Benefícios do araçá: para que serve e onde conseguir mudas?

E vamos mais uma vez de frutas do nosso Brasil, falando dessa vez do árvore de araçá, que frutifica por um período rápido em relação à maturação e consumo. Confira comigo quais são os benefícios do araçá, para que serve, e informe-se quanto a outras informações relacionadas a esta que é uma das frutas mais gostosas do continente sul americano!

O que é Araçá

Araçás são frutas exóticas brasileiras, ou seja, não são encontradas comumente por aí em supermercados nem mesmo na feiras de sábado ou quitanda e outros locais onde vendem alimentos naturais orgânicos. Também chamam-no de araçá do cerrado devido ao clima temperado onde a fruta costuma crescer. Existe também o araçá boi (Eugenia stipitata), mas é outra fruta da região amazônica e araçá do campo (Psidium guineense).

araca o que e

Araçá nome científico Psidium cattleianum

Pelo que pesquisei, há dois tipos de araçá fruta do cerrado, diferenciados pela coloração (ou pigmentação), as quais são amarela e vermelha (similar à goiaba, por exemplo, que pode ser branca ou vermelha). Na maioria das vezes, a diferença também muda em relação ao sabor, tornando o fruto mais adocicado em relação ao outro com alteração também na consistência da casca e aroma.

Explicado o que é araçá, benefícios serão o próximo tópico que abordarei, contando a você aí um pouco mais da fruta amarelada ou avermelhada conforme o tipo em sua relação a favor da saúde humana.

Araçá para que serve

Como diz quem gosta de palavras difíceis, é de “praxe” eu lembrar a vocês, usuários da web, que todas as frutas nos beneficiam porque são um verdadeiro coquetel vitamínico natural com nutrientes diversificados. Então, deixe-me contar para que serve araçá: é bom pra que será, hein?!

araca para que serve

Nos lugares típicos onde a árvore araçá amarelo cresce, o povo costuma consumi-la, primeiramente, porque o sabor é agradável e ajuda dar uma saciada no apetite, sendo usado para fazer suco de araçá e geleias caseiras deliciosas.

Popularmente, o araçá do mato é usado nos seguintes quadros clínicos:

  • sangramento hemorrágico
  • alguns tipos de infecção
  • antibacteriano
  • hipertensão
  • pessoas diabéticas
  • problemas intestinais como disenteria e diarreia

Mas de acordo com minhas pesquisas, a maioria desses benefícios seria alcançado mais pela utilização das folhas do pé de araçá vermelho do que dos frutos, através da infusão (chá).

Benefícios do araçá: fruta

Vou falar primeiro baseando na tabela nutricional da fruta e depois a respeito das doenças tratadas com o chá de araçá e possíveis indicações em se tratando dos benefícios do araçá para a saúde. Essa fruta cítrica contém:

beneficios do araca

Com base, então, em tais nutrientes e vitaminas do araçá, eu posso concluir que, juntamente a uma alimentação mais regrada e praticando atividade física, o consumo de araçás vermelhos e amarelos ajudam a:

  • manter a massa magra ou emagrecer
  • atuar em prol de uma visão e pele mais saudáveis
  • deixar o sistema imunitário em alta
  • agir em combate e prevenção ao câncer
  • melhorar os sinais da idade (combate e envelhecimento precoce)
  • prevenção da anemia ferropriva e outros males causados por falta de ferro
  • é bom ao tecido muscular e sua contração

Agora vou listar os benefícios do chá de araçá, no caso é preparado com as folhagens da árvore, e aí a gente finaliza a matéria ficando bem informados quanto a mais uma fruta brasileira!

Benefícios do araçá: para que serve o chá?

Usando 1 colher das folhas do araçá picadinhas em 200 ml de água mineral, você vai poder beber o chá de araçá pela manhã, tarde e noite, visando tratar:

  • distúrbios intestinais como diarreia
  • bactérias causadoras das cáries dentárias
  • combater insetos, incluindo o mosquito da dengue
  • desenferrujar o corpo por ser antioxidante

Bom, são esses os usos comuns da folha de araçá, mas caso na sua região você não consiga encontrá-las, saiba que existem outras frutas e tratamentos alternativos que garantem os mesmos efeitos, então não fique chateado(a).

Perguntas Frequentes

Araçá tem algum efeito colateral? de acordo com o que li e assisti, não existem reações ou efeitos colaterais do araçá porque a fruta e a planta medicinal em si possuem um nível de toxicidade mínimo, significando que você pode consumir in natura, fazendo sucos ou o chá de araçá sem medo.

Onde consigo mudas ou sementes de araçá? se você pesquisar bem na internet, não é difícil achar semente de araçá para comprar, sendo que algumas pessoas até doam as mudinhas (aí só complica devido ao transporte dependendo da distância). A muda de araçá vermelho costuma sair por R$30, e aí basta cultivar até que cresça no seu quintal.