Benefícios da Raiz Forte Para Saúde e Beleza

Bastante confundida aqui no Brasil com uma iguaria japonesa, a raiz forte possui um gosto amargo e marcante da mesma forma que o wasabi, um molho que costumamos encontrar em restaurantes de comida japonesa.

Essa raiz que encontramos em refeições como o sushi, na verdade, é uma raiz forte disfarçada com corantes para que pareça wasabi, porém são bem diferentes. Por exemplo, aquela tem origem europeia, enquanto esta, é típica do continente asiático. A raiz forte sempre foi bastante utilizada para preservar os alimentos por mais tempo e também para melhorar o sabor das carnes já que não havia muitas opções de temperos.

Agora que já esclarecemos um pouco a diferença entre essas raízes, vejamos agora como a nossa raiz pode ser extremamente benéfica para a saúde!

As vantagens da raiz forte para a saúde

raiz forte

É rica em vitamina C

Essa é uma vitamina que consegue oferecer vantagens a diversos aspectos do organismo. Por exemplo, ela é famosa por melhorar o sistema imune e assim, prevenir da ação de vírus, bactérias e demais agentes invasores que costumam causar infecções na garganta, gripes e demais problemas de saúde.

Outra vantagem da vitamina C é que ela deixa a pele mais bonita por dois motivos. O primeiro é o fato de retardar o envelhecimento celular por agir como uma substância antioxidante. O outro é que esse nutriente participa da formação de colágeno, uma proteína que dá maior consistência à pele, reduzindo a formação de linhas de expressão.

Raiz forte diminui a dor muscular

Podemos cair e nos machucar a qualquer momento, bater a perna na quina de um móvel ou mesmo praticar atividade física muito intensa e, assim, os músculos acabam por ficar extremamente doloridos no dia seguinte. Se você ingere raiz forte com frequência não precisará se preocupar com isso.

Esse alimento consegue acelerar o processo de cura para os casos de inflamação, seja ela muscular ou articular. Nesse caso, o uso externo da raiz na forma de um cataplasma aplicada com gases pode ajudar na melhora e alívio das dores.

raiz forte beneficios

Auxilia no tratamento da estomatite

A estomatite é uma condição na qual feridas se formam na mucosa da boca. As causas são várias: reação alérgica, infecção, substâncias químicas, doenças associadas ou mesmo alguns tipos de alimentos. O indivíduo pode ter grande dificuldade para mastigar por conta da dor e o inchaço.

Fazer gargarejos com uma substância feita à base de raiz forte consegue aliviar os sinais e sintomas com pouco tempo. Na raiz encontramos estimulantes da salivação, ajudando assim a remover a inflamação e também pode conter substâncias anti-inflamatórias, ela ajuda consideravelmente nesses casos.

Para fazer a solução, são necessárias 3 colheres de sopa de raiz forte ralada e meio copo com água. Antes de utilizar esse recurso pergunte ao seu médico se é seguro e se não vai interferir na atuação de demais medicamentos.

Ajuda na prevenção do câncer

Existe uma substância muito importante encontrada na raiz: o glucosinolato. Esse nutriente é comum em alimentos picantes como é o caso da raiz forte. Ele é sintetizado a partir de aminoácidos e, além de ajudar no tratamento, também auxiliam na prevenção diversos tipos como o câncer de estômago, de cólon, de pulmão e de mama principalmente.

Quando o glucosinolato é metabolizado, esses produtos conseguem eliminar boa parte dos agentes que causam a alteração no DNA celular como os radicais livres. Assim, as chances do indivíduo desenvolver uma doença como essa diminui.

Melhora a saúde bucal

Por ser um agente anti-inflamatório, a raiz forte ajuda no tratamento e na prevenção de doenças bucais como a gengivite e a periodontite (uma gengivite avançada e pode alcançar o tecido que sustenta os dentes). Também ajuda a controlar a halitose, mais conhecida como mau hálito.

Auxilia no emagrecimento

Se você está tentando perder uns quilos a mais, além de praticar atividades físicas e fazer uma dieta balanceada, é possível lançar mão de substâncias termogênicas. Elas aceleram o nosso metabolismo, ou seja, fazem o corpo consumir mais energia que o normal. Dessa forma, é preciso utilizar também as células de gordura, reduzindo o tecido adiposo. A raiz forte é uma substância termogênica.

Os benefícios da raiz para a beleza

beneficios da raiz forte

Sim, a raiz forte também pode deixar as pessoas mais bonitas e existem muitas formas de fazer isso. Vejamos algumas!

Para sardas

As sardas costumam aparecer por conta de uma exposição ao sol sem proteção. Para tratá-las, você deve fazer uma máscara com aveia em flocos finos, pó de raiz forte e algum creme específico para o rosto. Basta aplicá-la 2 vezes por semana deixando-a por 20 minutos e depois enxaguar com água morna.

Caspas

Outro problema comum, especialmente em pessoas que costumam eliminar uma considerável quantidade de sebo. Para se livrar desse problema, misture, na mesma quantidade, vinagre e raiz forte ralada ou em pó e aplique uma vez por semana no couro cabeludo.

E você? Usa a raiz forte para mais alguma coisa? Tem alguma receita para compartilhar? Comente abaixo!