente tudo em seu corpo, não é surpresa que ele controle a dilatação e a flexibilidade de seus vasos sanguíneos. Se os vasos sanguíneos são mais flexíveis, mais sangue pode se mover através deles. Isso é bom porque pode baixar a pressão sanguínea e ajudar a regulá-la. A pressão arterial pode ser uma preocupação séria para aqueles com mais de 40 anos, ou aqueles com histórico de pressão alta.

Redução de Rugas

Falando mais uma vez de elasticidade, a sua pele perde elasticidade com a idade, tal como os seus vasos sanguíneos. Quando você perde a elasticidade em sua pele, a gravidade assume e as rugas aparecem. Suplementar com colágeno pode retardar a formação de rugas, fornecendo alguma elasticidade de volta em sua pele. Isso por si só é suficiente para muitas pessoas começarem a tomar suplementos de colágeno.

Espessamento de cabelo

A queda de cabelo pode ser uma das partes mais embaraçosas. Este também é um efeito colateral da diminuição dos níveis de colágeno. Suplementar com colágeno fará seu cabelo crescer, mas não da maneira que a maioria das pessoas pensa. Em vez de novos cabelos aparecerem em toda a sua cabeça, a suplementação com colágeno realmente engrossa os fios (folículos pilosos) que você já tem. Isso, por sua vez, dá ao cabelo uma textura e aparência mais espessas, o que pode ser um enorme reforço de confiança.

Alívio da artrite

Ter mobilidade articular limitada é um enorme efeito colateral da artrite e pode ser a fonte de uma quantidade significativa de dor ao longo do dia-a-dia. Tomar um suplemento que contém a proteína necessária para a mobilidade e elasticidade articular faz todo o sentido, e funciona muito bem de acordo com vários estudos que foram realizados.

Recuperação de Lesões

O colágeno, por ser responsável pelos tecidos conjuntivos e sua flexibilidade, faz muito com a cicatrização de ossos e ligamentos. Se os níveis de colágeno estão ficando baixos, a capacidade do corpo de curar e reconstruir esses tecidos torna-se limitada, é aí que a suplementação de colágeno entra. Colocar os níveis de colágeno do seu corpo de volta ao normal irá acelerar a recuperação e levá-lo de volta à academia.

Efeitos colaterais de tomar suplementos de colágeno

  • Desconforto no estômago temporário
  • Níveis de cálcio excessivamente altos
  • Hipersensibilidade para aqueles alérgicos ao marisco ou ovos

A maioria, se não todos os suplementos têm pelo menos 1 ou 2 efeitos colaterais negativos. Você obtém um excedente de qualquer nutriente e obtém benefícios, mas isso pode lhe custar desconforto momentâneo no estômago, ou você precisa beber mais água para processar o suplemento, depois beber mais água do que normalmente faria durante o dia.

Os benefícios quase sempre superam os riscos, razão pela qual ainda existe um mercado para esses suplementos. Mas com o colágeno os benefícios realmente superam os efeitos colaterais? Vamos dar uma olhada nos efeitos colaterais agora e você pode decidir se a suplementação de colágeno é uma boa escolha para você.

Níveis de Alto Cálcio

Um dos possíveis efeitos colaterais da suplementação de colágeno é que os níveis de cálcio podem ficar muito altos. Não parece um grande problema, não é? O cálcio é bom para nós; mas não em doses extremamente altas. Se a concentração de cálcio dos nossos corpos é muito alta, os sintomas incluem vômito, dor óssea, fadiga, náusea e constipação. Alguns sintomas muito difíceis para ingerir muito de uma coisa boa. Geralmente, quando seu corpo tem muito de qualquer coisa (exceto calorias), ele tentará descartá-lo como resíduo, o que pode ser muito desconfortável, dependendo da gravidade do nutriente ou da concentração do composto.

Reações de Hipersensibilidade

Suplementos de colágeno geralmente obtêm seu colágeno de produtos alimentícios – principalmente mariscos e ovos. Se você tem uma alergia alimentar a um desses alimentos, o suplemento de colágeno pode causar uma reação. Certifique-se de verificar a fonte de colágeno na embalagem e verifique se há algum ingrediente em qualquer suplemento que possa interferir com suas alergias.

Pensamentos finais

Para muitos, a suplementação de colágeno pode ser uma fonte de juventude na forma como afeta o corpo. Alguém com pele começando a se enrugar, o cabelo começando a diminuir, a dor da artrite e a má circulação irão se beneficiar muito da suplementação de colágeno. Mesmo que poucos benefícios para a saúde sejam obtidos pelo usuário, as melhorias cosméticas podem aumentar a confiança, que não apenas será transferida e refletida no desempenho da pessoa na academia, mas também refletirá em sua vida diária. Então – vale a pena o colágeno? Enquanto a suplementação é monitorada e a suplementação é feita com segurança, o colágeno definitivamente vale a pena.

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.