Benefícios e Para Que Serve as Frutas. Wilder Patric

Benefícios do Damasco: é bom pra que?

Frutas iguais aos damascos são saudáveis e fazem muito bem ao serem consumidas, não apenas por liberarem dopamina e nos garantirem a sensação prazeroso diante do sabor e aroma, mas porque contam com diversas vitaminas e nutrientes. Hoje vou falar sobre os benefícios do damasco: é bom pra que? Confira neste post quais as vantagens que o fruto do damasqueiro pode oferecer à sua saúde e porque você deveria consumir com maior regularidade!

Damasco é bom pra que?

Nossa saúde é beneficiada não apenas mediante o consumo de uma ou outra fruta apenas como o damasco, para que serve, por exemplo, mas com hábitos de vida saudáveis, incluindo em relação à alimentação. Os benefícios do damasco seco podem incluir a prevenção de gripes e resfriados até te ajudar a perder peso, porém sem que você neutralize as causas de tais problemas, dificilmente será beneficiado(a) nesse sentido.

damasco e bom pra que

É importante também lembrar que alimentar-se saudavelmente hoje em dia vem se tornando mais difícil devido à quantidade de agrotóxicos que os grandes produtores colocam para acelerar o crescimento dos frutos e os damascos não ficam de fora dessa lista. Por isso, sabendo que o damasco é bom pra que sua qualidade de vida aumente, tente adquirir o fruto orgânico e caso tenha uma pedacinho de terra, plante seus próprios alimentos naturais, frutas, legumes e verduras.

Benefícios do damasco para a saúde

Se você está procurando saber para que serve o damasco no que diz respeito aos benefícios da fruta ao ser humano, vou listá-los a partir de agora, então descubra já o quanto você poderá se beneficiar quando inserir uma boa porção de damascos secos em seu cardápio!

damasco beneficios

Damasco ajuda a emagrecer

Quando tem bons hábitos alimentares, qualquer fruta tem o potencial de nos ajudar rumo à perda de peso, pois todas contém um nutriente chamado “fibra”, o qual aumenta de tamanho após ser ingerido e ocupa mais espaço no estômago. Podemos listar, portanto, um dos primeiros benefícios do damasco: emagrece!

Dica: caso seu intuito seja emagrecer, as frutas ácidas são as mais indicadas, basta consumir diariamente, praticar atividade física e os resultados virão.

Damasco é bom para os olhos e pele

Se você der uma olhada na tabela nutricional do damasco, vai ver que essa fruta contem vitamina A (retinol), a qual tem função relacionada à saúde da retina ocular, ou seja, faz bem à visão e, além disso, à pele. Em se tratando da vitamina A e benefícios do damasco, é bom pra que:

  • dentes saudáveis
  • faz bem ao sistema reprodutor
  • saúde dos ossos
  • aumentar a imunidade

Lembrando que você pode ingerir a fruta colhida do damasqueiro mesmo ou comprar no supermercado, ambas as formas permitirão acesso aos benefícios do damasco seco ou fresco para a saúde.

Damasco previne doenças e rejuvenesce

Outra finalidade para que serve damasco é colaborar com o sistema imunitário inato, isto é, incentivar a produção de leucócitos e deixar o organismo menos suscetível a infecções virais e bacterianas causadas por um sistema imune baixo. Esse benefício do damasco ocorre porque a fruta possui vitamina C (vulgo ácido ascórbico), que é bom à saúde da pele porque ajuda na cicatrização.

Consumir vitamina C também é bom porque livra o nosso corpo do excesso de radicais livres, um tipo de substância que “corrói” ou “causa ferrugem” ao organismo, fazendo a gente ficar mais velho em um ritmo acelerado assim dizendo. O ácido ascórbico reduz o número de radicais livres, retardando assim os sinais como rugas, manchas e outras marcas da idade.

benefícios do damasco

Faz bem ao coração

Continuando a falar sobre os benefícios do damasco, é bom pra que a saúde cardíaca se beneficie devido ao fato da fruta conter poucas calorias e um baixo teor de açúcar. Isso é bom a quem tem colesterol alto, pois supostamente comer damasco reduz o colesterol ruim, consequentemente ajudando a tratar de modo natural a hipertensão.

Comer damasco na pós menopausa

Um dos benefícios do damasco seco é que por ser rico em potássio e cálcio, esses dois nutrientes colaboram com a reversão à perda de massa óssea e metabolismo ósseo típicos da pós menopausa, então é uma grande notícia às mulheres que passaram dos 40.

Por conter potássio, damascos ajudariam o organismo no processo de contração da musculatura e a manter o sistema nervoso saudável, isso com base no que li e pesquisei relacionado aos nutrientes e vitaminas do damasco – não posso confirmar nada porque apenas escrevo, não sendo especialista na área da saúde.

Finalizo, por aqui, esta matéria a respeito dos benefícios do damasco: é bom pra que? Espero ter te ajudado a se informar e que você realmente procure ter hábitos alimentares saudáveis e estar investindo na sua qualidade de vida.

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.