Benefícios do Cajá Para a Saúde

Em se tratando de saúde e alimentos saudáveis, as frutas são as mais recomendadas nos cardápios de nutricionistas. Porém, além da banana, maçã, uva, morango e outros frutos que já são mais utilizados, existe um que é uma beleza é traz diversos benefícios ao nosso organismo. Eu estou falando do Cajá! Depois que fiquei sabendo do quanto essa fruta é boa para nossa saúde, não poderia deixar de escrever uma matéria a respeito dela. Confira você mesmo e se surpreenda!!

Conheça a fruta

Essa delicia é mais ou menos do tamanho de uma goiaba média e possui coloração parecida também, mas por dentro é totalmente diferente. O sabor é mais ácido e, por esse motivo, normalmente as pessoas consomem junto com outros alimentos mais adocicados ou fazem vitaminas, shakes e sucos.

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Ele é encontrado nas regiões do Nordeste do Brasil, principalmente, mas em São Paulo também há o cultivo e alguns outros estados brasileiros. Alguns supermercados “importam” a fruta, então talvez você consiga encontrá-la na região onde você mora.

Benefícios do Cajá

Este é um alimento natural que possuem diversos nutrientes e, portanto, seu corpo só tem a agradecer se você consumi-lo.

No cajá você encontra boas quantidades de:

Ácido ascórbico: melhora a digestão, ajuda a limpar o intestino, aumenta a defesa do nosso organismo, regula o Ph sanguíneo, auxilia a queimar gordura.

Fibras: regulam todo o trânsito intestinal, possuem ação sacietógena (matam a fome) e emagrecem consequentemente, tornam o processo digestivo mais fácil.

Fósforo: um dos nutrientes em maior abundância no cajá, sendo importante para a saúde dos ossos, pois auxilia o cálcio na manutenção da densidade óssea e dentária.

Vitamina A: previne problemas de visão, auxilia o corpo a crescer, tem importante influência na hora que os dentes estão se formando, ajuda na manutenção do colágeno corporal e ainda renova as células.

Essa frutinha ainda conta com vitamina B, que ajuda os outros nutrientes mencionados acima a cumprirem suas determinadas funções e, além disso, evita que fiquemos desgastados e com a memória fraca. Outro nutriente da fruta é o cálcio, muito conhecido e necessário para a saúde de cada osso do nosso corpo.

Diferença entre cajá e cajá-manga

Aqui estamos falando da mesma fruta, porém o que muda é apenas o tipo – similar aos tipos de laranja, por exemplo (laranja lima, campista, baiana). Sendo assim, você provavelmente poderá encontrar vendedores oferecendo o cajá apenas ou o cajá manga, os quais contam com a mesma aparência e sabor bem parecidos.

Diferença entre cajá e Siriguela

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre o cajá e a siriguela , já que são frutas muito parecidas. Entretanto, a semelhança é real, mas se trata de duas coisas distintas. A Siriguela, por dentro, tem um sabor doce e, além disso, o caroço é arredondado (do tamanho das azeitonas comuns mais ou menos).

Como fazer o suco de cajá

Pelo fato da fruta ser azeda, uma das melhores formas de consumo da fruta é fazendo um delicioso suco. Então veja agora a receita do suco de cajá:

  • Pegue 10 unidades da fruta com casca
  • Retire o miolo e coloque no liquidificador
  • Adicione 1 litro de água
  • Adoce conforme você preferir
  • Processe tudo e pronto, já pode beber!

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Aposto que você deve estar morrendo de vontade de experimentar essa delícia! Então não perca tempo e adicione o cajá ao seu dia a dia. Lembrando que também é possível preparar bolos, tortas e outras receitas com Cajá! Não perca mais tempo, pois sua saúde agradece!