Quais os benefícios da melancia para a sua saúde?

A melancia é uma fruta fácil de ser encontrada nas mais diversas partes do país e possui um preço bastante acessível. É um alimento excelente para consumir durante o verão, pois possui uma grande quantidade de água que ajuda a hidratar o organismo nos dias de calor.

Quer bons motivos para colocar a melancia na sua dieta? Então continue com a leitura desse post!

Por que consumir melancia

melancia

1. Faz bem ao coração

A melancia tem uma substância muito importante chamada citrulina. Quando em contato com o nosso organismo, ela é convertida e um aminoácido chamado arginina. Esse aminoácido é utilizado com a enzima óxido nítrico sintetase e o resultado disso é o óxido nítrico, um poderoso vasodilatador.

O óxido consegue relaxar a musculatura dos vasos e assim ocorre a dilatação. O sangue passa mais facilmente, o que reduz a pressão exercida por ele na parede das artérias e veias. Por conta disso, a melancia consegue prevenir a hipertensão arterial e também ajudar no controle da doença. O potássio presente na melancia também promove efeito vasodilatador.

PROPAGANDA

2. Faz bem para os músculos

E falando nisso, o potássio é um mineral essencial para que ocorra a contração muscular e também para o envio dos impulsos nervosos.

Para movimentar cada parte do nosso corpo, é necessário que o nosso cérebro envie sinais para os músculos por meio do sistema nervoso. Só assim conseguimos nos movimentar, mas todo esse mecanismo só é possível por causa da presença do potássio.

Portanto, se você quer ter um melhor nos seus treinos, colocar melancia na sua dieta é essencial.

3. Ajuda na prevenir o câncer

A melancia é uma fruta que possui uma quantidade considerável de substâncias antioxidantes – licopeno, betacaroteno e vitamina C – que ajudam no combate ao câncer.

O nosso metabolismo produz algumas substâncias chamadas radicais livres. Estes, em grande quantidade (consumo de produtos industrializados ou ricos em agrotóxicos) podem contribuir para a alteração do DNA e assim, as próximas células produzidas passam ser sintetizadas com erro produzindo os tumores.

4. A melancia melhora o funcionamento dos rins

A melancia também é considerada um alimento diurético natural, aumento a excreção de urina. Esse é um benefício que ajuda o corpo a se manter mais limpo, eliminando diversas impurezas e melhorando a nossa saúde.

Outro benefício do potássio é o fato dele evitar a formação de ácido úrico na corrente sanguínea que, em grandes quantidades, acaba formando os cálculos renais que causam muita dor e outra série de problemas.

5. Melhora o metabolismo

A melancia é rica em vitamina B6 (piridoxina), uma substâncias que participa de mais de 100 reações do nosso organismo e interfere no metabolismo das gorduras, dos carboidratos e das proteínas. A presença dessa vitamina melhora a absorção desses nutrientes pelo nosso corpo.

Isso consegue oferecer benefícios de uma forma geral para o funcionamento do corpo já que, especialmente para aqueles que praticam atividades físicas.

Como consumir melancia

Não há uma quantidade de melancia que é recomendada para comer por dia, mas também é necessário usarmos o bom senso, afinal de contas, a fruta tem uma quantidade considerável de frutose.

melancia beneficios

Uma das vantagens da melancia é que ela pode ser consumida das mais diversas formas: suco, salada de frutas, saladas, entre outros. Além disso, você não precisa jogar o caroço fora, pois ele tem muitos benefícios: basta torrá-lo e comer um pouco todo dia.

Algumas pessoas caracterizam a fruta como indigesta, porém, isso é apenas um mito. Por ser rica em fibras, é uma fruta que demora um pouco mais para ser digerida, mas, em compensação, possui uma grande quantidade de água o que ajuda na passagem do bolo fecal pelo intestino.

Leia Também:

Frutas Que Emagrecem, Conheça As 10 Melhores!

Sucos Naturais Receitas Facéis e Saudáveis

Sucos Para Perder Barriga Tem Efeito Imediato

Compartilhe essa postagem nas redes sociais com os seus amigos e mostre para eles como comer melancia faz bem para a saúde!

PROPAGANDA