Os Benefícios da Vitamina B e Suas Funções.

Quando falamos de vitamina B não estamos falando de apenas uma substância, mas sim de várias: o complexo B. São vitaminas hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem na água e conseguem ser sintetizadas pelo corpo humano, mas não em quantidade suficiente. É por isso que precisamos consumi-la por meio dos alimentos.

 Algumas dessas vitaminas não conseguem fazer todo o trabalho sozinhas e, por conta disso, precisam de outras substâncias para que, de fato, realizem suas funções. Já as vitaminas B9 e B12 não precisam das outras do complexo, mas sim, uma da outra para poder agir eficazmente.

Vejamos agora quais são os benefícios que essas substâncias podem trazer para a nossa saúde e como a deficiência delas podem nos afetar.

Bons motivos para consumir vitamina B

vitamina b beneficios

1. Vitamina B1, a tiamina

A presença dessa vitamina ajuda o nosso corpo a utilizar todos os nutrientes dos alimentos com maior eficiência. Ela participa do metabolismo da glicose (açúcar), dos ácidos graxos (gorduras) e também dos aminoácidos (proteínas).

PROPAGANDA

Outro benefício importante e na função nervosa, ajudando na formação da bainha de mielina – substância que recobre as fibras nervosas e que é essencial para a passagem de informações.

A deficiência dessa vitamina causa fraqueza muscular, redução da memória, doenças como a depressão e falta de energia durante o dia. Uma carência extrema pode desenvolver uma doença chamada de Beribéri que é um problema no sistema nervoso periférico.

2. Vitamina B2, a riboflavina

Tem ação antioxidante e, por isso, consegue agir na prevenção de doenças neurodegenerativas, hipertensão arterial e até câncer. Ela também atua no metabolismo e na formação da bainha de mielina como a tiamina.

A deficiência de vitamina B2 é rara, mas pode acontecer com crianças, gestantes, idosos, vegetarianos e outras pessoas em uma situação de vulnerabilidade. A falta causa vertigem, inflamação na língua e nos lábios e dermatite seborreica.

3. Vitamina B3, a niacina

Suas funções são muito parecidas com as da vitamina B2 e B1, pois a ação de todas se complementam para que o funcionamento do corpo esteja adequado.

A falta da niacina pode provocar insônia, irritabilidade, sinais de depressão e uma doença conhecida como Pelagra que tem como principais sinais e sintomas a diarreia, confusão mental e inflamação da pele. Pacientes com tuberculose também podem precisar da suplementação dessa substância.

4. Vitamina B5, o ácido pantotênico

Além de realizar todas as funções das vitaminas já citadas, a vitamina B5 também ajuda a glândula suprarrenal na produção de hormônios e também auxilia o fígado a fazer uma desintoxicação, eliminando o álcool.

A deficiência dessa vitamina causa formigamento das extremidades do corpo (mãos e pés), irritabilidade, dor muscular, queda de cabelo, artrite, alergia, estresses, problemas no sono, entre outros males.

5. Vitamina B6, a piridoxina

Essa vitamina é de extrema importância para a produção da hemoglobina, principal célula do sistema sanguíneo. Também ajuda na produção da glutationa, o mais importante agente antioxidante do nosso corpo.

A falta dela causa anemia, dermatite, convulsões em crianças mais jovens, confusão mental nos adultos, formigamento nos pés e nas mãos e também reduz os níveis de GABA, um neurotransmissor que ajuda no relaxamento muscular.

6. Vitamina B7, a biotina

Da mesma forma que as outras vitaminas, a biotina também está ligada ao metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas. Além disso, ela também é excelente para a saúde das unhas, pele e cabelos.

A deficiência da vitamina B7 é muito difícil, mas quando ocorre pode causar queda de cabelo, pele escamosa e seca, fraqueza nas unhas e cor avermelhada ao redor da boca e do nariz.

7. Vitamina B9, ácido fólico

O ácido fólico é uma substância essencial para todas as gestantes, especialmente nos primeiros meses. É ela quem ajudará na formação do tubo neural da criança, fundamental para o seu desenvolvimento normal. Além disso, ela também melhora o nosso sistema imune e diminui os ricos de infarto.

A falta de vitamina B9 pode causar o não fechamento do tubo neural, levando à condição conhecida como espinha bífida. No adulto, pode causar fadiga, anemia megaloblástica, insuficiência respiratória e ouros.

8. Vitamina B12

É importante para a formação das células vermelhas, assim como a vitamina B6 e também para o bom funcionamento do sistema nervoso.

A deficiência da vitamina B12 causa o que chamamos de desmielinização, ou seja, um desgaste da bainha de mielina. Isso é bastante grave já que a passagem de informações dos nervos para a medula e da medula para os nervos, fica comprometida. Essa situação pode causa comprometimento irreversível.

Veja Também:
 Para que serve a Vitamina b1, alimentos e onde encontrar

 Vitamina B2: Tudo sobre a Riboflavina!

 Vitamina B3: Para que Serve, Onde Encontrar nos Alimentos.

 Vitamina b5: para que serve, onde encontrar nos alimentos

 Vitamina B6: saiba mais sobre uma das vitaminas do complexo B

 Vitamina B7: para que serve, alimentos fonte e seu terrível efeito colateral

 Alimentos Ricos em Vitamina B12 | Para Que Serve?

 O que é ácido fólico e para que serve? (B9)

Gostou de saber sobre todas as vantagens da vitamina B? Veja também quais são as da vitamina A e o que a sua deficiência pode causar!

PROPAGANDA