Benefícios do Pistache e Como usar na Alimentação.

Um alimento que causa certa divisão entre quem gosta e quem não gosta é o Pistache, uma oleaginosa da mesma família da castanha, mas que não possui o mesmo destaque e fama. Porém, mesmo que existam algumas receitas irresistíveis que levam esse alimento como ingrediente principal, como sorvetes, tortas, doces e outros, a verdade é que ele também é rico em nutrientes. E por isso traz muitos benefícios para o nosso corpo, que muitas vezes passam despercebidos.

Nesse artigo vamos falar de todos os benefícios desse alimento, se você quer saber mais, continue lendo esse artigo!

O que é?

Com origem asiática, o Pistache é um alimento que pertence a família das oleaginosas, do mesmo modo que as nozes, castanhas, amêndoas e outros. O fruto, que é a parte que consumimos na alimentação é proveniente da árvore que possui o mesmo nome e que pode chegar até 7 metros de altura.

Pistache o que e

Ele vem ganhando mais destaque, uma vez que foi descoberto que ele pode ser uma boa opção de petisco para pessoas que estão de dieta e querem algo com poucas calorias e muitos nutrientes . O pistache possui muitas vitaminas que são essenciais para o organismo e que podem até mesmo ser aliadas no combate e prevenção de algumas doenças.

Podendo ser utilizado como ingrediente de diversas receitas como chocolate, sorvetes, molhos, ele pode também ser consumido in natura, assim como as castanhas e amêndoas, que pertencem ao mesmo grupo de oleaginosas.

Benefícios do Pistache

Uma fonte de nutrientes muito rica e de poucas calorias, o Pistache tem como um dos benefícios ser um aliado das dietas. Uma vez que ele pode ser utilizado como alimento para pequenos lanches ao longo do dia, que fornecerá nutrientes importantes, mesmo com poucas calorias.

Benefícios do Pistache

Ao colocar esse alimento em sua dieta você pode ingerir potássio, Vitamina K, 6 gramas em proteínas e muitas fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. Além disso, ele também possui as vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e outros minerais que ajudam a fortalecer os ossos, controlar a pressão e mais benefícios. Veja abaixo outros benefícios que o consumo de Pistache pode nos proporcionar.

Pistache melhora a Digestão

Rico em fibras e vitaminas, comer o pistache, seja in natura ou em receitas, irá ajudar você a ter uma melhor digestão de outros alimentos. Ele ajuda a ter um melhor funcionamento do intestino, que dessa maneira irá eliminar todas as toxinas que prejudicam a saúde e podem causar problemas como gases, sensação de inchaço e outros.

Ajuda a combater doenças do Coração

Ele ajuda a diminuir o colesterol ruim e a estimula a aumentar os níveis do bom colesterol. Assim ele também ajuda na circulação de sangue, fazendo com que as artérias se dilatem e assim não tenha nenhum coágulo no sangue. De modo geral, ele é capaz de ajudar na prevenção das doenças de coração.

Antiinflamatório

Com altos índices de vitamina A e E presente, o Pistache ajuda nos processos inflamatórios, pois ele além de prevenir as doenças, também fortalece o corpo de maneira geral, o que ajuda a acabar mais rápido com esses problemas.

Bom para a pele

Também por causa da presença da vitamina E e de outros nutrientes que têm ação antioxidante. Esse alimento acabou tornando-se um aliado para a quem deseja melhorar a pele. Ele ajuda a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. E por causa dos antioxidantes também é um aliado para prevenir doenças como a diabetes e alguns tipos de câncer, que são causados devido os radicais livres.

Pistache melhora o Sistema Nervoso

O pistache já foi eleito como uma das principais fontes para se ter a vitaminas do complexo B. E com isso ele atua diretamente no sistema nervoso, tanto na prevenção de problemas, como no seu fortalecimento. Ajudando na memória e em outras funções motoras do corpo.

Pistache é um aliado das dietas

Além de ser ótimo para consumir como um lanche rápido e nutritivo, ele também ajuda a eliminar toxinas do corpo. E com esse detox o metabolismo funciona mais rápido e assim queima mais gorduras do que o normal. Com isso, você consegue perder peso mais rapidamente. E ele também promove saciedade, fazendo com que você consequentemente passe a comer menos nas suas refeições, pois não estará com muita fome.

Como usar o Pistache

Como usar o Pistache na alimentação?

Muitas são as formas de consumir o Pistache, pois ele pode ser consumido tanto com ou sem sua casca. Ele pode ser utilizado em saladas, molhos e até mesmo em doces. Caso você queira inserir ele na dieta e emagrecimento é uma ótima opção para doces fit.

O recomendado é que se consuma no máximo 30 gramas de pistache por dia, que você pode dividir entre os seus lanches ao longo do dia. Ele pode ser armazenado em local fresco e tampado. Caso queira utilizar em receitas é possível congelar o pistache por até 12 meses.

Ficou com alguma dúvida sobre esse alimento? Nos deixe um comentário!