6 Benefícios da Corrida Para a Saúde

A prática de atividades físicas é essencial para manter não só a boa forma como também a nossa saúde em dias. Fazer exercícios melhora as funções do organismo de uma forma geral e há diversos tipos de práticas que podem ser feitas. Você só precisa encontrar aquela que mais se adapta ao seu estilo de vida e também algo que combine com a sua personalidade.

Se você optou pela corrida, vai descobrir agora o quanto ela pode oferecer benefícios para a sua saúde. São melhorias tanto físicas quanto emocionais que você adquirirá com essa prática. Veja agora, mais detalhadamente, o que essa prática pode te oferecer.

corrida

6 Benefícios da corrida

1. Faz bem para o coração

As doenças cardiovasculares são uma das que mais matam atualmente e, de acordo com estudos, correr entre 10 a 15 minutos todos os dias, num ritmo lento, reduz e muito as chances do indivíduo desenvolver patologias do tipo. Pessoas que nunca correram apresentam o dobro de chance de morrer de doenças cardíacas em comparação àquelas que praticam o exercício.

2. Melhora o humor

Já percebeu que quando praticamos alguma atividade física nos sentimos mais felizes e com uma grande sensação de bem-estar depois? Alguns hormônios são liberados durante a prática de exercícios que conseguem nos oferecer essas sensações.

Além disso, já está comprovado que a corrida consegue reduzir as chances do praticante de desenvolver problemas como a ansiedade e o estresse. O cérebro pode até criar um mecanismo de recompensa com a sensação de bem-estar que aparece depois. Por isso que encontramos pessoas que são, praticamente, viciadas em corrida, algo extremamente positivo.

3. Ajuda a perder peso

Se você deseja perder peso em pouco tempo e, melhor ainda, manter o corpo que conquistou, a corrida é uma das melhores opções de exercícios para essa finalidade. Correr ajuda a consumir mais gordura como fonte de energia e isso não acontece apenas durante a prática da atividade. Após, o nosso metabolismo fica mais acelerado, gastando mais energia que o normal.

4. Fortalece a musculatura

A prática de exercícios aeróbicos e de alta intensidade como a corrida ajuda no fortalecimento da musculatura como um todo, especialmente a dos membros inferiores. Com músculos mais fortes, a mobilidade aumenta e o risco de lesões diminui.

Se você já corre e quer melhorar o seu desempenho, fortalecer a musculatura é essencial para garantir bons resultados. É possível aliar, por exemplo, o treinamento funcional com a corrida.

5. A corrida reduz o risco de câncer

Apesar da prática de exercícios físicos aumentar a liberação de radicais livres, o custo-benefício da corrida acaba tornando-se maior. Uma pesquisa realizada na Finlândia coletou informações de um grupo com 2.560 homens, durante 17 anos, e os estudiosos tiraram as seguintes conclusões: os homens que praticavam atividade física regularmente se apresentaram menos propensos a desenvolver o câncer.

6. Ajuda no funcionamento da memória

Ainda que você já esteja numa idade um pouco mais avançada, a corrida pode ajudar muito não só na prevenção da redução da memória como também na melhora dela. Movimentos realizados durante a corrida como a coordenação das passadas, o equilíbrio e outros são essenciais para manter o sistema cognitivo em dias e trabalhando ativamente.

Outro motivo para isso é o fato de que a corrida aumenta consideravelmente a circulação sanguínea e assim, o cérebro passa a ter uma melhor irrigação e maior fluxo de oxigênio e nutrientes.

Antes de praticar qualquer atividade física consulte o médico. É muito importante que todos os exames sejam realizados para que assim, você possa praticar a sua corrida sem causar maiores riscos à sua saúde. No início, o ideal é contratar um profissional para que te passe algumas orientações com o objetivo de adequar o seu corpo a um novo ritmo de vida.

Leia Também:

A prática da corrida é muito importante para manter uma boa saúde. Veja como o sedentarismo pode trazer sérias consequências para a sua vida!