Entenda o que são os Antioxidantes, Qual a sua Utilidade, Onde Podemos Encontrar nos Alimentos.

Eu duvido muito que você nunca tenha ouvido o termo “antioxidante” na sua vida, especialmente se saúde e bem estar são prioridades no seu cotidiano. Mas será que você tem ideia do que é o antioxidante e o que ele pode trazer de positivo para o seu organismo e, consequentemente, para o seu dia a dia? É sobre isso que falaremos a seguir!

O Que são os Antioxidantes?

Os antioxidantes nada mais são do que substâncias que ajudam a evitar a formação de radicais livres no nosso corpo, substâncias essas que como já explicamos em textos anteriores fazem com que as nossas células passem por envelhecimento precoce, o que colabora para que doenças graves surjam no nosso organismo, como o câncer, por exemplo.

A boa notícia é que encontramos os antioxidantes sem dificuldades nos alimentos que a natureza nos dá, em suplementos fabricados, em vitaminas, minerais e em cremes anti-idade cada vez mais produzidos na nossa era. É importante ainda assim ter consciência de que qualquer suplementação ou cosmético só deve ser utilizada com o aval e a orientação precisa de um especialista de saúde!

Qual a Utilidade dos Antioxidante?

Essa deve ser a sua pergunta no momento, certo? Para que consumir antioxidantes tão vorazmente? O que eles podem me trazer de bom?

A verdade é que eles ajudam a afastar do seu organismo a ação dos radicais livres, o que protege as suas células estruturalmente e evita que elas sofram mutações, o que pode causar…

  • O seu envelhecimento precoce;
  • Uma série de doenças cardiovasculares;
  • Problemas como aterosclerose;
  • Diversos tipos de câncer;
  • Males como o Alzheimer;
  • Diversas doenças pulmonares;

Os antioxidantes mais importantes que encontramos nos alimentos são a vitamina A, C, E, os carotenoides, os licopenos, o ômega 3, o selênio e os flavonoides!

Em que Alimentos Podemos Encontra os Antioxidantes?

Se você quiser consumir antioxidantes de maneira natural aposte na sua alimentação! Afinal, consumindo frutas, vegetais, legumes e grãos em abundância você certamente estará preenchendo as suas necessidades de antioxidante no organismo para evitar doenças.

alimentos antioxidante

Alimentos Antioxidante

Alguns alimentos antioxidante que você pode apostar sem medo são o morango, as uvas, a couve, os brócolis, o agrião, o arroz, o trigo, o tomate, a acerola, a laranja, os grãos integrais como a chia, o sésamo, a linhaça, a castanha do Pará e a castanha de caju!

Podemos Encontrar os Antioxidantes em Suplementos e em Produtos Cosméticos?

A resposta é sim, podemos! Existem muitos medicamentos e produtos voltados para a proposta de antienvelhecimento, que são ricos em suplementos cheios de vitaminas, como os que contém grande teor de ômega 3, betacaroteno e vitamina C.

Quando se trata de cosméticos eles são muito usados com a ideia de prevenir o envelhecimento, combinando vários tipos de antioxidante para oferecer o maior número possível de benefícios para a pele.

Em suma, não podemos viver sem os antioxidantes e é importante sempre abastecer o organismo com uma grande gama deles, mas se for necessário apostar em suplementos e cosméticos busque alguém capacitado, que vai te ajudar a tratar a questão sem que você caia no erro ou cometa excessos que acabem te prejudicando!