Benefícios das frutas vermelhas para a saúde!

Além de tomar água e praticar atividade física, todo mundo sabe que comer morangos, amoras, maçã e outros frutos de cor avermelhada faz bem, é um hábito saudável. Por isso, neste post decidi abordar quais são os benefícios das frutas vermelhas para a saúde, listando todas que pude encontrar, então confira já e descubra você também!

Nomes de frutas vermelhas: lista completa

frutas-vermelhas-listaBom, eu pesquisei muito por frutas brasileiras e até algumas importadas, pois na maioria dos websites há pouca informação e não uma lista de frutas vermelhas com diversos nomes, fotos, etc. Vou começar com os mais frutos vermelhos mais conhecidos e aí apresentando algumas novidades frutíferas que vão avermelhando conforme amadurecem:

uva-e-fruta-vermelhaTanto o açaí como a uva é fruta vermelha, incluindo jabuticabas, apesar da pigmentação roxa/vinho – mas pensando no porque o sangue é vermelho, por exemplo, e fica bem escuro quando coagula, achei que faz sentido uvas e açaí entrarem na lista de frutas vermelhas. Nomes de outras seguem abaixo:

Agora vou listar os nomes das frutas vermelhas que não são tão conhecidas e/ou consumidas frequentemente pela maior parte dos brasileiros – isso pelo fato de serem caras e nem sempre estão disponíveis nos mercados, quitandas, feira orgânica e mercearias.

Lista de frutas vermelhas: nomes menos populares

lista-de-frutas-vermelhasNesse segundo tópico, você vai conhecer alguns frutos avermelhados saborosos, embora tenham popularidade baixa se comparados às frutas vermelhas que listei acima. Tem alguns, confesso, que eu mesmo nunca comi e só conheço porque escrevo a respeito de dicas saudáveis diariamente, então já escrevi sobre um ou outro nome de fruta vermelha antes.

PROPAGANDA

Dessa lista de frutas vermelhas menos conhecidas, eu lembro de ter experimentado a lichia algumas vezes.. nossa, dá água na boca quando lembro porque ela tem uma casca áspera e grossa, aí você abre e o fruto é parecido com a polpa da jabuticaba mais consistente – o tamanho também é maior.

Frutas vermelhas da Amazônia e Nordeste

nomes-de-frutas-vermelhasComo eu disse, caprichei na pesquisa de quais são as frutas vermelhas, aprofundando bem na procura (estou cansado de ver resultados no Google, por exemplo, incompletos e com encheção de linguiça pra ser sincero). Em uma das matérias aqui do blog, falei de frutas exóticas Nordestinas e Amazônicas e consegui coletar alguns frutos vermelhos da lista, são eles:

frutas-vermelhas-nomesGente, já estou terminando minha “listinha” de nomes das frutas vermelhas (rs…) agora só faltam mais seis e aí acaba. O que vocês, (digam aí), estão achando? Quero ver quem aí vai comentar se conhece ou não as que já foram listadas e essas outras que vou compartilhar a seguir:

  • bacaba
  • marajá
  • puruí (marmelo do campo)
  • rambutão
  • coroa-de-frade
  • mangostão

Sendo sinceríssimo, ao ler o nome das frutas vermelhas, imagens aleatórias surgem na minha cabeça porque, de verdade, não sei qual é cada uma – sem contar que fiquei na maior vontade de experimentar e conhecer o sabor de alguma fruta vermelha da lista (se pudesse, experimentaria todas).

Benefícios das frutas vermelhas para a saúde

Grande parte dos frutos vermelhos listados aí em cima contam com um bom teor de ácido ascórbico, nutriente que é amigo da juventude pelo fato de ir anulando a ação dos radicais livres (substância que degradam o corpo, fazendo-nos envelhecer em ritmo mais acelerado). A vitamina C das frutas vermelhas faz bem à pele, aos cabelos, é cicatrizante.

frutas-vermelhas-beneficios

Na lista das frutas vermelhas acima, encontramos outros nutrientes, todos benéficos tais quais: antocianina ácido elágico (combate e destrói células do câncer), fisetina (favorece à boa memória), fibras pectinas (ajudam no processo digestório, tornam o intestino mais saudável repondo flora intestinal). Outros benefícios das frutas vermelhas para a saúde são por causa de: carotenóides luteína (beneficia os olhos, prevenindo problemas na visão) e flavonoides (relaxa a musculatura, tem ação anticancerígena).

Chá de frutas vermelhas benefícios

A bebida natural feita a partir de alguma fruta vermelha como, exemplificando, folhas ou casca da romã serve para que você tenha cabelos mais saudáveis, pele, a função intestinal e digestiva, a saúde como um todo, em suma.

beneficios-cha-de-frutas-vermelhas

Contudo, por terem pouquíssimas calorias, vou falar de boas novas a quem precisa reduzir medidas: quando o assunto é emagrecer tomando chá de frutas vermelhas, benefícios podem ser comprovados em 1 semana desde que você reduza (ou corte de vez) o sal e tenha uma alimentação saudável. O suposto emagrecimento (que se trata da eliminação de toxinas) acontece porque seu corpo desincha já que o chá de fruta vermelha é diurético e detox.

Bom, vou por aqui me despedindo, consciente de ter escrito uma matéria bem bacana com essa lista de frutas vermelhas completa, a qual está à sua disposição. Gostaram?! Fico a aguardar por comentários, hein. Valeu, pessoal!!

PROPAGANDA