Benefícios do Jambolão e Como Fazer o Chá.

Um fruta que muitas vezes deixamos passar despercebida, ou não sabemos exatamente quais os seus benefícios, é o Jambolão, ou Jamelão, como também é conhecido em algumas partes do país. De cor escura e com pequeno porte, essa frutinha pode ter diversos benefícios para a saúde, pois é antioxidante, anti inflamatória, antibacteriana e repleta de outras propriedades que podem ser muito úteis para o nosso corpo.

Se você não conhece esse fruto e quer saber mais sobre suas propriedades, continue lendo esse artigo que vamos contar tudo para você!

O que é?

O Jambolão é um fruto repleto de benefícios para a saúde, sua árvore pode chegar a 10 metros de altura. O fruto também é conhecido como Jamelão, baguaçu ou até mesmo azeitona preta, devido a sua forma e aparência muito semelhante a de uma azeitona.

O nome pode variar de acordo com a região do país, mas todos se referem a mesma fruta, que vem da mesma família que a goiaba, a Myrtaceae.

Ele é rico em vitaminas, como a vitamina C, do complexo B, sais minerais como potássio, cálcio, ferro, fósforo, e outros, além de ser rico em fibras que auxiliam a melhorar o funcionamento do organismo.

PROPAGANDA

jambolão para que serve

Para que serve?

Esse fruto pode ser utilizado para a alimentação diária como uma importante fonte de nutrientes que trazem diversos benefícios ao organismo. O Jambolão apresenta uma cor roxa escura quando está maduro, o que significa que também está pronto para ser consumido, seja in natura, ou como chás, sucos ou ingrediente de alguma receita.

Ele pode ser uma ótima alternativa alimentar, para variar nas frutas mais comuns e ainda assim receber os nutrientes que o corpo precisa para funcionar bem. Além de evitar e ajudar no tratamento de alguns tipos de doenças, como a diabetes e até mesmo prevenir o câncer.

Benefícios do Jambolão

Por ser rico em nutrientes como vitaminas e proteínas, o Jambolão possui muitos benefícios para o corpo. Ajudando a melhorar a saúde, aumentar a imunidade, prevenir doenças, proporcionar propriedades antioxidantes, antifúngicas, antibacterianas e adristringente.

Mas também é possível destacar alguns dos seus benefícios específicos como:

  • Prevenir o envelhecimento precoce

O Jamelão possui antioxidantes que melhorar a saúde da pele, deixando a mais macia, hidratada e bonita. Assim também ajuda a evitar problemas com o envelhecimento precoce, manchas na pele, rugas e linhas de expressão.

Mas ainda existe mais um componente extremamente importante para ajudar a combater o envelhecimento precoce, que são as antocianinas. Elas combatem os radicais livres, que podem provocar também doenças graves como infecções e até mesmo a diabetes. Outra função das antocianinas é a de dar a coloração intensa à essa fruta.

  • Ajuda no funcionamento do intestino

Rico em fibras o Jambolão, ajuda a controlar o funcionamento do intestino e com isso ajuda evitar problemas como a prisão de ventre. Mas é preciso lembrar que para se ter esses resultados é preciso também aumentar o consumo de água junto com as fibras dessa fruta.

Ele também evita dores no estômago e com o uso frequente é possível prevenir problemas como a gastrite, gases, úlceras e até mesmo o câncer de estômago.

  • Melhora a imunidade

Com todas as proteínas, minerais e vitaminas presentes no Jambolão ele é um grande aliado da boa saúde, pois ajuda a aumentar a imunidade e evitar diversos tipos de doenças. Tudo isso, graças a suas funções antibacterianas, antifúngicas e até mesmo de evitar alguns tipos de alergias.

Jambolão cura diabetes?

Por ser uma fruta pouco falada no nosso dia a dia, quando se ouve o nome dela é bem comum de associar ao tratamento de diabetes. Mas será que é verdade? Pois a resposta pode variar, uma vez que a fruta possui sim propriedades que atuam no controle da insulina e no metabolismo da glicose.

Dessa maneira é possível controlar melhor os níveis de açúcar no sangue. Porém é preciso saber que o Jambolão não cura a diabetes, mas ajuda a controlar a doença já existente e melhor ainda, ajuda a prevenir casos de diabetes, principalmente por quem já tem predisposição à doença.

 Jambolão pode comer?

Sim! Ele pode ser consumido tanto cru, assim que está maduro no pé, como pode ser utilizado como sucos e até mesmo chás que possuem efeitos medicinais e muito potentes.

Outras maneiras de consumir o Jamelão é como geleias, vinhos, doces e outros produtos. Mas lembrando que in natura, ou em forma de chá é quando se tem mais benefícios desse fruto.

Como fazer chá de Jambolão?

Como fazer chá de Jambolão

Aprenda a fazer o chá de Jambolão para que você consuma o fruto com todos os benefícios que ele pode te proporcionar.

Ingredientes

  • Duas colheres de semente Jambolão amassado
  • 300 ml de água

Amasse todas as sementes de jambolão e deixe-as separadas. Coloque a água para ferver e quando levantar fervura desligue o fogo e coloque a água no recipiente onde estão as sementes de jamelão.

Deixe em infusão por 10 minutos, depois coe e tome o chá. O mais aconselhável é consumir sem açúcar.

Antes de consumir o chá de Jambolão, consulte seu médico para saber se você pode tomar essa bebida, principalmente em caso de estar grávida ou amamentando.

PROPAGANDA