Anorexia: Comportamento, Causas e Tratamento

A busca por um corpo perfeito e por aceitação pessoal são intenções cada vez mais presentes nas vidas de todos os seres humanos, nos mais jovens, o peso é tanto que muitas vezes eles se submetem a regimes restritivos, medicamentos controlados e o uso de laxantes, que se tornam um verdadeiro perigo para quem busca um corpo tido como “perfeito” pela sociedade e por revistas de moda e meios de comunicação. Por isso, é preciso ficar atento ao comportamento de quem lhe rodeia e entender com mais profundidade uma doença perigosa e silenciosa chamada de anorexia.

Entenda a Anorexia

Mais comum entre as mulheres jovens, a anorexia é um distúrbio alimentar que aparecesse muitas vezes em quem tem uma preocupação excessiva com o corpo, acarretando graves problemas psiquiátricos que fazem com que, ao se olhar no espelho, o indivíduo se veja constantemente obeso.

anorexia nervosa

Na anorexia o indivíduo se veja constantemente obeso.

Por esse motivo, muitas anoréxicas acabam usando de medicamentos diuréticos e laxantes para tentarem se ver mais magras, assim como exageram na atividade física ou limitando o número de calorias que ingerem e provocando vômitos, ocasionados especialmente pelo sentimento de culpa que as permeia logo depois da refeição.

Mas vale lembrar que essa pessoa sempre tentará esconder de seus amigos e familiares pelo que está passando e, nesse caso, é preciso que se fique atento a alguns dos sintomas mais comuns presentes em quem sofre de anorexia.

Quem sofre com a doença normalmente apresenta a pele muito seca e com fenômeno que os médicos chamam de lanugo, que nada mais é do que pelos quebradiços e secos, como os da barba de milho; a pessoa se recusa a participar de refeições familiares, aniversários ou eventos em que sabe que terá muita comida; o anoréxico fica exageradamente preocupado com o valor calórico de cada alimento, por isso é comum vê-los lendo rótulos e fazendo cálculos antes de ingerir qualquer porção.

Quem sofre de anorexia também apresenta depressão, principalmente por se manter isolado do resto das pessoas, além de comportamentos obsessivo-compulsivos e síndrome do pânico; a visão distorcida da própria imagem é o efeito mais rápido e fácil de detectar já que eles passam a usar roupas mais largas e reclamar constantemente de gorduras localizadas inexistentes.

As mulheres também começam a sofrer de amenorreia, que é a interrupção do ciclo menstrual, além da perda de algumas características femininas, como um corpo mais curvilíneo e desenhado.

Causas e Tratamentos da Anorexia

Ainda não se sabe com exatidão o que causa o distúrbio da anorexia. Ela pode ser resultado de uma pressão exagerada por parte da família e amigos em ver a pessoa perder peso, pode ter ligação com o conceito de beleza e magreza da atualidade, mas também está ligada em alguns casos a predisposição genética e alterações cerebrais como a concentração de noradrenalina e serotonina. Por isso, é preciso atenção redobrada com o indivíduo que apresenta algumas das características citadas anteriormente.

Conheça mais detalhes em vídeo:

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar que conta com psiquiatra, psicólogo, nutricionista e endocrinologista. Eles serão responsáveis por reintroduzir os alimentos que a pessoa deixou de comer, além de controlarem o peso e o psicológico de quem sofre com essa doença.