Arroz integral: como fazer na panela elétrica, de pressão, benefícios e muito mais!

Grãos longos integrais são super saudáveis e, por isso, é importante não abrir mão desse tipo de alimento a fim de manter sua saúde em alta. Neste artigo, portanto, falarei a respeito do arroz integral: como fazer na panela de pressão, elétrica, benefícios, se é verdade que engorda ou emagrece, e muito mais. Continue sua leitura e descubra tudo isso e mais um pouco sobre a importância de consumir arroz castanho cozido ao invés do branco. Confira!

Arroz integral benefícios

Os benefícios do arroz integral são diversos, pois trata-se de um grão longo que não passou pelos processos industrializados do arroz branco, que remove os nutrientes desse alimento. Caso você ainda não saiba, estamos falando de um carboidrato, alimento que tem a função de fornecer energia ao corpo humano.

Arroz integral benefícios

Acontece que quando o assunto é qual o benefício do arroz integral, a história é outra, pois são muitos os nutrientes: proteína, ferro, vitamina B6, magnésio, cálcio, potássio, fibra alimentar e muitos outros, além, é claro, das poucas calorias do arroz integral. O fato de ser pouco calórico, torna esse tipo de grão alimentício ainda mais saudável e interessante.

Os principais benefícios do arroz integral são:

  • Suprimento energético, permitindo ao corpo ter “combustível” para realizar suas funções
  • Auxiliar na manutenção da massa magra devido ao seu índice proteico
  • Auxílio aos ossos e dentes em virtude de conter cálcio
  • Ajuda a prevenir contra doenças provenientes da carência férrica (anemia, por exemplo)
  • O arroz integral é bom pra que o colesterol seja controlado.
  • É uma prevenção a males do coração (hipertensão)
  • Sacia o apetite devido à sua composição fibrosa (efeito sacietógeno)
  • Pode engordar ou emagrecer (explicarei nos próximos tópicos)

Realmente há benefícios em comer arroz integral, faz bem à saúde e melhora sua qualidade de vida. Depois que você experimentar e seu corpo estiver acostumado, você mesmo(a) vai notar a diferença.

PROPAGANDA

Arroz integral engorda?

Essa é uma das dúvidas que as pessoas têm: será que comer arroz integral faz engordar? Na verdade, depende da quantidade e assim é com qualquer alimento. Desde que você coma de modo regrado (e não faça a ingestão de alimentos que fazem mal), não vai te deixar gordo ou gorda.

Ainda com relação ao arroz integral, como fazer é um detalhe bem importante, evitando uma refeição com óleo ou muito sal, porque, assim, você não acaba engordando.

Arroz integral emagrece?

Sim, desde que a pessoa não exagere no consumo e tenha hábitos alimentares saudáveis, comer arroz integral ajuda a emagrecer. Lembrando que não se deve ingerir refrigerante, açúcar, farinha branca em excesso, muito sal, fritura, doces, produtos enlatados, corantes, conservantes, etc.

Arroz integral ajuda a perder peso, pois é hipocalórico e mata a fome em decorrência de sua ação sacietógena (por causa das fibras).

Arroz integral: como fazer

Provavelmente, se você buscar na internet vai encontrar diversas maneiras e modos de como cozinhar arroz integral. A verdade é que não existe tanto segredo assim. Basta colocar na panela, pôr água fervente e deixar cozinhando. Receitas com arroz integral não faltam na web.

Arroz integral: como fazer

Arroz integral: como fazer

Você terá como preparar arroz integral com legumes, carne, milho, frango, peixe, bacon, e caprichar nos temperos naturais e ervas finas.

Como fazer arroz integral soltinho

A dica nesse caso é dar umas tostadinha nos grãos antes de colocar a água, e também não exagerar na quantidade de água. Basta colocar azeite na panela, alho, o arroz, deixar dourar, pôr um pouquinho de água, mexer bem, depois coloque o restante da água. Procedendo assim, você pode fazer arroz integral solto que fica uma delícia!

Como fazer na panela elétrica?

Basta seguir as recomendações acima, lembrando que o tempo de cozimento do arroz integral em panelas elétricas é menor.

Como fazer na panela de pressão?

Do mesmo modo que você faz feijão. Depois de levar a panela ao fogo, coloque azeite, alho, ponha o arroz, mexa, espere um pouco, coloque a água (o dobro do volume do arroz integral), e tampe. Espere pegar pressão e deixe por 10 minutos. Apague e sirva! Esse é o jeito mais fácil de cozinhar arroz integral na panela de pressão, lembrando que o fogo deve estar alto.

Calorias

E encerrando o artigo de hoje, além desses detalhes relacionados ao arroz integral: como fazer, benefícios, etc, é importante conhecer o valor calórico vide tabela abaixo.

Arroz integral calorias

Entenda os diferentes tipos de arroz e seus Benefícios.

Leia Também:

Nutrientes e Benefícios das Leguminosas.

Como diminuir o colesterol ruim: alimentos, chá, dieta

Tipos de Carboidratos e Suas Funções.

São 111 calorias por 100 gramas de arroz integral de acordo com o Google, utilizando a fonte da USDA (departamento de agricultura dos Estados Unidos).

PROPAGANDA