Arnica: O que é, Para que serve, Benefícios e Como usar.

Se você é adepto de produtos naturais e de alternativas que não sejam o uso de medicamentos para dores musculares ou dores de cabeça, há grandes chances de conhecer a Arnica e os seus benefícios para a saúde. Pois ela é uma planta medicinal com propriedades curativas analgesicas. E para saber mais sobre os benefícios que ela traz para a nossa saúde continue lendo o nosso artigo.

O que é Arnica

A primeira coisa a se saber sobre essa planta é que apesar das suas propriedades medicinais ela possui alguns tipos que podem ser tóxicos. Por isso ela não é uma planta que basta colher e fazer um chá para curar as dores. É preciso saber exatamente o tipo de planta que se está colhendo e se é a certa, pois senão no lugar de se curar, pode está prejudicando a saúde.

arnica

Arnica planta

A boa notícia é que a maioria dos tipos da Arnica são medicinais e podem ser utilizados para várias doenças, como veremos a seguir.

Para que serve

A Arnica pode ser utilizada como medicamento natural, pois ela é ótima para infecções, inflamações e como cicatrizante. Ela pode ser utilizada tanto como óleo, como medicamento homeopático de uso externo como cicatrizante.

Um dos tratamentos em que a Arnica é utilizada é para:

  • Melhorar a aparência de Hematomas;
  • Diminuir o inchaço causado por Torções;
  • Escoriações;
  • Melhorar as Contusões;
  • Diminuir os edemas relacionados à fraturas e dores reumáticas dos músculos e articulações;
  • Ajudar a melhorar os processos inflamatórios da orofaringe;
  • Furunculose;
  • Aliviar a dor e o inchaço causado pelas Picadas e ferroadas de insetos;
  • Flebite superficial;

A Arnica também pode ser utilizada para ajudar a estimular a circulação do sangue evitando o aparecimento de edemas e de coagulação em determinadas áreas do corpo. E em alguns de seus usos ela possui funções sedativas que aliviam dores quase que imediatamente.

Benefícios da Arnica

A Arnica é um planta que possui muitos benefícios, mas nenhum deles é obtido se ela for ingerida. Pois com estudos já foram comprovados que ela possui propriedades tóxicas e que podem ser letais caso seja consumida via oral. Por isso o melhor a se usar é como óleo ou soluções a base da planta. Ela também pode ser utilizada como talco, que inclusive é muito bom para combater a oleosidade e a queda de cabelos e também pode ser utilizado para irritação na pele de bebês.

O óleo é muito utilizado para diminuir inchaço, inflamações, dores localizadas e hematomas. Ou seja, a arnica é uma ótima opção natural para machucados e inflamações e vem da sabedoria popular, mas com comprovações científicas. Uma vez que diversos estudos comprovam os seus benefícios, desde que com o uso de maneira externa.

Como usar?

Você pode usar a flores de Arnica para fazer compressas e aliviar dores musculares e também para poder diminuir inflamações e inchaços causados por torções e lesões; Prepare uma colher de flores com 300 ml de água e fervendo. Deixe em infusão por 15 minutos e coe. Depois coloque no local onde está inchado ou com dores e deixe até esfriar. Sempre aplique morno.

Você também pode usar o óleo de Arnica, ele é vendido em lojas de produtos naturais e até de cosméticos. Ele pode ser utilizado diretamente no local afetado de acordo com a necessidade de melhora.

Caso você queira pode também fazer o seu próprio óleo:

  • 10 colheres de óleo de azeite de oliva
  • 100 gramas de folhas secas de Arnica

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo por três horas, sempre mexendo aos poucos.

Em hipótese alguma consuma via oral a Arnica, pois ela é uma planta com propriedades tóxicas.

Tem efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem ter mais sensibilidade do que outras em relação ao uso dessa planta. Então podem surgir alergias no local onde ela é aplicado. Caso isso aconteça suspenda imediatamente o seu uso e procure um médico ou especialista para saber se é realmente uma reação a planta ou a outra coisa. Mas só volte a utilizar com a autorização profissional.

Tem alguma contraindicação?

O óleo de Arnica ou a compressa não são recomendados para serem utilizados por crianças menores de 3 anos. Nesse caso recomenda-se utilizar o talco para os bebês, pois é feito com produtos antialérgicos.

Além disso, a planta, óleo ou outra forma, não deve ser aplicada diretamente em feridas abertas, pois pode piorar as infecções.

Se você ficou com alguma dúvida sobre essa planta, nos deixe um comentário que responderemos assim que possível!