ANEMIA FERROPRIVA: COMO COMBATER?

Anemia ferropriva é a anemia por deficiência de ferro: quando o corpo não está suprido de ferro suficientemente, produz menos glóbulos vermelhos, que possuem a tarefa de levar oxigênio para as células do corpo.

Por isso, os principais sintomas da anemia são cansaço e fraqueza. Em estágios avançados, a anemia deixa o corpo mais propenso a infecções e altera o aspecto das unhas, pele e cabelo.

As causas da anemia ferropriva podem ser: perda de glóbulos vermelhos além do normal (acidentes, sangramentos não identificados e frequentes ou menstruação intensa), deficiência na ingestão de ferro, incapacidade de absorção do ferro pelo organismo ou ainda necessidade maior de ingestão de ferro do que o normal (no caso de gestação).

Alimentos Que Combatem a Anemia ferropriva

Há muitas opções de alimentos para uma dieta equilibrada que promova a ingestão de ferro e a absorção deste ferro pelo organismo. São dois grupos principais de alimentos para o combate e prevenção da anemia ferropriva:

  • Alimentos ricos em ferro: carnes vermelhas, fígado, vegetais verde-escuros, feijão, lentilha, ervilhas, frango, peru, amendoim, nozes e alimentos integrais;
  • Alimentos ricos em vitamina C (auxiliam na absorção do ferro pelo organismo): frutas cítricas, morango, maçã, vegetais verde-escuros e pimentão.

Clique Aqui e Saiba mais Sobre Alimentos Ricos em Ferro.

Atrapalha na absorção de ferro, a ingestão simultânea de alimentos ricos em cálcio (leites, queijos e iogurtes). Sendo assim deixe para ingerir alimentos deste grupo separadamente aos alimentos ricos em ferro, caso esteja fazendo uma dieta de prevenção ou combate à anemia.

No caso de anemia ferropriva comprovada em exame de sangue (hemograma), o ideal é procurar um médico que indicará um tratamento para restabelecer os níveis normais de ferro no sangue. A alimentação funcionará como aliada na cura e na prevenção de futuros estados anêmicos. Além disso, o médico realizará outros exames para identificar a causa da anemia (que pode ser um sangramento interno, por exemplo).

Receita de Combate à Anemia Ferropriva

– 1 copo de suco de laranja (mantenha os gomos);

– 1 folha grande de couve manteiga;

– 3 nozes trituradas.

Bata no liquidificador e adoce com mel, se desejar. Faça a ingestão junto com carnes, feijão e outros alimentos ricos em ferro logo após.

Clique Aqui e Saiba mais Sobre Alimentos Ricos em Ferro.