Goiaba Vermelha: Calorias, Benefícios, Receitas!

Com um aroma delicioso e que pode ser sentido de longe, as goiabas vermelhas são muito nutritivas, além de terem um sabor irresistível. Nesta matéria, vou falar a respeito das calorias da goiaba vermelha, os principais benefícios e também compartilharei algumas receitas que você pode fazer em sua casa. Confira mais sobre a fruta!

Calorias da Goiaba Vermelha (68kcal/100g)

Ao se perguntar sobre o valor calórico de um alimento, provavelmente você já deve ter em mente a necessidade de pesá-lo seja em uma balança manual ou digital. Isso porque no caso da goiaba, por exemplo, vai variar de tamanho e, consequentemente, de calorias. Normalmente, uma goiaba contém 60 calorias (unidade).

goiaba vermelha calorias

De acordo com pesquisas na internet, as calorias da goiaba vermelha são 68 cal/100g, ou seja, se você tiver ½ (meio) quilo de goiabas, ao ingerir terá consumido 340 calorias. Lembrando que o corpo gasta energia na digestão, então o consumo calórico é ainda menor.

Vitaminas da goiaba vermelha

A fruta da goiabeira contém até 4 vezes mais vitamina C do que a necessidade que nós, seres humanos, temos de ingestão diária. O ácido ascórbico ajuda o corpo a ficar mais forte, fortalecendo o sistema imunitário e também antioxida as células, prevenindo contra o câncer e o envelhecimento precoce.

nutrientes da goiaba vermelha

Outros nutrientes da goiaba vermelha são:

A goiaba vermelha (ou rosa) possui ainda Licopeno, um nutriente que faz antioxidação e combate contra o câncer. A casca tem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras que a polpa e, por esse motivo, o ideal é não descascar o fruto.

Importante: dê preferência a frutas que não sejam cuidadas com agrotóxicos, pois esses venenos ficam mais nas cascas e acredita-se que podem fazer mal ao longo dos anos, causando, inclusive, câncer. O problema é “como ter uma alimentação saudável se a maioria dos alimentos naturais recebem doses de agrotóxicos?”. Talvez ter uma horta particular em casa seja a solução.

Benefícios da goiaba vermelha

A goiaba vermelha tem um teor proteico mais elevado do que a fruta branca, isto é, o triplo se comparadas. Por isso, é uma ótima aliada a quem deseja manter ou ganhar massa muscular magra. Se você pratica esportes com esse intuito, não deixe de comer goiaba vermelha diariamente.

Goiabas vermelhas também possuem potássio, nutriente indicado no tratamento de caimbras e para prevenir contra problemas cardíacos e vasculares. Além disso, por terem vitamina C e Licopeno, podem auxiliar na prevenção do câncer e não te deixar envelhecer antes do tempo, aparentando ter mais que sua idade real.

Quanto à sua estrutura fibrosa, a goiaba vermelha é boa para saciar o apetite, sendo ótima aos que estão de dieta ainda mais por terem poucas calorias. Aqui o benefício é dobrado já que basta uma ou duas goiabas e você já não sentirá mais fome e, por ter ingerido um alimento pouco calórico, mediante a prática de atividade física, conseguirá emagrecer devido ao balanço calórico negativo.

Como fazer goiabada (receita)

A receita do doce de goiaba (goiabada) vermelha é simples e fácil de preparar. Você vai precisar de:

  • 200 ml de água
  • ½ kg de açúcar mascavo
  • 1 kg de goiaba descascada (não jogue a casca fora)

Modo de preparo: bata a fruta com a água no liquidificador, coe o suco, coloque num vasilhame e adicione o açúcar e um pouco da casca picada. Misture bem e leve ao fogo. Misture sem parar por 1 (uma) hora e depois é só desligar o fogo e colocar na forma. Espere esfriar e pronto, se delicie!!

Nota: se você quiser que a goiabada fique mais durinha, o segredo é deixar descansando por um dia e depois você vai ver que a consistência estará mais firme. O sabor, em contrapartida, continuará o mesmo.

Tudo sobre a goiaba vermelha e branca, Como fazer o chá:

Combate diarreia, Controla as taxas de açúcar no sangue, cólicas, dor de dente, de cabeça e inflamação do fígado.

https://www.youtube.com/watch?v=jp1fcY6CKmI

Bicho de goiaba faz mal?

E para finalizar o artigo de hoje, vou responder a essa pergunta: comer bicho de goiaba faz mal? Bom, apesar de dar um nojinho, às vezes não tem como perceber quando tem um bichinho na goiaba e aí a gente acaba ingerindo sem saber. Quando isso acontece, não tem problema, pois a larva contém os mesmos nutrientes da fruta já que só teve contato com esse meio.