BCAA Benefícios, Para Que Serve e Como Tomar.

Os suplementos são uma maneira de ajudar o organismo a receber vitaminas, proteínas e outros nutrientes que ajudam a fornecer energia, força e melhoram a saúde. Para quem pratica exercícios físicos o Whey Protein é um dos mais famosos, mas outro que também é muito utilizado é o BCAA.

Ele fornece aminoácidos que ajudam na recuperação muscular, e estimulam a ter mais disposição para as atividades físicas em geral. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre como utilizar, quais os benefícios e onde comprar. Por isso continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo!

O que é BCAA?

A sigla BCAA na verdade é uma abreviação de um termo em inglês, que significa aminoácidos de cadeia ramificada. Entre os presentes na composição desse suplemento estão a leucina, isoleucina e a valina, que possuem uma boa parte da quantidade de proteínas que o corpo precisa para ter um bom desenvolvimento e crescimento muscular.

Essas proteínas podem ser consumidas por meio da alimentação, porém são ingeridas em pouca quantidade e não são suficientes para o ganho de massa muscular de maneira acelerada. Por isso, muitos atletas e praticantes de atividades físicas o utilizam como suplemento diário para ter mais músculos.

O que é BCAA

PROPAGANDA

Para que serve?

O principal objetivo do BCAA é de fornecer aminoácidos e proteínas necessárias para ajudar no crescimento muscular de maneira mais rápida e com saúde. Pois já são proteínas que precisamos no dia a dia, mas que não temos em quantidade suficiente.

Ele ajuda no desenvolvimento dos músculos e estimula seu crescimento, por meio da eliminação de gordura e ganho de massa magra. Mas mais do que isso, esse nutrientes também estão ligados no fortalecimento das unhas, pele saudável, crescimento dos cabelos e até mesmo aumento da imunidade.

A função do BCAA é a de ajudar no transporte de nitrogênio, que é importante para que seja realizada a síntese dos aminoácidos e assim aconteça o anabolismo, ou seja, a construção das fibras musculares.

Ele também ajuda na produção e controle da insulina, e dessa maneira consegue controlar a presença de açúcar nos sangue.

Benefícios do uso do BCAA

O BCAA ajuda de maneira geral  a se ter mais energia para longos treinos, ajudar na recuperação muscular, ajudar na síntese protéica no organismo e também diminui a fadiga mental e física. Veja outros benefícios que ele pode ter:

  • É facilmente absorvido pelo o organismo

Um dos principais benefícios do BCAA é que ele é facilmente absorvido pelo o organismo, dessa maneira ele pode ser utilizado como fonte de energia mais rapidamente. O que ajuda no treino e também a na recuperação muscular mais rápida.

A sua absorção é tão rápida, que consumindo ele antes do treino, logo ao fim, ele já estará na corrente sanguínea e pronto para ajudar na recuperação dos tecidos e músculos pós treino.

  • Ajuda na recuperação

Como dissemos acima o BCAA ajuda na recuperação pós treino, ajudando o corpo a se recuperar melhor das atividades de alto impacto. Ele também ajuda a prevenir a dor tardia, que é aquela dor que se sente horas depois da atividade física, como as dores na perna no dia seguinte ao treino, por exemplo.

  • Ajuda no emagrecimento

Esse suplemento também ajuda na perda de peso e gordura corporal, além de estimular o ganho de massa magra. Ele também aumenta a resistência física e aumenta o metabolismo, assim tem uma maior queima de gorduras localizadas.

Os componentes do BCAA aumentam o gasto de energia e fazem com que o corpo utilize das gorduras acumuladas para produzir mais energia para o corpo.

Como tomar BCAA?

Esse suplemento pode ser consumido em pó ou cápsulas, independente do tipo que você escolha o recomendado é se tome ele 30 minutos antes da atividade física e 30 minutos depois das atividades. Dessa maneira ele fornece energia para o treino e depois ajuda a acelerar o processo de recuperação muscular.

O suplemento BCAA quando consumido em pó, pode ser misturado com qualquer líquido de sua preferência, água, leite, sucos ou vitaminas.

Com o acompanhamento de um profissional, pode ser indicado para algumas pessoas consumir o suplemento mais de duas vezes ao dia, mas é preciso que se tenha o acompanhamento adequado, para consumir a quantidade indicada para o seu caso especificamente.

Quanto custa e onde comprar BCAA?

O BCAA é vendido em lojas de suplementos esportivos ou você pode comprar também pela internet. O preço varia de acordo com o local onde você está comprando e também o tipo, pó ou BCAA em cápsulas.

Por isso, faça a consulta diretamente na loja para se ter certeza do valor. Na internet é possível encontrar dos mais variados preços, que vão desde R$ 50 a R$ 150 reais em média, para potes de 1 kg.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do BCAA são poucos, mas podem ocorrer nos primeiros dias de uso, quando o corpo está se acostumando ainda. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns são:

  • Vômitos
  • Náuseas
  • Atividades compulsivas como o TOC
  • Sobrecarga nos órgãos como o fígado, em caso de usar altas doses de BCAA
  • Problemas renais
  • Alteração de humor muito forte

Ficou com alguma dúvida? Então nos deixe um comentário sobre o BCAA!

PROPAGANDA