Bem Estar Nutrição e Alimentos Valdeni Duarte

Benefícios do Chá Verde,Contraindicação e Efeitos Colaterais

Preparado a partir das folhas da Camellia sinensis, mesma planta que dá origem ao chá preto, o chá verde é muito consumido no Brasil, especialmente por quem procura uma alternativa natural para ajudar no emagrecimento.

Nesse artigo você vai descobrir os benefícios do chá verde, que efeitos colaterais ele causa, qual a forma correta de preparo e muito mais! Confira a seguir:

Chá verde: benefícios e malefícios

Além de ser muito utilizado por quem quer perder peso, por acelerar o metabolismo e impedir o acúmulo de gordura, a lista de benefícios do chá verde ainda inclui:

beneficios do cha verde em capsulas

  • Reduz a quantidade de colesterol LDL no organismo
  • Contribui para a saúde do coração, reduzindo o risco de ataque cardíaco e doenças cardiovasculares
  • Contribui para a saúde do cérebro, ajudando a prevenir doenças degenerativas como o mal de Alzheimer
  • Melhora a digestão, pois estimula a flora intestinal
  • Combate a ansiedade, o estresse e o mal humor
  • Fortalece o sistema imunológico

Não há malefícios no consumo do chá verde se a quantidade máxima recomendada for respeitada.

Chá verde: contraindicação

O consumo do chá verde não é indicado para gestantes, pois pode prejudicar o desenvolvimento do feto. Além disso, pessoas hipertensas, com glaucoma, com hipertireoidismo e irritações gástricas também devem evitar ingerir chá verde.

Chá verde: efeitos colaterais

Apesar dos muitos benefícios do chá verde, ele não deve ser consumido em excesso, pois em grande quantidade pode causar insônia, taquicardia, dor de cabeça e até provocar gastrite.

Como preparar e tomar o chá verde

Para conseguir usufruir de todos os benefícios do chá verde, basta seguir as orientações de preparo a seguir:

  • Adicione em um recipiente uma colher de sobremesa de folhas de chá verde
  • Leve ao fogo uma xícara de água filtrada
  • Aqueça até formar as primeiras bolhas e apague o fogo, jamais deixe ferver
  • Despeje a água quente sobre as folhas de chá verde
  • Abafe e aguarde apenas 3 minutos
  • Basta coar e beber, não se deve adoçar

Essas orientações garantem a melhor forma de preparo do chá verde. Isso se dá porque os principais compostos das folhas são extraídos quando a água está a uma temperatura média de 80°C, mas perdem seus efeitos quando a temperatura está acima de 85°C, por isso não se deve deixar a água ferver.

O tempo de infusão também não deve ser superior a 3 minutos, para que o sabor do chá não fique muito amargo. O recomendado é que sejam consumidas de 3 a 4 xícaras de chá por dia, não ultrapassando a quantidade máxima de 600ml.

Se você preferir, pode preparar uma quantidade maior de chá logo pela manhã, para ir consumindo ao longo do dia, pois as propriedades e benefícios do chá verde se mantém por até 24 horas, basta respeitar a proporção indicada acima.

Chá verde com limão

Uma dica para disfarçar o gostinho amargo do chá verde é acrescentar suco de meio limão após coar. Além de servir para ajudar no sabor, o maior dos benefícios do chá verde com limão é de ter um grande potencial emagrecedor, já que o limão auxilia na desintoxicação do organismo e contribui para a queima de gordura.

Chá verde: benefícios para a pele

Um dos grandes benefícios do chá verde é que ele é um poderoso antioxidante por ser rico em catequinas: flavonoides capazes de combater os radicais livres. Graças a essa propriedade, o chá verde combate o envelhecimento precoce, previne o surgimento de rugas e marcas de expressão, além de proteger a pele contra a ação dos raios ultravioleta do sol.

Você Pode Gostar Também:

Chá de Alecrim,Para que Serve e Benefícios!

Chá de Hortelã, Benefícios,Como Fazer e Para Que Serve?

Confira as Melhores Receitas de Chás Emagrecedores

Chá verde em capsulas

Uma opção para quem não se agrada do sabor do chá verde é ingeri-lo em capsulas, que são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias ou na internet. Apesar de ser possível obter os benefícios do chá verde também através das capsulas, é preciso estar atento.

As capsulas apresentam uma formulação mais concentrada dos componentes do chá e, em alguns casos, possuem também aditivos. Certifique-se de verificar todos os ingredientes presentes na capsula e sempre respeite a quantidade de consumo máxima recomendada.

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.