Benefícios do morango para a saúde.

Uma fruta apreciada por muitos, é difícil alguém que não goste de comer morangos, ainda mais quando batido no liquidificador com maçã ou na taça colocando leite condensado. Nesta matéria, vou tratar dos benefícios do morango para a saúde, revelando a você se emagrece, como usar em prol da saúde capilar, durante a gestação, dentre outras informações.

Vitaminas e nutrientes do morango

A fruta, avermelhada, no formato de um coração, nasce do morangueiro e, apesar de serem pequenos, os morangos possuem grande valor nutricional. Os benefícios do morango podem ser vistos analisando seus nutrientes e vitaminas, então confira cada um deles a seguir:

  • Magnésio (faz bem ao sistema nervoso, à musculatura, ajudando a controlar a glicose sanguínea)
  • Cálcio (constituinte formador do tecido ósseo e dentário)
  • Vitamina C (mantém a alta da imunidade inata, anti envelhecimento, cicatrizante)
  • Vitamina A (bom aos dentes, ossos, visão, à saúde cutânea e tecidos do organismo)
  • Potássio (mantém o sistema nervoso e músculos saudáveis)

Além dessas vitaminas do morango, nutrientes extra são encontrados na fruta, dentre os quais destaco: sódio, proteínas (matéria formadora do tecido muscular), ferro (atua na produção de células sanguíneas), açúcar (fornece energia), fibra alimentar (sacietógeno natural, bom para o estômago e intestino), e carboidratos (fonte energética do organismo).

Quais são os benefícios do morango para a saúde?

Com base na tabela nutricional do morango, fica mais fácil averiguar como essa fruta beneficia nossa saúde quando inserida na alimentação do dia a dia.

Descubra a seguir, tudo a respeito do morango e seus benefícios:

beneficios do morango para a saúde

PROPAGANDA
  • É amigo da massa magra, isto é, melhora e mantém a saúde dos músculos.
  • Ajuda na prevenção do alzheimer e outras doenças neurais, prevenindo-as.
  • Previne também a hipo e hiperglicemia.
  • Evita problemas como a osteoporose, tornando os ossos saudáveis e resistentes.
  • Dentes bem cuidados estão entre os benefícios do morango para saúde.
  • Diminui as chances do organismo adoecer, prevenindo contra resfriado, gripe, infecções por vírus e outros agente nocivos.
  • “Desenferruja” as células, pois diminui a incidência de radicais livres e, portanto, rejuvenesce, além de ser anticancerígeno.
  • Auxilia o corpo a tratar feridas e cortes, porque cicatriza a pele mais rápido, fortalecendo e produzindo mais plaquetas, supostamente.
  • Diminui o risco de doenças oculares por conter retinol, então protege a retina e faz bem aos olhos.

Viu só quantos benefícios do morango para a saúde? E ainda não finalizei. Nos tópicos seguintes, veja como você pode beneficiar as madeixas, tornando os fios capilares e couro cabeludo mais saudáveis, e também as vantagens de consumir morangos às futuras mamães!

Benefícios do morango para o cabelo

Comer morango ou lavar os cabelos com o chá das folhas de morangueiro é uma excelente fórmula à saúde capilar, pelo fato da fruta possuir vitamina A e ácido ascórbico, além de proteínas. Ao ingerir apenas 5 unidades de morango ao dia, você pode, já no primeiro mês, tratar problemas de caspa, queda de cabelo e os fios ficarão com mais brilho.

beneficios do morango para o cabelo

Bom, seriam esses os supostos benefícios do morango para o cabelo, mas eu não posso comprovar se realmente funciona porque eu simplesmente só uso shampoo e condicionador, não experimentei um tratamento caseiro a base de frutas vermelhas.

Benefícios do morango na gravidez

Quando se está grávida, os pais querem saber quais os benefícios do morango para a saúde do feto e também da mulher, afinal de contas o bebê na barriga receberá os nutrientes dos alimentos que a mãe ingerir. Comer morangos na gravidez garante ao embrião desenvolver uma visão saudável, e também o bom desenvolvimento das células nervosas, além dos ossos.

beneficios-do-morango-na-gravidez

Por assim ser, siga a dieta do(a) seu/sua obstetra, a qual deve ser rica em frutas e coma morango, beneficiando a você mesma, e a(o) seu/sua filho(a), que vai nascer lindo(a), forte e saudável.

Chá de morango para que serve

Tanto a fruta in natura quando o chá de morango serve pra que todos os benefícios que citei anteriormente sejam alcançados, porém tem função diurética, diminuindo a retenção de líquidos, desintoxicando o organismo (bebida detox), desincha o corpo, ajuda a perder barriga.

cha-de-morango-beneficios

Aí embaixo, listarei os supostos benefícios do chá de morango para a saúde:

  • auxilia na perda de peso
  • ajuda na eliminação de toxinas
  • trata problemas no estômago
  • traz melhorias ao trânsito intestinal
  • favorece a digestão

A propósito, não adianta saber para que serve chá de morango sem ter a receita, não é verdade? Veja como preparar é fácil e rápido: você só precisa separar umas 20 folhinhas do morangueiro, deixar secando por alguns dias, depois coloque uma vasilha com 500 ml de água no fogo, esperando ferver e adicione as folhas desidratadas. Aguarde 5 a 10 minutinhos, desligue o fogo, espere esfriar, adoce com mel e tome 1 (uma) xícara de chá de morango pela manhã em jejum.

Morango emagrece?

Indiretamente, sim, o emagrecimento pode ser uma das finalidades para que serve o morango e isso ocorre de duas formas: bebendo o chá que vai gerar a diurese e fazer o corpo desinchar, reduzindo principalmente a circunferência abdominal, e consumindo a fruta junto a uma alimentação saudável, já que 100 g de morango contem apenas 33 calorias.

Leia Também:

 Benefícios do Jambolão e Como Fazer o Chá.

 Caqui: Benefícios, Origem e Principais Tipos.

 Benefícios da Pêra, Nutrientes e Como Consumir.

Concluindo, emagrecer entra na lista dos benefícios do morango para a saúde, o que, acredito eu, ser uma ótima notícia a quem está em busca de eliminar gordura corporal.

PROPAGANDA