Bem Estar

Alimentos Ricos em Potássio e os Seus Benefícios

Alimentos Ricos em Potássio e os Seus Benefícios
5 (100%) 2 votes

Nós somos o que comemos e, por causa disso, a nossa dieta deve ser rica nos mais diversos nutrientes e em doses mínimas para a boa manutenção do organismo. Dentre esses nutrientes, existem alimentos ricos em potássio, um mineral essencial para diversas funções do nosso corpo.

Uma delas, por exemplo, é fazer parte da entrega de informações por meio dos nervos. Sem o potássio, seria impossível levar ao cérebro, por exemplo, a informação para que os seus músculos oculares se movimentem enquanto lê esse texto.

Há também várias outras funções importantes. Vejamos agora quais são todos os benefícios que o potássio pode nos oferecer!

Potássio: Função e Benefícios.

1. Preveni doenças cardiovasculares

Não sei se vocês se recordam, mas lá no ginásio estudamos um assunto em biologia conhecido pelo nome de Bomba de Sódio e Potássio. Assim, o potássio é um dos responsáveis por controlar a quantidade de líquidos presente dentro dos vasos sanguíneos.

Além disso, esse nutriente apresenta uma propriedade importante: o potássio é uma substância vasodilatadora. Assim, ele permite que os fluidos corporais passem mais facilmente dentro dos vasos. Esse mecanismo pode ajudar, por exemplo, pacientes hipertensos.

2. Atua na regulação do metabolismo

Uma informação que muita gente não sabe é que o potássio ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ele ajuda evitando que ocorra a hipoglicemia (escassez de açúcar no sangue) quanto a hiperglicemia (picos de açúcar). Assim, esse é um mineral essencial na dieta de pacientes diabéticos.

Além disso, o potássio também ajuda na absorção de outros nutrientes importantes como as proteínas e as gorduras.

3. Regulam a função renal

Os rins ajudam a regular a quantidade de líquido presente no nosso organismo e o potássio faz parte de todo esse sistema. Quanto mais potássio presente, melhor o sistema renal passa a trabalhar. E não é apenas o rim que se beneficia, todos os órgãos conseguem colher as vantagens que a presença desse mineral oferece.

4. Combate o estresse e a ansiedade

Tanto o estresse quanto a ansiedade são problemas relacionados ao humor que liberam substâncias nocivas ao nosso organismo. O estresse, por exemplo, libera o cortisol que causa muitos danos nos vasos sanguíneos e a ansiedade libera grande quantidade de adrenalina que não será utilizada já que, na maioria das vezes, não estamos em situação de perigo.

Quando os níveis de potássio estão adequados, esse nutriente não permite o excesso desses hormônios circulando no corpo.

Dicas de alimentos ricos em potássio.

alimentos ricos em potássio

Alimentos ricos em potássio

A única forma de adquirir potássio é por meio da alimentação e existem diversas fontes saborosas e ricas nesse nutriente:

  • salmão – 628 mg para cada 100 gramas;
  • espinafre – 558 mg para cada 100 gramas;
  • abacate – 485 mg para cada 100 gramas da fruta;
  • atum – 444 mg para cada 100 gramas;
  • banana – 358 mg para cada 100 gramas;
  • brócolis – 316 mg para cada 100 gramas;
  • peito de frango – 243 mg para cada 100 gramas;
  • figo – 232 mg para cada 100 gramas;
  • batata-doce – 230 mg para cada 100 gramas sem a casca;

Muitos podem ter ficado surpresos com essa lista dos alimentos ricos em potássio, afinal de contas, a banana é famosa por ser uma fruta rica em potássio. Mas, como podemos perceber, o abacate consegue ter oferecer mais desse nutriente.

Deficiência de potássio

A hipocalemia (deficiência de potássio) pode causar uma série de problemas como paralisia muscular (que pode chegar aos pulmões e ao coração), fraqueza e espasmos musculares, fadiga, batimentos cardíacos anormais e até mesmo provocar lesão muscular.

Existem diversas causas como consumo excessivo de álcool, uso frequente de laxantes e diuréticos, diarreia, cetoacidose diabética, deficiência de magnésio, problemas na absorção do nutriente, entre outras. 

O importante é que, aos surgirem os sintomas e sinais, procure o médico imediatamente pois essa deficiência pode causar danos irreversíveis.

Viu como consumir alimentos ricos em potássio é importante? Descubra também porque consumir cálcio é tão importante e como ele age no funcionamento do nosso corpo!

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.