Banha de Porco: Benefícios, é Saudável, Tem Colesterol?

Quem diria, a boa e velha banha de porco pode ser uma grande aliada na busca por mais saúde. As informações sobre dieta são reavaliadas de tempos em tempos e alguns alimentos antes considerados “proibidos”, passam a ser vistos sob um novo ângulo, com o reconhecimento de seus benefícios.

A banha suína é um desses alimentos. Depois de ser associada por anos a um maior risco de enfarto, AVC e outras doenças cardiovasculares, vem sendo apontada por diversos profissionais de saúde como uma excelente opção de gordura. Se você está na dúvida se deve começar a utilizar a banha para preparar seus alimentos, esse artigo trará as respostas que você procura.

Banha de porco é saudável?

Para respondermos se a banha de porco é saudável, precisamos analisar sua composição. Ela é composta por cerca de 40% de gorduras saturadas, 45% de gorduras monoinsaturadas, além de um pequeno percentual de gorduras poli-insaturadas. Mas afinal, o que isso significa?

banha de porco

Banha de Porco

O que fez esse alimento ser considerado um vilão por muito tempo foi justamente seu alto nível de gordura saturada, que acreditava-se estar ligada a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

PROPAGANDA

Na verdade, a gordura saturada é saudável

Essa é a questão; nas décadas recentes, vários profissionais da área médica e diversos estudos, como essa meta-análise de 2010, vêm colocando em xeque a relação de causa e efeito entre o consumo de gordura saturada em excesso e o aparecimento de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Inclusive, diversos especialistas defendem que a gordura saturada, além de não fazer mal à saúde do coração, tem um alto poder antioxidante, contribui para a redução dos níveis de LDL (mau colesterol) e aumenta as taxas de HDL (bom colesterol).

Excelente para cozinhar

Além disso, a banha suína pode ser aquecida e atingir altas temperaturas sem produzir compostos tóxicos, diferente do que o ocorre com os óleos de origem vegetal hidrogenados (soja, canola, girassol, etc.). Por isso ela é considerada uma opção mais saudável de óleo para cozinhar.

Levanto todos estes aspectos em consideração, podemos responder com toda tranquilidade: sim, banha de porco é saudável.

Porém, para aproveitar todos os seus benefícios, é importante consumir a banha natural, que não tenha passado por nenhum tipo de processamento, pois isto anula suas propriedades benéficas.

Banha de porco: benefícios

Longe de ser um alimento prejudicial à saúde, a banha de porco proporciona vários benefícios, entre os quais podemos citar:

Banha de porco beneficios

Banha Suína

  • Ajuda a controlar o colesterol. As gorduras monoinsaturadas presentes na banha têm ação comprovada na redução do LDL ((mau colesterol) e aumento dos níveis de HDL, conhecido como “bom colesterol”. E como vimos no tópico anterior, a gordura saturada que a banha contém, diferente do que foi difundido por décadas, também ajuda a manter bons níveis de colesterol.
  • Tem ação antioxidante. As gorduras presentes na banha suína têm a capacidade de combater os efeitos nocivos que o excesso de radicais livres causa no organismo. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes ajuda a evitar o surgimento de diferentes tipos de câncer, o envelhecimento precoce e até certos problemas estéticos, como a celulite.
  • É um bom alimento para os diabéticos. Por não conter carboidratos, a banha de porco não promove um aumento drástico dos níveis de glicose no sangue, por isso ela é uma ótima opção de alimento para ser incluído na dieta de pessoas diabéticas.
  • É rica em vitamina D. A banha contém excelentes níveis dessa vitamina, que é essencial para a manter os ossos fortes e saudáveis. A vitamina D também desempenha um papel importante na produção adequada de hormônios em ambos os sexos e fortalece o sistema imunológico.
  • Ajuda a prevenir a depressão. Esse benefício é explicado pela presença de ácido oleico na composição da banha. O ácido oleico é um ácido graxo cujo consumo é associado a um menor risco de desenvolver a doença.

Banha de porco tem colesterol?

Sim, a banha de porco contém colesterol. Entretanto, há estudos que comprovam que o consumo de alimentos ricos em colesterol não causa elevação do colesterol sanguíneo. Essa mudança de paradigma fez com que outro alimento que antes era considerado vilão, hoje seja considerado um dos mais nutritivos e benéficos do mundo: o ovo.

Banha de porco engorda?

Existe o mito de que os alimentos ricos em gorduras, como a banha de porco, causam o excesso de peso.

Longe disso, o que a ciência vem demonstrando é que as gorduras saudáveis, ou seja, aquelas naturalmente presentes nos alimentos (que é o caso da banha), não só não levam a um maior acúmulo de gordura no corpo, como também ajudam o organismo a metabolizar as gorduras de maneira mais eficiente.

Banha de porco engorda

Portanto, podemos dizer que incluir a banha na alimentação não faz engordar, além de trazer benefícios à saúde.

É claro que, como qualquer outro alimento, a banha suína deve ser consumida de forma equilibrada dentro da dieta.

Como você pôde conferir ao longo desse artigo, a banha de porco oferece benefícios à saúde e não engorda, desde que consumida com bom senso, sendo uma opção muito mais saudável que os óleos vegetais hidrogenados para cozinhar.

Qual é mais Saudável Banha Suína ou Óleos Vegetais?

Dr Rocha, Médico Especialista em Emagrecimento e Diabetes Tira a sua Dúvida, Assista o Vídeo:

Leia Também:

Alimentação Saudável e Equilibrada | 10 Dicas Valiosas

Arroz integral: como fazer na panela elétrica, de pressão, benefícios e muito mais!

Adoçante: qual a melhor marca? Faz mal? É melhor que açúcar? Confira!

Portanto, você pode comer a banha suína sem medo e desfrutar de todos os seus benefícios, para ter uma vida mais saudável e com mais sabor.

PROPAGANDA