Barriga Inchada e Dolorida,Pode Ser: Diarreia, Gravidez….

Há uma variada gama de possibilidades quando se fala a respeito de barriga inchada. Também definida por outros termos como inchaço abdominal, abdômen distendido, barriga grande ou estômago alto, pode ser causada por um simples problema alimentar ou ser um sintoma de uma doença mais grave.

Neste artigo vamos abordar algumas possíveis causas da barriga inchada, seja ela dura, mole ou se vem acompanhada de dores abdominais. Você vai conhecer algumas formas de aliviar o desconforto e saber quando é necessário procurar ajuda médica especializada.

Barriga inchada e dolorida

barriga inchada e dolorida

barriga inchada e dolorida

A causa mais comum para barriga inchada e dolorida é o acúmulo de gases, que geralmente ocorre quando consumimos alimentos como feijão, ovos, leite, brócolis, couve-flor, repolho e refrigerante. Ainda que o desconforto causado pelos gases gere uma sensação de inchaço na barriga, não se vê necessariamente um aumento de volume abdominal.

Uma forma de alívio é tomar um remédio anti-gases e evitar consumir esses alimentos. Caso isso não resolva, é bom buscar auxílio médico, pois a barriga inchada e dolorida pode ser causada por uma doença chamada Ascite – também conhecida como barriga d’água ou ainda pela Síndrome do Intestino Irritável.

Barriga inchada e mole

Se você está notando um volume adicional na sua barriga, mas esse volume é mole quando você toca e balança quando você corre, pode ser um acúmulo de gordura localizada.

Esse tipo de gordura se acumula mais superficialmente, próximo à pele, por isso é também chamada de gordura subcutânea. Uma alimentação saudável associada a uma boa rotina de exercícios pode resolver o problema.

Barriga inchada pode ser gravidez?

Pode parecer uma pergunta boba, já que a gravidez apresenta uma série de outros sintomas que a tornam fácil de ser identificada. Mas há casos específicos, como mulheres com sobrepeso ou menstruação irregular, em que é possível chegarem até quase o final da gestação sem saber que estavam grávidas.

Nesses casos é bom observar que a gravidez pode sim causar um inchaço na barriga, especialmente na região abaixo do umbigo, que fica inchada e endurecida. Se você notar que seus seios também estão inchados, é válido fazer logo um teste de gravidez.

Barriga inchada e dores abdominais

Existem situações mais delicadas que podem apresentar o sintoma de barriga inchada acompanhada de dores abdominais. É o caso da Pancreatite Aguda, uma inflamação no pâncreas que também causa diarreia.

Atenção, para quem tem Intolerância ao Glúten 

Outra possibilidade é a Intolerância ao glúten ou doença celíaca, uma doença imunológica que se caracteriza por causar uma inflamação nas paredes do intestino sempre que exposto a alimentos que contenham glúten, já que o organismo não consegue absorver bem essa proteína. Além da barriga inchada e das dores, esse distúrbio pode causar diarreia.

Há ainda diversas outras possíveis causas para a barriga inchada:

Como a existência de uma hérnia, intolerância a lactose, cisto no ovário, prisão de ventre, mioma e até mesmo TPM. Na maioria dos casos a barriga inchada não vem sozinha e pode estar acompanhada de outros sintomas como cólicas, enjoo, vômitos e diarreia.

Dicas para diminuir inchaço na barriga

Gases intestinais nunca mais! Aprenda como:

Se você está sentindo inchaço na barriga e apenas uma mudança nos hábitos alimentares não resolver o problema, procure ajuda médica especializada.