Benefícios do Feijão e Seus Nutrientes

Ele é o eterno companheiro do arroz na dobradinha mais querida dos brasileiros! Está no nosso prato quase que diariamente e é difícil conhecer alguém que não o ame! Trata-se de uma verdadeira unanimidade, graças ao seu sabor e tradição! Além disso são vários os benefícios do feijão e é sobre eles que falaremos aqui! Não que precisemos de mais razões para consumi-los, mas é sempre bom saber que estamos no caminho certo quando o assunto é a nossa alimentação, não é mesmo? Vem conferir!

 Os 9 benefícios do feijão

Para você ter uma ideia o feijão não tem um, dois, três ou quatro benefícios, mas sim nove, no mínimo! Entre os mais comentados estão…

benefícios do feijão para a saúde

benefícios do feijão para a saúde

A prevenção do câncer

Pois é! Esse é um dos benefícios do feijão mais aclamados, porque atualmente essa doença é um dos males que mais nos apavora! A chance de prevenir o câncer está no fato do feijão ser riquíssimo em manganês, o que ajuda nosso corpo a se defender dos antioxidantes que prejudicam a nossa saúde. A vitamina K que está presente nesse grão colabora para que as nossas células se livrem do estresse que as oxida, o que faz com que muitas vezes elas entrem em um processo de mutação que cedo ou tarde fará seus portadores desenvolverem a doença!

A ajuda na função cerebral

Graças a vitamina K presente no feijão esse grão colabora imensamente para o funcionamento do nosso cérebro e sistema nervoso. Isso porque o invólucro exterior às células nervosas precisa de uma gordura chamada esfingolipídios, e a vitamina K permite justamente que a síntese dessa gordura ocorra de melhor forma, protegendo as nossas ações nervosas. Outro dos benefícios do feijão é que ele é uma ótima fonte de tiamina, que ajuda que tenhamos melhor funcionamento cognitivo!

PROPAGANDA

Colabora no equilíbrio do açúcar no sangue

O feijão contém uma fibra solúvel, que faz com que o metabolismo do carboidrato caia, o que por sua vez permite com que os níveis de açúcar no nosso sangue sejam equilibrados, o que melhorará o funcionamento do organismo e evitará o desenvolvimento de males comuns e muito perigosos, como por exemplo o diabetes!

Permite uma maior desintoxicação do corpo

O feijão tem muito molibdênio mineral, que ajuda o nosso corpo a liberar os sulfitos muito usados na preparação de alimentos, como saladas mais finas ou saladas mais comuns. Assim evitam-se crises alérgicas, batimentos cardíacos acelerados e enxaquecas, entre outros incômodos!

Melhora a saúde do aparelho digestivo

Entre os benefícios do feijão estão a sua capacidade de manter o nosso intestino regulado, aumentando o volume das fezes. Sua fibra dietética também colabora para manter as bactérias do trato digestivo saudáveis! Aliás, quanto mais regular for a evacuação menor o risco de câncer de cólon!

Traz vários benefícios a saúde do coração

O feijão contém muitas fibras, que são responsáveis por baixar o colesterol do nosso sangue. O folato faz com que os níveis de homocisteína sejam abaixados, e isso está associado ao aumento de risco de acidente vascular cerebral, além do risco de doença vascular periférica e de ataque cardíaco!

Nos dá mais energia

Um dos benefícios do feijão mais comentados é que quanto mais feijão você come, mais energia tem! Isso acontece porque ele é rico em ferro, nutriente fundamental ao nosso metabolismo e que ajuda na produção de energia e na movimentação de oxigênio pelo corpo, através do sangue! O manganês presente no feijão também é importante para que tenhamos mais energia!

Ele tem muita proteína

O último dos benefícios do feijão mais conhecidos é que ele é uma ótima fonte de proteína, tanto quanto a carne e tanto quanto muitos laticínios! Vale a pena manter essa delícia bem presente no seu dia a dia, né?

PROPAGANDA