Plantas Medicinais Tamara Pinho - Jornalista

5 Incríveis Benefícios do Chimarrão, Para a Sua Saúde.

Muito mais do que um costume gaúcho e uma bebida forte e amarga, o chimarrão possui vários benefícios que você pode facilmente conquistar para a sua vida, a partir do seu consumo frequente.  Confira aqui quais são os principais benefícios do chimarrão.

Existem mais do que 20 benefícios do chimarrão para conhecer e se informar, sobre os cuidados necessários assim como, sobre a importância do chimarrão no organismo, especialmente se você é uma pessoa que consome com frequência essa bebida.

Hoje separamos apenas cinco dos maravilhosos benefícios e que você pode ter em sua vida, a partir do consumo da erva-mate moída e água morna. Não existe jeito mais fácil de tornar a sua vida mais saudável.

Loja tradicionalista localizada no sul do País. Fabricação de Mateira, Filtros, Cuia e bomba tudo para fazer seu Chimarrão produtos personalizados. Conheça a Chimarrito.

Chimarrão – uma bebida típica, repleta de cultura e saúde

benefícios do chimarrão, para a saúde

O Chimarrão é muito consumido em diferentes países da América do Sul. De modo específico no Brasil, existem diferentes regiões em que a erva-mate moída com a água bem quente é consumida especialmente, na região sul do país, pelas baixas temperaturas.

A bebida é considerada como uma herança indígena das tribos quíchuas, aimarás e guaranis, que influenciaram muito a cultura, tanto do Brasil como de outros países vizinhos como, por exemplo, Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Uma ótima opção para incrementar o Chimarrão é misturar a erva-mate com chás diferentes como, anis, verde e hortelã.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHIMARRÃO

  1. Ajuda no emagrecimento

Nos dias de hoje homens e mulheres buscam por formas inovadoras de emagrecimento e assim, conseguir conquistar o corpo e a saúde que desejam.  

Para isso, nada melhor do que uma excelente bebida que seja boa tanto para o paladar como, para o funcionamento do organismo. Com o consumo frequente do chimarrão, a bebida consegue estimular e acelerar o seu metabolismo, fazendo com que aumente o gasto calórico resultando assim, na eliminação de calorias e logo, no emagrecimento.  

É importante ressaltar que uma pessoa que deseja emagrecer, não deve apenas tomar chimarrão o dia inteiro, para atingir os melhores resultados. Esse, pode ser considerado como um tratamento complementar, portanto, deve estar aliado a outros hábitos corretos como, ter uma alimentação saudável e balanceada, além da pratica regular de atividades físicas.

  1. Proporciona mais disposição e energia

Muitas pessoas tomam a erva-mate dessa forma, para conseguir eliminar o cansaço tanto físico como mental e assim, ter uma ótima solução que irá proporcionar a eliminação da fadiga.

O Chimarrão possui em sua composição, grande quantidade de cafeína o que auxilia o organismo a ter mais disposição e energia, para enfrentar as diferentes atividades do dia a dia. É preciso bastante atenção nesse ponto, especialmente para pessoas com problemas de saúde como estresse e insônia pois, como o preparo da bebida tem grande doses de cafeína, não é indicado para pessoas com esses problemas.  

Para quem adora praticar atividades físicas ou mesmo, quem precisa ter um estímulo diferente, ajuda a esquentar o corpo trazendo mais disposição para realizar os exercícios físicos. Os benefícios estão todos atrelados e interligados, fazendo com que o seu organismo consiga funcionar muito melhor depois de uma boa dose de Chimarrão.  

Para ter um maior desempenho durante os treinos, o mais indicado é consumir o mate antes de iniciar a rotina de exercícios, para conseguir alcançar resultados ainda melhores.

  1. Auxilia na digestão

Pode ser uma ótima opção tomar uma boa dose de chimarrão após o almoço e muitas vezes, as pessoas que não tem o conhecimento adequado, tratam apenas como simples costume, sem saber que estão tendo uma ótima atitude e cuidando da sua saúde.

Uma vez que esse preparo tem propriedades digestivas e laxativas auxilia no combate a constipação intestinal, ajudando na digestão após as diferentes refeições e também em casos de prisão de ventre.

  1. Bebida diurética

O bom funcionamento dos rins, pode ser conquistado com o consumo frequente dessa bebida que claro, deve estar sempre muito quente para proporcionar o auxílio adequado para o organismo.  

Pode ajudar ainda na eliminação de líquidos, combatendo até mesmo a retenção de liquido que provoca o inchaço corporal.  

Vale lembrar que não importa a quantidade de Chimarrão que você tome, não irá substituir a água. Portanto, para ter um organismo que funcione corretamente e que você não venha a sofrer com problemas causados pelo excesso de mate no organismo, procure sempre tomar água durante a sua rotina, intercalando com as rodas de chimarrão.  

Esse cuidado deverá ser observado, especialmente pelo fato de que a erva-mate, mesmo quando misturada a elevadas temperaturas como 60°, 70° C que é o caso do mate, não consegue hidratar o organismo, sendo necessária a ingestão de água.

  1. Fonte de vitaminas e sais minerais

São várias as vitaminas e sais minerais que são encontrados no chimarrão como, por exemplo, ferro, fósforo, potássio e manganês.  

Além dos sais minerais, a erva do mate também apresenta diferentes vitaminas, que são essenciais para o organismo como B1,B2,B6,C, E e D.  

Em sua composição existem ainda bioativos, que conseguem proporcionar uma excelente regeneração celular, auxiliando na manutenção das células do nosso organismo, assim como os flavonoides.

A ciência comprova os benefícios do chimarrão, para a saúde

Vários foram os estudos realizados ao longo do tempo, para que também a ciência e medicina, conseguissem comprovar que sim, o Chimarrão realmente pode ajudar no bom funcionamento e desenvolvimento do organismo humano.

Além desses benefícios do chimarrão, existem outros ainda como, por exemplo:

Para conquistar esses benefícios da erva-mate para a sua vida, você precisa ter todo o cuidado desde a compra da erva-mate, o preparo da bebida e o próprio consumo.  

Não só no preparo, mas também, a quantidade que esse liquido será ingerido especialmente, em um só dia, deve ser observado pois, assim como tantas outras coisas em nossa vida, tudo o que está em excesso pode fazer mal, e com o chimarrão não é diferente.

A quantidade ingerida deverá ser observada especialmente, para não causar abstinência no organismo, quando não puder tomar o chimarrão, seja por qual for a situação, podendo causar dores de cabeça e mal-estar durante o período de abstinência. Casos como esse podem acontecer principalmente, quando uma pessoa toma chimarrão todos os dias.

| Website

Jornalista, mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora segmento de saúde há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.