Chás Plantas Medicinais Valdeni Duarte

Quais os benefícios do barbatimão: para que serve a erva?

Falando de plantas medicinais, hoje trarei a você informações sobre a Stryphnodendron barbatimam Mart (nome científico do barbatimão), explicando as propriedades e porque é bom à saúde. Se você quer um remédio caseiro contra dores, gases, garganta irritada ou inflamada, entre outros, conheça agora quais os benefícios do barbatimão, para que serve a erva também nomeada de Ubatima ou casca dos jovens!

Barbatimão para que serve

São muitas as indicações do barbatimão-verdadeiro, e, por isso, fiquei surpreso quando li acerca de suas propriedades terapêuticas que aliviam dor de cabeça, problemas na laringe e faringe, gastrite, condições cutâneas, sangramentos, corrimento vaginal, etc. E ainda falando de quais os benefícios do barbatimão é bom pra quê a cicatrização ocorra de forma rápida e saudável.

para que serve barbatimao

Mas é no próximo tópico que explicarei com detalhes para que serve a erva barbatimão, benefícios da planta medicinal Stryphnodendron barbatimam Mart há de sobras, tornando, a meu modo de ver, esse remédio natural encontrado na natureza uma das ervas milagrosas.

Quais os benefícios do barbatimão: para que serve?

Pelo que li, no caso de feridas, por exemplo, você pode contar com essa planta medicinal pois ela ajuda a cicatrizar, mas os benefícios do barbatimão para a pele vão bem além desse:

  • provavelmente, pode ser testado para evitar queloide
  • melhora a aparência e saúde cutânea após ferimento
  • trata queimaduras de menor grau, deixando a pele cicatrizada
  • tem propriedades antialérgicas e anti sépticas

quais os beneficios do barbatimao

A erva barba-de-timan também é boa contra o papiloma vírus, um agente nocivo transmitido sexualmente. Em relação a quais os benefícios do barbatimão para HPV, como usar faz toda diferença, sendo duas as opções:

  • chá de barbatimão para hpv (ferver um punhado das folhas, tomar algumas xícaras por dia, procurando tratamento médico, tomando cuidados como dormir bem e se alimentar saudavelmente a fim de manter a imunidade em alta).
  • pomada de barbatimão para hpv (aplicar na região afetada após tratar, pois pode ser necessário cauterizar o vírus – há também o creme de barbatimão e aroeira).

Além dos casos citados acima, existem pesquisas quanto às propriedades medicinais da erva barbatimão para candidíase, devido à sua ação antifúngica e antiinflamatória. Cuidados íntimos femininos, por exemplo, podem ser feitos com o Stryphnodendron barbatimam Mart, bom para corrimentos e toda a higienização da mucosa e trato vaginal.

Pode fazer ducha com barbatimão?

Sejam quais os benefícios do barbatimão forem que você estiver interessado(a), tomar uma ducha usando água com folhas dessa erva medicinal pode ser uma boa desde que você não exagere na dosagem. Você também tem como fazer banho de assento com barbatimão, veja só:

  • pegue 1 xícara de folhas ou da casca
  • ferva 2 litros de água
  • adicione o barbatimão e espere ferver por 10 minutos
  • coloque tudo em uma bacia no banheiro
  • agora banhe-se por 15 minutinhos

Vale lembrar para que serve a casca do barbatimão: possui as mesmas propriedades, tratando assaduras, infecções, alergias, previne hemorroidas, trata dor de garganta, é um cicatrizante natural, boa contra estrias, tratamento de úlceras, etc.

Para que serve o chá de barbatimão

Em alguns casos, é permitido usar tanto interna quanto externamente o barbatimão, mas se for uma situação de gastrite, por exemplo, o ideal é tomar o chá, e também em se tratando de úlceras estomacais. Já quem está sofrendo com infecção urinária, para que serve a planta barbatimão, a erva pode ser consumida e também ser feito um banho íntimo, lavando os órgãos genitais e até mesmo usando sabonete de barbatimão.

cha de barbatimao para que serve

Eu só acho importante que indivíduos alérgicos a produtos naturais fiquem atentos porque ao descobrirem quais os benefícios do barbatimão, para que serve e como usar, talvez seu organismo sofra alguma reação. Você encaixando nessa categoria, procure falar com seu/sua médico(a) antes de beber o chá de barbatimão ou aplicar a pomada na pele, principalmente em áreas expostas – rosto, por exemplo.

Concluo, por aqui, este artigo com tudo sobre o barbatimão que realmente importa à melhoria da saúde. Quer adicionar informações extra ou perguntar algo? Faça seu comentário no campo abaixo e compartilhe você também algum outro benefício do barbatimão que talvez não tenha aparecido aqui. Abraço!!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.