Principais Alimentos Ricos em Fibras Solúveis

Os alimentos ricos em fibras solúveis trazem diversos benefícios para a nossa vida. As fibras solúveis são componentes que proporcionam maior sensação de saciedade ao organismo, proporcionando a perda de peso.

Além disso, são ótimas no controle do colesterol LDL, ela diminui os níveis deste tipo de colesterol e impede que ele se acumule no organismo. Isso impede doenças como cardiovasculares, proporcionando melhores condições de vida.

Essas fibras podem ser encontradas em frutas e vegetais. Ou seja, em alimentos totalmente saudáveis e ricos em outros nutrientes. Consumi-los irá proporcionar maior saúde ao seu organismo, já que além das fibras eles são ricos em vitaminas.

Estas fibras também irão auxiliar no metabolismo, pois irão atuar no intestino auxiliando na formação do bolo fecal. Desata forma a prisão de ventre será um problema do passado.

Além de tudo isso, as fibras são ótimas para manter a pele bonita, livre de acnes e cravos. Isso porque ela ajuda a liberar toda toxina do organismo, proporcionando uma pele macia e totalmente saudável.

PROPAGANDA

alimentos ricos em fibras solúveis

Agora que você já sabe os principais benefícios de consumir alimentos fibrosos, é necessário saber quais são eles.

Principais alimentos ricos em fibras solúveis

  • Legumes

Todo mundo sabe que consumir legumes é extremamente importante. Eles são ricos em vitaminas e diversos minerais que só podem ser adquiridos pelo corpo através da ingestão.

As fibras alimentares também estão presentes em grandes quantidades nestes alimentos, um deles é o feijão.

Na mesa do brasileiro não pode faltar o arroz e o feijão, se forem em versões integrais estarão disponibilizando uma quantidade enorme de fibra ao organismo. Só o feijão pode conter cerca de 15 g de fibras, e também pode ser substituído pela lentilha que é igualmente fibrosa.

  • Cevada

Este é outro dos alimentos ricos em fibras solúveis muito consumido por atletas e pessoas que precisam perder peso. Em meia xícara você encontra 1g de fibra solúvel, mas a sensação de saciedade é muito grande.

Outro benefício da cevada é que possui altos níveis de selênio. Este composto é fundamental para a manutenção da saúde, principalmente por ser um ótimo combatente dos radicais livres.

Além disso, o selênio é capaz de estimular o sistema imunológico e atuar na regulação do sistema endócrino. Ele atua sobre as glândulas da tireoide auxiliando na produção de hormônios.

  • Aveia

Muitas pessoas que estão precisando emagrecer começam a consumir aveia. Isso porque essa farinha pode aumentar a saciedade e fazer com que o indivíduo fique horas a fio sem consumir nenhum tipo de alimento.

A veia só possui este benefício enorme de saciedade porque é rica em fibras. Em apenas 1/3 de xícara com aveia você encontra 1,4g de fibra solúvel.

Por ser um dos alimentos ricos em fibras solúveis ela também proporciona melhora do sistema digestivo, fazendo com que a o inchaço abdominal e o peso seja diminuído.

Claro que este alimento não pode ser consumido em excesso porque é calórico. Mas, colocar 1 ou 2 colheres todos os dias em sua vitamina ou em um simples copo de leite, pode trazer muitos benefícios!

  • Laranja

A laranja é considerada uma das representantes da vitamina C. Em uma unidade de laranja você consegue consumir 90g de vitamina. Porém, este não é o único benefício que esta fruta pode trazer.

Este também é um dos alimentos ricos em fibras solúveis e pode proporcionar 1,8 gramas de fibras por unidade.

Outro benefício é que esta fruta ajuda em processos imunológicos. É como se você estivesse ingerindo um antioxidante natural, por isso é muito utilizada em chás e até em xaropes contra a gripe.

Por ser uma fruta de uso tão flexível, a laranja acaba estando presente na vida de muitas pessoas e isso é ótimo. O suco é delicioso e pode trazer vários benefícios ao corpo.

  • Batata doce

Em 100 gramas de batata doce é possui conseguir ingerir cerca de 3 gramas de fibras. Por isso, esse é um dos alimentos ricos em fibras solúveis.

A batata doce é considerada um carboidrato saudável, é uma das principais fontes de carboidratos, disponibiliza 27,90g por unidade cozida. Ao contrário do que muitos pensam, o carboidrato não pode ser retirado da dieta.

Leia Também:

O carboidrato é fundamental para energia corporal e por isso deve estar presente na rotina alimentar.

PROPAGANDA