5 Benefícios da Alfavaca e Como Fazer o Chá.

Você já ouviu falar em alfavaca? Pode até ser que não, mas já deve ter ouvido sobre um parente próximo dessa planta: o manjericão. A planta é típica de solos brasileiros, alcança apenas 50 cm de altura e possui pequenas flores de cor lilás. Quanto maior a temperatura ambiente, mais intenso o perfume que a alfavaca exala.

Chamada também de erva santa, essa planta está dentro do grupo das que oferecem benefícios medicinais e é bastante conhecida dos brasileiros por ajuda em problemas gastrointestinais. Além de ser utilizada na forma de chá, a alfavaca é usada naturalmente como um tempero na nossa culinária  e também em outros países como a Índia.

Vejamos abaixo como essa erva pode ajudar a nossa saúde e seus principais benefícios!

Razões para colocar a alfavaca na dieta

alfavaca planta

1. Faz bem para a visão

A alfavaca é rica em vitamina A, um nutriente essencial para a saúde da nossa visão, um dos nossos sentidos mais importantes. Também conhecida pelo nome de retinol, essa vitamina protege uma parte do olho muito importante: a córnea. É ela a responsável pelo controle de entrada de luz nos olhos.

Por isso que, quando há uma deficiência de vitamina A no organismo, podemos desenvolver o que se chamada de Cegueira Noturna, ou seja, dificuldade para enxergar em ambientes escuros.

2. Oferece ação antioxidante

A vitamina E presente na alfavaca consegue proporcionar esse benefício. Dessa forma, é possível neutralizar a ação dos radicais livres (restos metabólicos que oferecem grandes perigos à saúde). Essas substâncias conseguem alterar a cadeia de DNA e assim, as próximas células geradas estarão com um “defeito”. O crescimento delas pode gerar o que chamamos de tumor.

Além disso, a ação antioxidante consegue retardar o envelhecimento celular, deixando a pele mais bonita e mais jovem. São inúmeros benefícios.

3. Melhora o metabolismo

O metabolismo é tudo o que acontece dentro do nosso corpo e todas as transformações que ocorrem nos alimentos para que possamos aproveitar os benefícios que oferecem. O manganês, presente na alfavaca é essencial para que o processo metabólico ocorra da melhor maneira.

Esse mineral é o responsável por ativar uma série de enzimas e diversos nutrientes. Por exemplo, sem ele, o metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos fica comprometido, o que pode gerar um risco para a saúde dos praticantes de exercícios. Afinal de contas, não haverá combustível suficiente para suprir as necessidades do corpo o momento da atividade.

4. Fortalece os ossos

Sempre que falamos na saúde dos ossos, muitas pessoas se recordam do cálcio. É um pensamento quase que instantâneo. O problema é que esse mineral precisa de outros nutrientes para se fixar e um deles é a vitamina K, que também podemos encontrar na alfavaca.

Além dessa vitamina, podemos citar outras substâncias que ajudam na fixação do mineral: vitamina B, magnésio e fósforo. A deficiência de qualquer desses nutrientes pode aumentar as chances do indivíduo desenvolver a osteoporose.

5. Aumenta das nossas defesas

O nosso corpo é repleto de células que nos protegem dos ataques de agentes invasores como vírus e bactérias. Essas células fazem parte do nosso sistema de defesa, também conhecido como sistema imunológico ou imune.

O zinco, encontrado na alfavaca, tem como principal função fortalecer as nossas defesas aumentando a síntese das células que formam o sistema imune. Além disso, ele consegue atacar diretamente os agentes infecciosos. Quem tem deficiência do mineral costuma ficar doente com maior frequência.

Como fazer o chá de alfavaca

Para fazer o chá, você precisará de 10 folhas da planta e 1 xícara de chá de água. Primeiro, leve a água ao fogo e assim que levantar fervura, desligue. Acrescente as folhas e deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos.

alfavaca cha

Você pode tomar a xícara de chá no momento em que estiver com problemas de má digestão ou tomar uma xícara por dia para obter os benefícios da erva.

Leia Também:

Benefícios do Chá Verde,Contraindicação e Efeitos Colaterais

Chás Calmantes Naturais: Diminui o Estresse,Ansiedade e Acalma os Nervos.

Confira as Melhores Receitas de Chás Emagrecedores

Além do chá de alfavaca, existem outros que ajudam a melhorar a nossa saúde. Descubra, por exemplo, os benefícios do chá de murta!