Banana: Composição, Benefícios e Cuidados na Dieta.

A Banana é uma fruta muito comum, pois é facilmente encontrada em qualquer época do ano. Mas além de ser saudável, ela possui muitos benefícios para a nossa saúde, uma vez que é uma rica fonte de potássio, vitaminas do complexo B e outros nutrientes. Além disso, ela também pode ajudar a melhorar o humor e a diminuir a pressão arterial.

Se você quer saber mais sobre essa fruta e seus benefícios para a saúde e bom funcionamento do corpo, continue lendo esse artigo que contamos tudo para você. Confira!

Composição da Banana

A Banana desde quando ainda está verde, até madura possui diversos nutrientes importantes para o nosso corpo. Ela é rica em potássio, fibras, minerais, vitaminas do complexo B, além de antioxidantes como a dopamina.

Banana Composição

Cerca de 75% da fruta é composta de água, e os tipos mais comuns que encontramos no Brasil são: prata, maçã, nanica, ouro e banana da terra. Os componentes nutricionais de cada tipo são praticamente os mesmo, o que difere em sua grande maioria são os tamanhos e sabores de um tipo para o outro.

Benefícios

Com certeza se você já sofreu com cãibras já ouviu alguém falando que precisa de comer banana para melhorar. Pois essa é uma afirmação verdadeira, uma vez que o potássio é responsável por ajudar a evitar esses problemas.

Mas mais do que isso essa fruta possui muitos outros benefícios como:

  • Regula o intestino: Uma vez que é rica em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e evitar problemas como a prisão de ventre. Que também é um problema para quem deseja emagrecer, pois é preciso que o intestino esteja funcionando bem para se conseguir perder peso mais rapidamente. E a banana ainda tem a vantagem que o consumo da fruta madura ajuda a acabar com a prisão de ventre, mas a banana verde pode ser consumida para acabar com diarreias.
  • Melhora o coração: O potássio também é responsável por diminuir a pressão arterial e por manter a estabilidade dos batimentos cardíacos, evitando assim problemas cardiovasculares.
  • Melhora o humor: O triptofano presente nesta fruta tem como uma das funções participar da formação de hormônios que melhoram o humor e com isso ajudam também a evitar problemas como a depressão e tristeza profunda, pois ajudam a relaxar mais e se sentir melhor.
  • Melhora o sistema imunológico: A banana é rica em vitamina C que tem como função melhorar a saúde e prevenir doenças.
  • Melhora a pele: Ela também é rica em manganês, que ajuda a deixar a pele muito mais bonita e saudável, mas não só a pele, como melhorar as funções cerebrais e também fortalece os ossos.
  • Pode ajudar a parar de fumar: As vitaminas B6 e B12 ajudam para que o corpo se estabilize mais rapidamente e se adapte melhor a ausência da nicotina para que assim ele não sinta tanto a abstinência do cigarro.
  • É antioxidante: Por isso ajuda a deixar a pele mais bonita e a diminuir linhas de expressões e rugas.

Para a dieta

Uma das maiores controvérsias a respeito da banana é o seu uso por quem deseja emagrecer. Pois mesmo que ela tenha benefícios que ajudam a aumentar o metabolismo, essa é uma fruta rica em carboidratos e em açúcares. O que acaba prejudicando quem está em busca de perder peso.

Porém é possível sim consumi-la durante a dieta, desde seja feito de maneira controlada e sem exageros.

A melhor maneira de consumir ela sem atrapalhar a dieta é comer a banana junto com outro alimento, como a aveia por exemplo. Dessa maneira você está recebendo as proteínas, vitaminas e minerais da banana e da aveia ao mesmo tempo, sem contar que a aveia é rica em fibras que controlam a presença dos açúcares da banana.

Como consumir

A maior parte do consumo da banana é in natura. Mas a fruta madura pode ser consumida de diversas maneiras como em saladas de frutas, em doces, em bolos, com iogurtes e existem pessoas que consomem até juntamente com a comida do dia a dia.

Além disso, atualmente existem banana chips, que é a fruta desidratada e cortada de maneira fina, muito consumida em lanches ao longo do dia.

A banana verde também pode ser consumida e possui benefícios a saúde, ela pode ser feita assada, frita ou transformada em biomassa.

O que é biomassa de Banana

A biomassa é feita da fruta ainda verde, quando a banana está verde é rica em amido que é um tipo de carboidrato que não é digerido pelo estômago, dessa maneira após o seu consumo ele é liberado do organismo juntamente com parte da gordura e com açúcares digeridos.

biomassa de Banana

Ele também é responsável por provocar uma sensação de saciedade e por ter uma ação parecida com das fibras no organismo. Além de ajudar a diminuir o colesterol e os níveis de triglicerídeos.

A biomassa também é utilizada para fazer doces saudáveis e funcionais, ideais para quem está de dieta.

Benefícios da Biomassa de Banana Verde: Dicas, Cuidados e Orientações de Consumo.

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