Melão Benefícios: Pressão arterial, Visão, Câncer, Energia

O melão é uma fruta bastante completa e além de hidratar bastante (90% da composição é de água), ele é rico em diversas vitaminas e nutrientes essenciais para a boa manutenção da nossa saúde. Nesse verão use e abuse do melão de todas as formas, especialmente se você é daqueles que esquece de beber água!

Veja abaixo os principais benefícios dessa fruta e de que forma ela pode melhorar a sua saúde!

Bons motivos para comer melão

benefícios do melão

1. Ótimo para antes e depois dos treinos

Você pratica algum tipo de atividade física? Então precisa colocar o melão na sua dieta todos os dias, pois ele é excelente tanto para antes da prática quanto para depois.

Ele possui fibras e é rico em carboidratos sendo excelente para manter um certo nível de energia durante os treinos. Comer melão depois também ajuda a repor as energias perdidas e os açúcares da fruta auxiliam a entrada do suplemento proteico nas células.

PROPAGANDA

Outra vantagem de comer a fruta e que atinge positivamente quem pratica musculação é a presença de cobre nesse alimento. O mineral ajuda o corpo a reparar a musculatura danificada com a prática.

2. Fortalece o sistema imune

O nosso sistema imune é uma verdadeira barreira contra agentes invasores. Células como leucócitos, macrófagos, eosinófilos e outras eliminam bactérias, vírus e outros micro-organismos que podem prejudicar a nossa saúde.

A presença de vitamina C no melão ajuda na síntese de novas células de defesa deixando o nosso corpo mais resistente a doenças.

3. Melhora a visão

O melão é rico em vitamina A, uma substância que ajuda e muito a melhorar a nossa visão e que, quando deficiente, prejudica a visão noturna.

Essa vitamina ajuda na proteção da córnea, parte do olho responsável por transmitir e concentrar a luz que vem do meio exterior para penetrar nos olhos. Por isso, se você tem deficiência de vitamina A pode ter dificuldade para enxergar em ambientes com pouca luz.

4. Ajuda na prevenção do câncer

O melão é repleto de substâncias antioxidantes: luteína, betacaroteno, criptoxantina e zeaxantina são alguns deles.

A luteína, por exemplo, é bastante conhecida por proteger os nossos olhos e a falta dela pode causar a Degeneração Macular Relacionada a Idade. A substância consegue reduzir em 40% a entrada de luz danosa nos nossos olhos e também filtra a luz azul. A luteína ajuda na incidência de câncer e demais doenças degenerativas.

5. Reduz a pressão arterial

O melão possui boas quantidades de potássio que, junto com o sódio presente em outros alimentos que ingerimos, realiza o balanço hídrico do nosso corpo. Assim, a pressão arterial fica controlada e em valores saudáveis.

Esses minerais são muito importantes para a boa manutenção do organismo. O desequilíbrio deles pode causar um constante aumento da pressão, resultando no futuro, em uma possível hipertensão arterial.

6. É rico em magnésio

O magnésio e é um mineral que oferece inúmeros benefícios: melhora a saúde mental, oferece um sono mais tranquilo, melhora o funcionamento do intestino, estimula a síntese de colágeno, ajuda na perda de peso e no ganho de massa muscular.

O magnésio também ajuda no fortalecimento da nossa estrutura óssea, algo essencial para as mulheres que entraram na menopausa e também para os idosos e crianças.

Como escolher o melão

melão propriedades

Na hora de fazer a sua compra, é necessário escolher um melão de qualidade para garantir todos esses benefícios que acabamos de citar. Diversos fatores devem ser levados em consideração como a cor da casca e também pressionar a parte inferior do melão ajuda. Se ceder um pouco é porque já está no ponto certo. Caso a casca está com manchas ou pegajosa, é porque já passou do ponto.

[Vídeo] Benefícios do Melão Para a Saúde.

Ajuda a emagrecer, regula o ciclo menstrual, é calmante, previne artrite, reumatismo, prisão de ventre e calculo renal.

Leia Também:
Quais os benefícios da melancia para a sua saúde?

Principais Receitas de Sucos Diuréticos.

Shake Caseiro: 10 Receitas Fáceis De Fazer!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios do melão, veja também como a banana da terra pode oferecer diversas vantagens para o seu dia a dia!

PROPAGANDA