Benefícios do mamão, nutrientes, emagrece? Confira!

Frutas são um dos principais itens que todo nutricionista recomenda para manter uma alimentação saudável, pois cada uma delas possui seus nutrientes e vitaminas que beneficiam o organismo. Neste artigo, vou falar a respeito dos benefícios do mamão, propriedades, se emagrece, como amadurecer e muito mais. Confira tudo bem explicadinho nesta matéria!

Tipos de mamão

Acho interessante começar citando os tipos, ou melhor, as qualidades de mamão existentes à nossa disposição e que você pode encontrar nas feiras e supermercados. O tipo mais conhecido é o mamão papaia, do qual você provavelmente já deve ter ouvido falar e até mesmo experimentado uma vez que ele é facilmente encontrado e conta com um sabor delicioso.

Antes de citar os benefícios do mamão, saiba quais são os outros tipos dessa fruta tão gostosa:

  • Mamão da baía: tem forma alongada.
  • Mamão da índia: é saliente longitudinalmente.
  • Mamão corda: é chamado também de mamão macho, sendo fino e alongado. Ao invés de ficar direto no pé, o fruto fica pendurado em um cordão.
  • Mamão fêmea: é redondo e maior que o macho.

E aí, você já conhecia todos eles? Bom, independente de sua resposta, de uma coisa estou certo, seja qual for o tipo, é sempre bem saboroso!

Benefícios do mamão

Por se tratar de um alimento natural, você já deve imaginar que comer mamão faz bem para a saúde (diferente das comidas industrializadas). Quando consumido com moderação, você pode contar com as seguintes vantagens do mamão:

  • Melhoria do trânsito intestinal
  • Ajuda a melhorar a digestão
  • Fortalecimento da defesa do nosso corpo
  • Hidrata o cabelo (uma das propriedades do mamão que poucos conhecem)
  • Tem potencial emagrecedor
  • Tem ação antiinflamatória
  • Auxilia na saúde do coração

mamão benefícios

PROPAGANDA

Importante: algo que eu sempre ressalto nos artigos que escrevo é que não adianta comer algo saudável e continuar consumindo bobeiras. Se você quer usufruir de algum benefício do mamão, lembre-se de manter sua alimentação regrada, com baixa ingestão de calorias e, preferencialmente, comendo bastante proteínas.

Nutrientes do mamão

Toda fruta contém carboidrato, caloria e açúcar (frutose). Com o mamão não é diferente, mas esses elementos são encontrados em menor quantidade. Ao ingerir o fruto, você estará fornecendo ao seu corpo os seguintes nutrientes do mamão:

Se você queria saber quais as vitaminas do mamão, aí estão. Não se esqueça de que, mesmo que um alimento seja bom à saúde, o ideal é consumir poucas porções ao dia. Uma vez tratados os benefícios do mamão, vou tirar algumas dúvidas relacionadas a esse tema.

Diabético pode comer mamão?

De acordo com o que pesquisei na internet, sim. O mamão contém baixo índice glicêmico. Apenas é preciso se atentar à quantidade ingerida. Porém, se você é diabético(a), o ideal é que você mantenha a dieta indicada pelo seu médico e, caso tenha vontade de comer mamão tendo diabetes, peça a opinião de um profissional da saúde.

Chá de folha de mamão emagrece?

O que te faz emagrecer é gastar mais calorias do que você consome. Ok? Quanto ao chá das folhas do mamoeiro, sim, ajuda a perder peso, pois é uma bebida que, assim como todas as outras naturais, é diurética. Por ajudar na melhoria da digestão e proporcionar saciedade, isso ajuda no emagrecimento. Você só não vai conseguir eliminar gordura corporal se mantiver hábitos alimentares não saudáveis e se continuar comendo besteira ou muito carboidrato de rápida absorção quando é desnecessário.

Como amadurecer mamão?

Muita gente compra o mamão verde e quer amadurecer a fruta em casa. Um método utilizado visando esse objetivo é embrulhar o fruto em jornais e deixar dentro de uma caixa de madeira ou outro local reservado. Algumas pessoas colocam uma casca de banana madura junto com o mamão verde e, em poucos dias, a fruta terá amadurecido.

Comer semente de mamão?

Um dos benefícios do mamão, mais especificamente relacionado ao consumo das sementes, é tratar problemas intestinais ligados a algum tipo de verminose. Dizem que também traz alívio para azia. Algumas pessoas sentem dificuldade de comer sementes de mamão por serem viscosas e acabam tendo náuseas. A quantidade indicada é de 1 colher pela manhã.

PROPAGANDA