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Bem Estar

ANSIEDADE: APRENDA A CONTROLAR!!

ANSIEDADE: APRENDA A CONTROLAR!!
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Correria, muitas coisas para resolver, cobranças internas e externas.Resultado: sobrecarga de ansiedade.

Os Sintomas da Ansiedade São Fáceis de Identificar:

• Respiração rápida,

• Hábitos repetitivos (chacoalhar a perna quando sentado ou roer unhas),

• Confusão mental,

• Esquecimento, perda de sono 

• Escurecimento repentino da visão e até desmaios.

São inúmeras as consequências do excesso de ansiedade para o organismo. Há pessoas que têm períodos de ansiedade (geralmente causados por algum motivo pontual como a procura por um novo emprego) e há outras que vivem em tal estado de aflição que desencadeiam outros males para o corpo: doenças, depressão, síndrome do pânico entre outros.

Alimentos Contra Ansiedade

É comum verificar pessoas que descontam a ansiedade na alimentação. Comem muitos doces, exageram no consumo de carboidratos ou de bebidas alcoólicas. O resultado é mais ansiedade.

O desequilíbrio excessivo na alimentação traz efeitos maléficos ao organismo como perda de energia, irritabilidade e ganho de peso corporal. Estes efeitos tornam a pessoa ainda mais ansiosa.

Veja quais alimentos devem ser ingeridos para ajudar a controlar sua ansiedade:

  • Peixes de água fria (atum, salmão e sardinha): contêm ômega 3 que tem propriedades anti-inflamatórias e facilita a atuação a serotonina (hormônio que dá sensação de bem-estar);
  • Banana e Manga: frutas ricas em triptofano que é convertido em serotonina pelo organismo quando em contato com outras substâncias;
  • Cereais e Grãos Integrais: fornecem magnésio ao corpo, atuando na conversão do triptofano (tópico acima) em serotonina;
  • Leites e Queijos: contém cálcio que atua no controle dos impulsos nervosos;
  • Chocolate: é permitido, pois é rico em flavonoides antioxidantes que ajudam na produção da serotonina. Mas, atenção, consumir uma barra inteira cheia de açúcar vai trazer ganho de peso e desânimo. Prefira o tipo amargo e apenas 30 g por dia;
  • Frutas Cítricas e Rúcula: por causa da vitamina C, ajudam a diminuir a produção do cortisol, um hormônio que leva a notícia “estou estressado” ao corpo todo;
  • Nozes e Castanhas: contêm arginina e lisina, aminoácidos que diminuem a concentração de cortisol.

Acesse →   Pdf Que Explica Tudo em Detalhes Sobre a Ansiedade

Receitas Para Dias Menos Ansiosos

Uma boa combinação de alimentos com propriedades que combatem a ansiedade pode trazer mais calma e equilíbrio para os seus dias.

Muitos destes alimentos, além de ajudarem no combate à ansiedade ainda ajudam no correto funcionamento do metabolismo. Veja algumas receitas para combinar estes alimentos:

Shake Energizante e Equilibrado

– uma banana;

– um copo de leite de soja;

– 1 colher de sopa de gérmen de trigo ou linhaça;

– meio copo de iogurte natural.

Bata tudo no liquidificador. Se desejar, adoce com um pouco de mel.

Conheça Também →  10 Receitas de shake caseiro Fáceis de Fazer

Salada Mix Contra Ansiedade:

– rúcula;

– nozes picadas;

– uma colher de sobremesa de azeite de oliva;

– limão para temperar.

Se desejar, salpique um pouquinho de sal. Mas cuidado, pois o sal retém líquido.

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