Alimentos Funcionais, Você Já Ouviu Falar?

Os alimentos funcionais são aqueles considerados capazes de prevenir doenças e que possuem outras propriedades que auxiliam o corpo a manter sua saúde. Mas o bom desempenho desses alimentos no organismo depende da alimentação correta diariamente.

A inclusão dos principais alimentos funcionais em uma dieta depende de uma avaliação profissional sobre hábitos de vida, gasto calórico diário, desejo de perda ou ganho de peso, entre outros fatores.

Alimentos e Suas funções:

Peixes: ricos em ômega 3, os peixes oferecem muitos benefícios para o organismo, especialmente para o coração. Suas substâncias previnem doenças cardiovasculares e aumentam a imunidade do organismo. O consumo de peixe é indicado diariamente em quantia pequena: menos de 200 gramas. Evite consumi-lo frito.

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Alimentos Funcionais Peixes

Soja: o alimento é recomendado por possuir inúmeros benefícios, entre eles é capaz de prevenir vários problemas de saúde predominantes nas mulheres como câncer de útero, ovário e mama. Além disso, minimiza sintomas relacionados ao fim da idade fértil feminina. É indicado consumir sucos a base de soja, leite e outros alimentos derivados.

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Alimentos Funcionais Soja

Suco de uva: o suco de uva integral é um dos alimentos funcionais mais consumidos por ser saboroso e oferecer benefícios que reduzem o risco de doenças do coração, além de potencializar o sistema imunológico com vitaminas e minerais. O suco também influencia o funcionamento intestinal. A quantidade indicada para consumo é de 1 a 2 copos, no máximo, por dia.

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Alimentos Funcionais Suco de Uva

Frutas vermelhas: esses alimentos funcionais são ricos em propriedades que auxiliam no sistema imunológico, combatendo gripes e resfriados. Também possuem substâncias capazes de reduzir os níveis do mau colesterol, proporcionando a melhora da saúde cardiovascular. As frutas podem ser consumidas puras, como sucos, doces e compotas, entre outras formas.

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Alimentos Funcionais Frutas Vermelhas

Chá verde: famoso por auxiliar no combate à obesidade, acelerando o metabolismo, o chá verde é considerado alimento funcional por auxiliar o sistema circulatório e prevenir o Alzheimer, doença que causa a perda da memória e de diversas funções do corpo, é degenerativa. Pode ser consumido diariamente, cerca de 1 litro da bebida e, qualquer horário.

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Alimentos Funcionais Chá Verde

Aveia: é uma aliada da saúde do coração. É um dos alimentos funcionais mais consumidos pelas mulheres por ser saboroso e diminuir a absorção de açúcar pelo organismo (todo carboidrato consumido se transforma em açúcar no corpo). É considerado aliado do coração porque assim como o peixe, o suco de uva e as frutas vermelhas, ela controla o colesterol ruim, evitando problemas cardiovasculares. Pode ser consumida diariamente com iogurte, frutas ou outros alimentos. A quantidade indicada é de duas colheres de sopa.

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Alimentos Funcionais Aveia

Linhaça: é uma ótima aliada de atletas, evita as terríveis câimbras por ter níveis elevados de potássio. Também previne doenças degenerativas, além de ser mais uma aliada da saúde cardiovascular. A linhaça também se enquadra no grupo de alimentos que precisa ser consumido por mulheres que estão entrando na menopausa. Uma colher de sopa por dia é o suficiente para alcançar benefícios oferecidos pela linhaça.

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Alimentos Funcionais Linhaça

Probióticos: estão presentes em bebidas lácteas como iogurtes e leites fermentados, os probióticos são alimentos funcionais que contribuem para o melhor funcionamento do intestino. Também integram o grupo de alimentos que oferecem benefícios para a imunidade do corpo. Os probióticos possuem muitos benefícios relacionados a saúde. Devem ser consumidos diariamente.