ASMA: VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA?

Você sabe do que se trata a asma? A asma é uma inflamação crônica que ocorre nas vias aéreas. Quando consideramos os pulmões do indivíduo com asma, devemos saber que eles são mais sensíveis e também inflamados, o que faz com que eles reajam para todo e qualquer sinal de irritação.

É claro que todos nós possuímos essas irritações de vez em quando. Porém, a diferença dos fatores que podem causar essa irritação é que selecionam uma pessoa com e uma sem asma. No caso, o indivíduo não portador da doença sentiria a irritação por conta da fumaça presente em um incêndio, enquanto o asmático teria a mesma sensação por razões mais frágeis, como é o caso da poeira, por exemplo.

sintomas de asma

Asma é causada por uma inflamação crônica nos brônquios

A doença de caráter crônica é uma das que mais afeta o mundo todo, sendo mais de 230 milhões de indivíduos ao redor do planeta com a doença. No Brasil, porém, a estimativa é que aproximadamente 10% da população sofre com o problema.

Tipos De Asma

Existem diferentes tipos de classificação da asma, o que irá depender da gravidade da doença, lembrando que esse também é um fator que pode se alterar com o tempo.

PROPAGANDA

• A primeira categoria é a de Grau 1, pelo qual o indivíduo com a doença sentirá sintomas mais leves, duas noites a cada mês ou cerca de dois dias no meio da semana, sendo que os sintomas são predominantes no inverno;

• Já o grau 2 é marcado por sintomas um pouco mais persistentes que podem ocorrer mais vezes durante a semana, mesmo que ainda sejam considerados leves;

• Já o grau 3 apresenta sintomas da doença que persistem pelo menos uma vez por dia e geralmente mais do que uma noite a cada semana;

• Por fim, o grau 4 e mais grave é aquele em que os sintomas são persistentes e mais graves, e ocorrem tanto com o decorrer do dia, como também com frequência pela noite.

Causas Da Asma

Não existe exatamente um fator que provoque a asma em si, porém, cada indivíduo possui uma sensibilidade diferenciada tanto para apresentar os sintomas da doença, como também para provocar as crises.

Geralmente, as crises acontecem quando os indivíduos que sofrem da doença ficam expostos diretamente com substâncias que são transportadas pelo odor, como é o caso de mofo, poeira, ácaros, pólen, pelo de animal, partículas de insetos, poluição, fumaça de cigarro e outros. Porém, uma outra parcela dos asmáticos também pode apresentar crises após o contato com desinfetantes, tinta e outros produtos de limpeza com substâncias químicas.

Além disso, outras infecções comuns como é o caso de uma gripe ou resfriado, também podem ser fatores determinantes para que uma crise de asma se desencadeie no indivíduo.

Alimentação

Porém, a própria alimentação do indivíduo também pode ser um fator fundamental para desencadear uma crise de asma. Entre os alimentos, podemos dar destaque ao amendoim, ovo, leite de vaca, camarão e demais crustáceos, peixe, soja, alguns tipos de saladas e, até mesmo, frutas frescas. Além disso, parte dos alimentos industrializados também podem provocar a asma, por conta de aditivos e conservantes.

PROPAGANDA