Benefícios e Para Que Serve as Frutas. Wilder Patric

Benefícios do coco seco e verde para a saúde

Dando início a este post, já me veio à cabeça caminhar à beira da praia e tomar água de coco, com toda tranquilidade merecida – uma delícia, né, você aí que também gosta do mar! Então, na matéria que começo agora a redigir, vou compartilhar quais são os benefícios do coco seco e verde para a saúde, também vou deixar uma lista confiável dos nutrientes e vitaminas da fruta e informações relacionadas.

A fruta coco é boa pra que?

Gente, se vocês já leram algumas das publicações escritas por mim, sabem o que eu recomendo que se quer conhecer os benefícios do coco seco e verde para a saúde ou de qualquer outra fruta: olhar a tabela nutricional. É o passo primordial, pois se eu quiser dizer aqui que o coco é bom pra queda de cabelo, faz emagrecer, melhora a pele, etc, eu coloco essas informações e pode ter certeza de que muita gente vai acreditar.

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Em relação a para que serve a fruta coco, eu já poderia citar o primeiro benefício, que seria a melhoria do humor e isso é comprovado pela presença da vitamina de complexo B na água do coco, a qual se liga à serotonina, o hormônio da alegria e bem-estar. Inclusive, neste vídeo, o Dr. Rey fala disso e explica que o café bloqueia a vitamina B, encontrada na água de coco em abundância.

Benefícios do coco verde para a saúde

O primeiro benefício que eu vou falar é a carga energética do fruto, afinal de contas, a cada 100 grama de coco, você consome 354 calorias, sendo esta uma das frutas mais calóricas que escrevi até agora. Isso significa que consumir coco vai te dar energia para praticar atividade física e, a partir disso, emagrecer.

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Perceba que eu não estou afirmando que o consumo em si da fruta resulta em emagrecimento e sim explicando que um dos benefícios do coco verde é dar a energia que você precisa para se exercitar – é a prática de esporte/atividades físicas quaisquer que te levarão a queimar as calorias acumuladas.

Outros benefícios da fruta coco para a saúde incluem:

  • matar a sede e hidratar
  • supostamente sacia o apetite
  • combate a tristeza e o estresse
  • melhora sua autoestima
  • favorece ao bom colesterol

O coco também tem proteínas e fibras, sendo que esses dois nutrientes tem relação, consecutivamente, à manter ou ganhar massa magra e saciedade bem como bom funcionamento do intestino.

Benefícios do coco seco para a saúde

Tanto a fruta seca quanto verde conta com seu valor nutricional e faz bem o consumo ao ser humano, sendo os seguintes minerais encontrados no coco:

A partir daí, eu poderia listar estes benefícios do coco seco para a saúde: auxílio quanto à capacidade reprodutiva, contração muscular, produção sanguínea e prevenção a doenças geradas por carência de Ferro, dente e ossos fortalecidos.

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A questão é que, pelo que posso recordar dos outros artigos falando de frutas, a maioria delas possuem esses mesmos minerais que acabei de citar, então você pode consumir outras e ser beneficiado de igual forma.

Benefícios do coco seco e verde: vitaminas

Primeiramente vou listar as vitaminas do coco e, em seguida, falar a respeito dos benefícios de cada uma delas ao corpo:

  1. Vitamina K
  2. Vitamina E
  3. Folato
  4. Vitamina B-6
  5. Niacina
  6. Riboflavina
  7. Tiamina
  8. Vitamina C

Baseando-me no que listei acima, agora vou informar a você cada benefício do coco numerando-o à vitamina de mesma numeração:

  1. auxilia na coagulação sanguínea
  2. antioxidação (previne contra o câncer e envelhecimento com precocidade)
  3. desenvolvimento celular e do DNA bem como produção proteica e dos glóbulos vermelhos
  4. faz bem aos neurônios e sistema nervoso
  5. favorece à saúde cutânea
  6. estimula o corpo a produzir energia
  7. metabolizar as gorduras
  8. aumentar a imunidade (glóbulos brancos)

Lembro a vocês que os benefícios do coco seco e verde para a saúde que acabei de listar foram levantados por mim com base nos nutrientes, minerais e vitaminas da fruta, sendo que alguns deles são encontrados em baixa concentração. É por isso que se você quiser ter mesmo uma alimentação saudável, precisa ingerir outros alimentos naturais para garantir que as necessidades diárias nutricionais sejam supridas.

E quanto ao óleo de coco?

Só pra finalizar, vou deixar esta observação: o óleo de coco é saudável (gordura boa) de cadeia média, pode (deve) ser usado no lugar do óleo de cozinha. O óleo de coco extra virgem é a melhor opção, porque ajuda a diminuir o LDL (colesterol vilão) e a aumentar o HDL (bom colesterol), portanto, tente utilizá-lo já que você tem interesse real em investir na sua saúde e qualidade de vida.

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Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

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