Como Funciona a Aromaterapia e Seus Benefícios?

A aromaterapia é utilizada há muito tempo. Um bom exemplo do quão essa prática é antiga é quando falamos dos incessos. Acreditasse que determinadas essências possuem um poder curativo, ajudando a equilibrar as nossas emoções e atuam até mesmo na prevenção de doenças.

Veja agora como essa técnica funciona e quais são os seus principais benefícios para a nossa saúde.

Como funciona a aromaterapia?

Essa terapia alternativa utiliza-se do poder dos óleos essenciais para promover diversas mudanças positivas no nosso organismo. Esses óleos são preparados a partir de plantas específicas e outras substâncias e são extremamente concentrados, ou seja, há uma grande quantidade de princípios ativos. Para se ter uma ideia, a quantidade de componentes químicos pode ultrapassar o número de 300 em apenas um óleo.

aromaterapia como funciona

Para a sua fabricação são utilizadas diversas partes das plantas como folhas, flores, caule, raízes e também sementes. Além desses elementos, é possível encontrar outros como hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, cetonas, ésteres, óxidos e outros. Apesar de serem óleos, não possuem consistência gordura e são extremamente voláteis, ou seja, são rapidamente evaporados.

Eles podem ser usados de diversas formas como, por exemplo, diluídos na água do banho, por inalação diluído em algum líquido quente, podem também ser espalhados pelo corpo com a ajuda de um outro óleo carreador, dentre outras possibilidades.

Quais são os benefícios dessa técnica?

1. Diminui o estresse

O estresse tem se tornando uma doença cada vez mais comum em nosso meio devido a diversos fatores como sobrecarga de trabalho e de informações, problemas familiares, trânsito em excesso, má alimentação e péssimos hábitos de vida dentre outros.

Uma pesquisa feita na USP avaliou se há realmente uma relação direta entre a aromaterapia e o estresse. Foram recrutados 36 estudantes sendo que 18 receberam o tratamento de inalação de óleos essenciais em 7 sessões, cada uma com 10 minutos. No grupo que não recebeu o tratamento, o nível de estresse caiu 11% enquanto que no que recebeu, o nível desceu em 24%.

2. Melhora a insônia

Eis aqui uma das consequências dos altos níveis de estresse e de ansiedade: a insônia. Quem sofre desse problema passa o dia todo se sentindo cansada e isso é completamente normal já que o descanso realmente não aconteceu.

É bastante comum que a dificuldade para dormir esteja ligada a um problema emocional. Como a aromaterapia consegue reduzir o estresse e a ansiedade, consequentemente, depois do tratamento, os problemas com o sono diminuem e você consegue ter uma noite tranquila e acordar revigorado.

3. Aromaterapia, Auxilia no tratamento da depressão

A depressão é uma doença grave que, se não for tratada a tempo pode levar à morte. Alguns de seus sintomas são falta de apetite, desânimo, sensação constante de fracasso, apatia, falta de interesse na maioria das coisas entre outros.

Ao escolher o aroma adequado como o de jasmim, por exemplo, o perfume se comportará acionando uma espécie de gatilho no cérebro. Como o olfato está ligado também ao nosso sistema límbico – que controla as emoções – alguns aromas podem fazer com que a nossa mente “sinta-se feliz” e assim, os sintomas da depressão são aliviados.

4. Fortalece o sistema imune

Como já diz o ditado, melhor prevenir que remediar. Então, nada melhor que deixar as nossas células de defesa prontas para o ataque a qualquer momento. A aromaterapia oferece efeitos antifúngicos, microbianos e bacterianos e consegue proteger o nosso corpo de diversas doenças. Alguns óleos como o de limão, de eucalipto e de canela são bons exemplos.

Aromaterapeuta Explica os Tratamentos com Essa Técnica Natural:

Estresse,Agitação,Equilíbrio Mental,Emocional,Físico e Espiritual.

Leia Mais:

A aromaterapia age como um agente coadjuvante no tratamento e prevenção de algumas doenças. É muito importante procurar um especialista para ter a resolução do problema com maior rapidez. Veja também como alguns óleos podem deixar o cabelo mais bonito e saudável!