Propriedades e Benefícios do Chuchu para a Saúde

 

O Que é o Chuchu e Quais São Seus Benefícios

propriedades do chuchu

Chuchu e Seus Benefícios para a Saúde

O Chuchu é um alimento vegetal rico em nutrientes, trás diversos benefícios para a saúde e poder ser usado em diversas receitas como saladas, sopas, seu preço é acessível e pode ser encontrado em qualquer mercado, ele é considerado um Fruto, semelhante ao tomate, isso porque apresenta sementes em seu interior, o sabor do chuchu é bem leve e por isso pode ser usado em diversos pratos, confira as propriedades desse fruto:

Propriedades do Chuchu

É Um alimento rico em nutrientes e de baixar calorias, o chuchu tem muita água, e por ter apenas 19 calorias para cada 100 gramas, ele se torna um ótimo alimento para pessoas que desejam cuidar da saúde e emagrecer, por ser rico em fibras, é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, além de diminuir os níveis do colesterol ruim no sangue e ajudar a manter o coração saudável, além disso ele é:

  • Antioxidante (Combate Radicais Livres)
  • Rico em Vitaminas e Minerais
  • Rico em Fibras

Chuchu Emagrece?

Por ser rico em fibras, e auxiliar no controle do açúcar no sangue, e aumentar a sensação de saciedade e melhorar o funcionamento do intestino, o chuchu uma ótima opção para quem deseja emagrecer, pois você come uma grande quantidade de alimento que possuí apenas 19 calorias a cada 100 gramas, se sente saciado e evita comer outros alimentos que fogem da dieta, confira os benefícios do fruto:

Todos os Benefícios do Chuchu Para a Saúde

O Consumo desse vegetal rico em nutrientes trás diversos benefícios para a saúde, tais como:

  1. benefícios do chuchu para a saúde

    Benefícios do Chuchu para a Saúde

    Contém alta quantidade de Água: Isso o torna um Alimento Diurético, responsável por ajudar na diminuição da retenção de líquidos e na prevenção de problemas e doenças renais.

  2. Emagrecedor: Além de ter poucas calorias, ele é rico em fibras que auxiliam na sensação da saciedade, o que faz com que você sinta menos fome.
  3. Promove a Saúde da Tireoide: Por ter zinco, que é responsável por regular a conversão dos Hormônios T3 e T4, promove um melhor funcionamento da tireoide,  juntamente com o cobre que estimula a glândula tireoide, isso impede que o hormônio T3 seja produzido em excesso.
  4. Controla o Açúcar e Colesterol no Sangue: Dessa forma junto com o potássio, acaba por reduzir a pressão arterial, trazendo benefícios e proteção para o coração, pela alta quantidade de fibra solúveis ele é um aliado para a diminuição do colesterol ruim LDL, limpando o sangue.
  5. Evita o Envelhecimento Precoce: Rico em antioxidantes, que são os flavonoides, luteolina, apigenina e polifenólicos, que são responsáveis por combater os radicais livres, que causam o envelhecimento das células.
  6. Diabetes: Por ser um alimento com baixo índice glicêmico (baixo teor de açúcar) é recomendado para pessoas que tem o diabetes, também por ser rico em fibras, acaba por retardar o processo de digestão, o que auxilia na diminuição da absorção dos açúcares no sangue.
  7. Melhora o Funcionamento do Intestino: Por ser rico em fibras, o Chuchu auxilia no melhor funcionamento do intestino, auxiliando na prevenção de constipação.
  8. Previne o Câncer: Auxilia no tratamento do câncer e também na prevenção, pois é rico em Antioxidantes, responsável por combater os radicais livres, que são os responsáveis pelo surgimento do câncer.
  9. Protege o Coração e Previne AVC: Ele é responsável por evitar a coagulação do sangue, o que protege o coração, além de prevenir o AVC, seu consumo regular auxilia na redução
  10. Previne e Trata Anemia: Rico em Vitamina B12 e Ferro, é responsável por combater a anemia, seu consumo estimula a produção das hemácias no sangue, e aumento nos níveis de hemoglobina, o zinco e a vitamina C são responsáveis por uma maior absorção do ferro no corpo, a falta de ferro e vitamina b12 causam anemia.
  11. Aumenta a Energia : Por ser rico em Manganês, ele é responsável por um aumento na disposição, e estimula o corpo também contra a fadiga, o Manganês melhora a conversão de proteínas e gorduras em energia, isso trás mais disposição e aproveitamento.
  12. Bom para Gestantes: Por ter também o Ácido Fólico, uma vitamina muito importante para gestantes, pois auxilia numa boa formação do feto.
  13. Bom para Cabelos e Pele: Por conter Vitamina C, Vitamina E, Zinco e Folato Fólico, ele contribui para uma pele e cabelos mais saudáveis, As vitaminas C e Vitamina E são responsáveis pela ação antioxidante, combatendo os radicais livres isso causa um efeito anti-idade e por conta disso, são retardados os processos do envelhecimento de cabelos e pele, além disso o zinco diminui a oleosidade da pele, o que auxilia na proteção contra a acne.
  14. Benéfico para os Ossos: Isso porque é rico em minerais, magnésio, cálcio e fósforo, que são responsáveis pela manutenção do tecido esquelético, e por manter ossos e dentes saudáveis, além de prevenir doenças.

https://www.youtube.com/watch?v=pEV7rnwITH8

Usos do Chuchu

Você pode consumir Chuchu de diversas formas, como por exemplo, numa salada, em sucos verdes, sopas com legumes, maionese de chuchu, suflê de Chuchu e muito mais.