Os benefícios do amendoim para a sua saúde

O amendoim é uma oleaginosa bastante famosa e consumida em larga escala no nosso país. Ele é um dos pratos principais nas festividades de São João. Com ele, é possível fazer doces maravilhosos como a paçoca e o pé de moleque e também comê-lo cozido sendo uma das formas mais saudáveis de consumo.

Porém, o amendoim guarda muito mais benefícios do que se pode imaginar. Ele é rico em diversos sais minerais como o zinco, o potássio, o magnésio e outros, possui uma boa porção de gorduras saudáveis e também guarda uma boa quantidade de proteínas.

Veja abaixo os principais benefícios que esse alimento pode oferecer para a sua saúde!

Bons motivos para comer amendoim

beneficios do amendoim na musculacao

1. Auxilia na construção muscular

Mesmo sendo um alimento de origem vegetal, o amendoim tem uma boa taxa de proteínas, essencial para a construção muscular, especialmente daqueles que praticam academia. Se um dos seus objetivos com a prática de exercícios é hipertrofia muscular, definição ou fortalecimento, vale a pena incluir essa oleaginosa na sua dieta.

PROPAGANDA

Mas é preciso ter cuidado com a quantidade, já que o amendoim é um alimento hipercalórico. Sendo assim, procure por um profissional para que ele possa te passar a porção adequada. No caso daqueles que estão precisando ganhar peso, o amendoim pode ajudar consideravelmente.

2. Ajuda na defesa do corpo contra o câncer

Substâncias presentes no amendoim como o resveratrol, ácido fólico, fitoesteroides e ácido fítico tornam esse alimento um bom agente contra o desenvolvimento do câncer, especialmente o de cólon que é um dos mais letais.

Aqui você também encontrará uma porção considerável de agentes antioxidantes, substâncias que agem eliminando os radicais livres – restos metabólicos – que, em grande quantidade, podem alterar a estrutura do DNA e desencadear a formação de um tumor.

3. Reduz o colesterol ruim

O amendoim é rico em gorduras mono insaturadas e poli-insaturadas, consideradas gorduras de excelente qualidade e que melhoram a saúde do nosso corpo. De todos os ácidos graxos presentes, o que mais se destaca é o ômega-6, também encontrado no abacate e no azeite de oliva.

Esse tipo de gordura melhora o sistema circulatório, reduzindo a quantidade de colesterol ruim (LDL) e aumentando a de colesterol bom (HDL). Com isso, o sistema cardiovascular também passa a funcionar melhor, ajudando na saúde daqueles com problemas cardíacos ou portadores da hipertensão arterial.

4. O amendoim previne o diabetes

Hoje, temos no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas que possuem o diabetes. Essa é uma doença que se caracteriza pela não produção de insulina pelo pâncreas do indivíduo. Essa substância tem, como função principal, controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Quando alguém tem diabetes, ela não consegue controlar esses níveis que ficam sempre elevados e assim, o corpo também não é capaz de utilizar o açúcar de forma adequada para a produção de energia.

Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP constatou que a pele do amendoim pode ajudar na prevenção da doença. Uma substância presente na pele do alimento se liga às enzimas que quebram as moléculas de carboidratos e, assim, não há a absorção de açúcar.

5. Ajuda na perda de peso

Para aqueles que estão preparando o corpo para o verão, o amendoim pode ajudar e muito. Esse mesmo mecanismo citado acima sobre a pele do amendoim pode ser aplicado também às gorduras.

O nosso corpo não consegue absorver uma molécula grande de gordura e, por isso, ela tem que ser quebrada em pedaços menores. Como a pele do amendoim impede que isso aconteça, a gordura não é absorvida.

Além disso, quanto mais proteína ingerimos, mas o nosso corpo tem que gastar energia para metabolizá-lo. Outro fator que ajuda na perda de peso ou, pelo menos, evita o ganho, é o fato da proteína promover maior saciedade e não ser transformada em gordura quando em excesso.

[Vídeo] Dr. Dayan Siebra tira sua dúvida sobre o consumo do amendoim.

Amendoim Engorda, Benefícios, Quantidade Recomendada, Dicas e Orientações.

Leia Também:

Nutrientes e Benefícios das Leguminosas.

Qual o Melhor Remédio para Emagrecer Urgente?

Ovo de Codorna em Conserva: Como Fazer.

Gostou de saber um pouco mais sobre todas as vantagens de consumir amendoim? Então curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de outras dicas!

PROPAGANDA