Batata Yacon Para Que Serve e Como consumir.

A batata é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros, podendo ser preparada de diversas maneiras, ela é um alimento muito saboroso. Assim como as várias maneiras de utilizá-la, existem também vários tipos de batatas e cada um deles pode trazer benefícios específicos para a nossa saúde. E por causa da busca cada vez maior por alimentos que ajudar a melhorar a saúde, além da nutrição, um tipo desse alimento vem ganhando destaque, a Batata Yacon.

Parecida em formato com a batata doce, ela possui menos quantidade de açúcares do que a batata inglesa, que é a que consumimos com mais frequência. Veja nesse artigo todos benefícios desse alimento!

O que é Batata Yacon

Apesar de levar o nome de batata, a verdade é que o Yacon é um vegetal que não faz parte da família das batatas. Ela ficou conhecida como Batata Yacon, em países da América do Sul, Europa e Ásia, devido a sua aparência e textura parecida com as batatas.

O que é Batata Yacon

A Batata Yacon tem origem no vale dos andes, possui um sabor meio adocicado que em primeiro momento lembra muito ao da Pêra. Ela possui nutrientes que ajudam a melhorar as funções digestivas, alimenta as boas bactérias do corpo, e ajudam a evitar problemas intestinais.

PROPAGANDA

Para que serve?

Esse vegetal é uma boa e saudável opção para substituir outros tipos de batata, uma vez que possui baixo teor calórico e muitos nutrientes importantes. A batata inglesa, que é a mais consumida, é um alimento que além de nutrir, também fornece muitas calorias, por causa do alto teor de carboidratos e também possui alto índice glicêmico,  o que acaba contribuindo para que se tenha um aumento da açúcar no sangue.

Já a batata yacon é a melhor opção para substituir a batata inglesa e também a batata doce, pois essa possui muito menos carboidratos do que os outros dois tipos, mas ainda assim é extremamente nutritiva e capaz de provocar saciedade por mais tempo. Ela também é rica em fibras, que não apenas controlam a glicemia, mas também melhoram o metabolismo e o funcionamento do intestino.

Batata Yacon para a Diabetes

Batata Yacon para a Diabetes

Quando se fala na batata yacon, logo ela é associada ao controle da diabetes, já que ela possui poucas calorias, não contribui para o aumento glicêmico e ainda é repleta de nutrientes que ajudam a controlar a açúcar no sangue, deixando os níveis estáveis e satisfatórios.

Os carboidratos que a yacon fornece ao corpo, demoram mais para serem absorvidos pelo o organismo e dessa maneira eles acabam liberando a açúcar no sangue mais devagar. Assim é possível controlar para evitar picos de insulina, por exemplo. Além de que, com isso se tem mais saciedade por um período maior também.

Regula a flora intestinal

Por causa das fibras e outros nutrientes que estão presentes na Batata Yacon, a flora intestinal é uma das beneficiadas, pois é possível controlar a presença das boas bactérias no organismo e também ajudar a eliminar as toxinas. Com isso, até mesmo o metabolismo é acelerado, o que pode ajudar a perder peso também.

Evita diversas doenças

Quando a flora intestinal é está controlada e funcionando bem, além de acabar com as toxinas que ficam no organismo, também é possível evitar infecções e problemas inflamatórios. Com isso, a batata yacon ajuda também a aumentar a imunidade e evitar diversos tipos de doenças.

Batata Yacon ajuda a emagrecer?

A yacon é um alimento que possui poucas calorias e muitos nutrientes, por isso, pode ser considerada como uma alternativa para substituir outros tipos de batatas que apenas fornecem carboidratos que acabam acumulando e virando gordura no corpo.

Os carboidratos da yacon são de lenta absorção, assim são absorvidos devagar pelo organismo o que faz com se tenha mais sensação de saciedade e assim você irá comer menos. Além das fibras que ajudam a melhorar o intestino e evitar problemas de prisão de ventre e sensação de inchaço. Sem esquecer é claro do aumento do metabolismo, que passa a queimar mais gorduras.

Sendo assim, a batata yacon pode sim ajudar no emagrecimento e é um ótima opção para substituir a batata inglesa na nossa alimentação diária.

Como consumir a Batata Yacon

Como consumir a Batata Yacon

 

Apesar de ter muitos benefícios o consumo da Batata Yacon deve ser feito de maneira controlada, pois em excesso ela pode provocar gases e incômodos. O recomendado do fruto é cerca de 200 gramas por dia, já se você for consumir a farinha o recomendado é algo em torno de 40 gramas, dependendo da receita.

Ela pode ser consumida cru, ou como ingrediente de sucos, saladas e até mesmo com frutas, uma vez que possui sabor semelhante a da pêra. Não existe uma maneira correta e mais recomendada de comer esse alimento, por isso, você pode escolher a forma que lhe agrada mais e assim ter todos os benefícios que ela pode te proporcionar.

PROPAGANDA