Antibióticos Naturais Para Garganta, Feridas e Infecção Urinaria.

Podemos encontrar nos alimentos uma fonte inesgotável de benefícios. Eles conseguem nos oferecer tudo o que precisamos para manter a nossa saúde em dias. Basta que tenhamos uma dieta balanceada e adequada para as nossas necessidades do dia a dia.

Porém, nosso corpo pode ter atingido por agentes nocivos como as bactérias, seres que causam doenças e problemas como a infecção. Para combatê-las, a ciência criou diversos tipos de antibióticos, porém, você também pode ajudar o seu corpo com o consumo de antibióticos naturais.

Veja agora como combater infecções na garganta, urinária e a tratar feridas usando apenas recursos naturais como alimentos e ervas.

Antibióticos naturais para infecção urinária

Antibióticos naturais para infecção urinária

A infecção urinária é bastante comum, especialmente nas mulheres, e pode causar bastante incômodo e dor. É comum sentir ardência ao urinar e também urgência para ir ao banheiro, mesmo que a quantidade de urina seja muito pequena.

Diversas situações estão relacionadas com o aparecimento de bactérias nas vias urinárias: gestação, diabetes, problemas anatômicos no trato urinário, menopausa, estresse, sistema imune baixo, entre outras.

Em quase todos os casos, o médico recomenda o uso de antibióticos. Porém, é preciso ter cuidado com esse tipo de remédio já que eles afetam o fígado e podem fazer com que as bactérias fiquem ainda mais resistentes.

Para ajudar no tratamento, você pode recorrer aos alimentos e demais substâncias naturais como:

  • Salsa: pode ser misturado ao suco de frutas ácidas como limão e laranja para ser consumido;
  • Lactobacilos: melhora a flora intestinal e ajuda o corpo a produzir mais células de defesa;
  • Diuréticos: esses são seus melhores aliados porque ajudam a limpar as vias urinárias. Quanto mais você urinar, mais bactérias saem do organismo. Comer aipo, alfafa e aspargos é uma ótima escolha.

Antibióticos naturais para feridas

A cicatrização de feridas é um processo natural da pele. Nele, temos a formação e organização das fibras de colágeno e também da elastina. Porém, a produção dessas substâncias depende da presença de outras e algumas também podem acelerar o processo.

Veja abaixo algumas boas opções de agentes que você pode aplicar em cima das feridas para intensificar o processo de fechamento das mesmas:

  • Babosa: bastante conhecida pelas mulheres que cuidam dos cabelos, a babosa também é ótima como agente cicatrizante. Basta abrir a folha, remover o gel e aplicar na ferida com a ajuda de uma gaze. Espere que a pele absorva o conteúdo e remova a gaze. Pode fazer isso várias vezes por dia, pois além de auxiliar na melhora, a babosa também reduz a dor;

 

  • Tanchagem: esse é um conhecimento passado por meio das gerações e assim, a tanchagem se tornou bastante famosa por ajudar no tratamento de feridas. Ela apresenta propriedades anti-inflamatórias e antibióticas;

 

  • Mel: para quem acha que o mel só serve para adoçar os alimentos, engana-se. Ele é um excelente antibacteriano e, ao liberar o peróxido de hidrogênio na pele, consegue evitar que as bactérias se proliferem. Também atua na redução da dor.

Antibióticos naturais para garganta

Aqui, os chás, sem dúvida, são as grandes estrelas. É possível combinar uma boa quantidade de substâncias e obter uma bebida poderosa, capaz de neutralizar a ação das bactérias.

Por exemplo, o chá de gengibre com limão é bastante famoso. O limão já é conhecido por ser rico em vitamina C e melhora o sistema imune. Já o gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Para fazer o chá, misture ½ litro de água, meio limão com casca e 2 colheres de sopa do gengibre ralado ou em pó. Você deve beber duas xícaras do chá por dia.

Leia Também:

Plantas Medicinais | Suas Utilidades e Benefícios na Saúde.

Veja os Benefícios e Como Fazer o Chá de Alface

Chá de Alho Para Garganta,Pressão Alta e Infecção Urinária

É possível também fazer xaropes caseiros como o de mel com açafrão. Ele leva 2 colheres de sopa de açafrão em pó, 200 gramas de mel e uma pitada de gengibre ralado ou em pó. Basta misturar tudo, guardar em um pote de vidro e tomar meia colher de sopa 3 vezes ao dia.