Benefícios e Para Que Serve as Frutas. Wilder Patric

Amêndoas: para que serve? É melhor amêndoa crua ou torrada?

A natureza disponibiliza-nos recursos naturais incríveis, incluindo frutos das mais diversas espécies que possuem benefícios comprovados para a saúde. Hoje vim dividir com vocês, então, o que encontrei de informação sobre as amêndoas: para que serve, se o mais saudável é consumir a amêndoa crua ou torrada, qual a quantidade diária recomendada, entre outras dicas.

O que é amêndoas

Já começo confessando a vocês que eu sempre vi a amêndoa crua naqueles potes de supermercado, mas nunca tinha visto a fruta na árvore – até confundia com castanha. Bom, as amêndoas são frutas geradas pela amendoeira, gente, e ficam dentro de uma casca dura marrom, que, por sua vez, cresce coberta por uma proteção parecida com o pêssego verde.

o-que-e-amendoas

O nome científico da amêndoa é Prunus dulcis, e a árvore onde ela frutifica tem o tamanho médio de seis metros, algumas o dobro disso, embora eu tenha lido que amendoeiras consigam crescer até vinte metros. Por ser um fruto oleaginoso, em relação a amêndoas para que serve, encontramos seu uso na extração de óleo puro para hidratar a pele e fios capilares – explicarei com calma detalhadamente os benefícios das amêndoas à saúde nos tópicos a seguir.

Amêndoas para que serve

Só vou abrir um parênteses – a cada dia é mais árduo zelar pela saúde devido a uso de agrotóxicos, corantes, conservantes e outras substâncias presentes na alimentação (até nos cosméticos), mas a gente vai vivendo e tentando, ao menos, diminuir o que é irreversível. Continuando, essas sementes ou frutas oleosas contam com propriedades medicinais surpreendentes, pois são ricas em gorduras boas, lipídios benéficos ao organismo, além dos minerais, vitaminas presente na tabela nutricional da amêndoa.

amendoas para que serve

Nosso corpo por inteiro é beneficiado, sangue, tecido muscular, ossos, portanto no que diz respeito a para que serve amêndoas, benefícios à saúde são muitíssimos, supostamente. Se você preza por sua qualidade de vida e está sempre buscando formas de viver o mais saudável possível, deixe-me explicar as principais vantagens que o consumo das amêndoas trará a você.

Reduz o risco de ossos porosos

A amêndoa é uma das frutas que contêm a maior quantidade de cálcio se comparada aos outros frutos, pois ¼ da composição da amêndoa é puro cálcio, ou seja, quanto a ingestão de amêndoas para que serve: reduzir o risco da gente desenvolver problemas ósseos como osteoporose, exemplificando, e resultando em dentes saudáveis. Outra razão porque comer amêndoa faz bem aos ossos é que a fruta tem quase ⅔ de magnésio, nutriente responsável pelos músculos contraírem saudavelmente e por beneficiar a saúde do esqueleto humano.

É bom para a musculatura

Como eu disse acima, um dos minerais presentes na tabela nutricional da amêndoa é o magnésio, que serve para o músculo contrair, então isso é bom a todos nós, especialmente aos atletas e demais praticantes de esportes, entre os quais destaco a musculação.

Referente ao magnésio das amêndoas para que serve:

  • ajuda que câimbras ocorram menos, diminuindo a incidência de espasmos
  • é bom às gestantes durante o parto, melhorando as contrações musculares
  • ajuda na hora de treinar seja com levantamento de peso ou agachamentos

São esses apenas alguns dos supostos benefícios da amêndoa para a saúde, mas restam outros que citarei abaixo, os quais tem a ver com as vitaminas e nutrientes da fruta.

Reduz o colesterol do mal

Pelo que encontrei de dados na web, as amêndoas têm bastante vitamina E, o que estaria ligado à redução das gorduras LDL, chamadas de mau colesterol. Ao consumir algumas amêndoas em sua alimentação diária, elas ajudariam a aumentar os lipídios HDL, que são os bons colesteróis, e se for verdade, posso dizer que teríamos como consequência:

  • redução da pressão arterial
  • diminuição do risco de avc
  • menor probabilidade de infarto

Importante: tenha hábitos alimentares saudáveis, evitando sal de cozinha, açúcar branco e use azeite extra virgem ao invés do óleo de soja se quiser ter como abaixar o colesterol de modo que dê certo.

Outros benefícios da amêndoa para a saúde

benefícios da amêndoa

Ainda devido ao magnésio, a glicose no sangue é reduzida e, por isso, em se tratando de amêndoas para que serve: impedir pico de insulina, sendo uma fruta ideal a quem sofre de diabetes. Consumi-las ajuda também a quem precisa:

  • emagrecer – com a condição de praticar atividade física, devido ao teor proteico e fibroso
  • combater a incidência cancerígena, em decorrência do efeito antioxidante
  • rejuvenescer, retardando sinais de envelhecimento, por anular radicais livres

Dúvidas Frequentes

Amêndoa crua ou torrada? dos dois modos fazem bem à saúde, só vai alterar o sabor, pois existem indivíduos que preferem torrar amêndoas, para que serve dar um gostinho especial, enquanto outros consomem-nas cruas.

Quantas amêndoas posso comer por dia para emagrecer? você alimentando regradamente e depois que já se exercitou (ou antes), coma umas 5 unidades de amêndoa por dia – é suficiente e saudável!

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.