Alimentação Bem Estar

Porque Precisamos Consumir os Alimentos Ricos em Cálcio?

Porque Precisamos Consumir os Alimentos Ricos em Cálcio?
5 (100%) 7 votes

São muitos os nutrientes que o nosso corpo precisa para realizar funções como movimentação, fazer o sangue circular, crescimento e saúde óssea, entre outras. Essa nutrição, em sua maior parte, vem através da alimentação e, por isso, é tão importante mantermos um cardápio variado no nosso dia a dia. Hoje, particularmente, falarei a respeito de alimentos ricos em cálcio e quais são os benefícios que estes oferecem ao nosso organismo!

Porque precisamos de cálcio

Indo direto ao ponto, temos necessidade desse nutriente porque ele é o principal agente formador e fortalecedor do tecido ósseo e dentário. O que está em questão aqui é um mineral indispensável à saúde humana, ou seja, se não ingerimos alimentos ricos em cálcio, os ossos ficarão fracos e doenças diversas aparecerão em decorrência da falta desse mineral, como é o caso da osteoporose e do raquitismo, por exemplo.

Principalmente na fase infantil e da adolescência, é extremamente importante ter uma alimentação rica em cálcio, pois é quando o corpo mais vai precisar uma vez que os ossos estão se formando e se fortalecendo, bem como os dentes. Se existir carência de cálcio, o esqueleto vai sendo prejudicado e, principalmente na fase adulta, as consequências começam a aparecer.

Alimentos ricos em cálcio

Cuidar da saúde e desenvolver hábitos saudáveis não está tão fora do nosso alcance como muitos costumam pensar. Na verdade, trata-se de ter disciplina e entender que precisamos de corpo e mente saudáveis, pois nossa saúde é o bem mais precioso que possuímos.

Portanto, agora é hora de você não deixar que falte em sua mesa alimentos ricos em cálcio, dentre os quais podem ser destacados os seguintes.

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos em cálcio

Gergelim

Também entra na lista de alimentos ricos em cálcio que ajudam, inclusive, a emagrecer. Isso porque o gergelim tem uma composição fibrosa e, portanto, ao comer uma pequena porção, você já se sente saciado(a).

Tofu

Outra fonte de cálcio e que possui baixo valor calórico, ou seja, você estará investindo na saúde dos ossos e dentes, mas também beneficiará seu corpo e sua boa forma física. Clique aqui e aprenda como fazer Tofu, benefícios e muito mais! 

Leite e produtos que derivam deste

O leite é um dos primeiros alimentos ricos em cálcio mencionados quando se toca no assunto. Assim sendo, não deixe de consumi-lo, seja puro ou através da ingestão de alguns dos seus derivados: queijo, iogurte e outros. E se você tiver resistência à lactose, lembre-se de que já existe venda do produto sem tal elemento em sua composição.

Folhas verde escuras

Talvez você não tenha rejeição à lactose, mas prefira evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio provenientes de animais. Bom, seja você vegano ou não, uma outra fonte do nutriente é o brócolis, por exemplo, e demais vegetais mais esverdeados (couve, espinafre, etc). Basta que você ingira uma porção diária e sua saúde já estará sendo beneficiada, pois outros nutrientes também estarão sendo fornecidos ao seu corpo, tais quais: fibra, ácido ascórbico, vitamina A, etc.

Sardinhas

Esse peixinhos tão saborosos, se preparados adequadamente (isto é, assados ou grelhados), serão um dos melhores alimentos ricos em cálcio para você consumir. Além disso, você também usufruirá do ômega três, uma gordura que só faz bem ao nosso organismo.

Importância e Dicas de Como Fazer uma Alimentação Rica em Cálcio.

Leia Também:

Mais uma vez, vou ficando por aqui e já aproveito para agradecer sua visita. Espero ter te ajudado com essa listinha de alimentos ricos em cálcio. Agora só depende de você começar a comê-los, pois como dito anteriormente, não se trata de escolha, mas de uma necessidade já que nossa saúde depende desse mineral.

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.