ALHO: O QUE HÁ DE BOM NESTE ALIMENTO?

Você gosta de uma refeição bem temperada? Se sim, saiba que existem alguns temperos que podem turbinar a sua saúde, o alho é um deles. Para saber mais continue lendo e confira tudo sobre este alimento.

Conhecendo as Propriedades e Benefícios do Alho:

Este alimento é conhecido cientificamente como Allium sativum, um alimento barato e facilmente encontrado em mercados e loja de produtos naturais. É comumente utilizado como tempero. O consumo do alho carrega muitos benefícios. Conheça alguns:

– Contém uma substância chamada ajoene ou ajocisteína. Esta substância funciona como um poderoso antioxidante com a capacidade de prevenir as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Isso porque é um componente anti-coagulante e ainda tem a propriedade de prevenir o câncer de próstata. E os benefícios do alho vão além:

– Ele reforça o sistema imunológico por ter substâncias anti-inflamatórias, anti-virais, anti-parasitárias, antibacterianas e anti-fúngicas. Entre estas substâncias está a alicina. Sabe aquela receitinha caseira de chá de alho com limão para combater a gripe? Especialistas garantem que ela funciona mesmo!

Aguá de Berinjela Clique Aqui e Conheça Todos o Seus Benefícios

Este alimento afasta a gripe e ainda ajuda a combater a formação de muco dos pulmões. Ajudando assim no tratamento da bronquite e daquela tosse persistente. As grandes aliadas para este efeito é a combinação de vitamina A, C e E.

– O alho tem efeito hipocolesterolemiante que fica por conta dos seus compostos sulfurados. São eles a alicina e tiosulfinatos e a S-alil-cisteína e compostos y-glutâmico. Os nomes podem parecer complicados, mas os benefícios que eles trazem fazem o seu consumo valer a pena.

O alimento contém outros compostos não sulfurados como:

  • A adenosina – é vasodilatadora promovendo a melhora da circulação sanguínea. Esta substância também é boa para baixar a pressão, É miorelaxante, ou seja, ajuda a relaxar toda a sua musculatura.

– O alimento ainda é ótimo para proteger o coração prevenindo as doenças cardíacas.

– Previne diversos tipos de câncer e ajuda na absorção de vitamina B1.

 A Forma de Preparo e de Consumo do Alho Interfere nos Benefícios.

A melhor forma de consumir o alho é in natura e sem sofrer a ação do calor. Além disso, para que os compostos benéficos sejam liberados é importante amassar, cortar ou mastigar o alimento.

Quanto Consumir de Alho Por Dia?

Pesquisas sugerem que para ter os benefícios do alho você deve consumir pelo menos 1 dente cru ao dia.

Afinal, o que Podemos Concluir? o Alho Faz Bem ou Mal a Saúde?

O alimento em si não faz mal, o que faz mal é o excesso dele. O consumo em excesso pode causar:

– Má digestão;

– Desconforto abdominal;

– Gases.

Dica: Consuma o alimento em quantidades moderadas para uma boa saúde.

Quer mais saúde? Então utilize os temperos naturais como o alho, cebola e ervas aromáticas. Isso ajuda também a diminuir a retenção líquida. O que vai te deixar com um corpo mais enxuto! Que o alimento em questão faz bem você já sabe.

Mas como tirar o cheiro incômodo do alimento das mãos e do hálito? Não se preocupe! Preparamos duas dicas especiais para você se livrar deste problema. Você só irá precisar de duas coisas:

  • Uma colher de aço inox;
  • Sabonete

Vamos a pratica:

Dica 1: Após o uso, coloque sabonete em suas mãos.

Não é uma simples lavagem, você deve usar uma colher para esfregar o sabonete entre os dedos. Quem já usou o método garante que o cheiro sai por completo das mãos.

Dica 2: Tirando o cheiro do hálito.

O hálito mais forte depois do consumo do alimento é normal. O cheiro pode permanecer de 24 a 48 horas depois que você come. E não adianta somente escovar os dentes, o cheiro vem de dentro para fora. Existem algumas táticas para eliminar o odor, tente:

– Beba chá verde;

– Faça uma limonada natural e beba;

– O cheiro não saiu? Passe uma colher de aço inoxidável com cabeça da colher virada para baixo. É como se você estivesse limpando mesmo a língua e as bochechas com o auxílio do utensílio.

O aço inoxidável tem a ação de neutralizar o odor. Como você pode ver este é o tipo de alimento que pode ser seu grande aliado no combate de diversos tipos de doenças e para uma melhor qualidade da sua alimentação. Gostou do que aprendeu? Então não se esqueça de compartilhar.